Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4732
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão de documentos, da informação e do conhecimento para aprimoramento de processos: projeto piloto na guarda municipal de Dourados
Título(s) alternativo(s): Document, information and knowledge management to improve processes: pilot project at the guarda municipal de Dourados
Autor(es): Cruz, Douglatio de Sousa Brito da
Primeiro Orientador: Casarotto, Eduardo Luis
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Jane Corrêa Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Vera Luci de
Resumo: Com o mundo em constante evolução, onde tecnologias se tornam obsoletas a cada dia, as instituições e colaboradores tem que se atualizarem com frequência, de modo que não fiquem enfraquecidas e percam espaço num mercado de grande competitividade. Tecnologia aliada com modelos de gestão tornam-se fatores que diferem e colocam as instituições a frente de seus concorrentes, e desta forma, o presente trabalho tem por objetivo propor um modelo para implantação do processo informatizado da gestão de documentos no departamento de formação e ensino da Guarda Municipal de Dourados/MS. Sendo assim, primeiramente foi realizada uma revisão teórica com relação a gestão de documentos, gestão da informação e gestão do conhecimento, em seguida uma contextualização da história, funções e do funcionamento administrativo e operacional da Guarda Municipal. Posteriormente é apresentado o método 5W2H, toda a sua contextualização e aplicação, que será aplicada, em um primeiro momento no departamento de formação e ensino da instituição, por se tratar de um departamento com menor demanda de processos e trâmites diários, servindo como modelo para uma futura aplicação nos demais departamentos. Baseado nos aspectos analisados na metodologia, foi possível propor um modelo que envolve a criação de um banco de dados, um protocolo eletrônico e o desenvolvimento de um manual de padronização documental para o aprimoramento e eficácia dos processos apresentados.
Abstract: With the world in constant evolution, where technologies become obsolete every day, institutions and collaborators have to update themselves frequently, so that they do not become weakened and lose space in a market of great exclusion. Technology combined with management models become factors that differ and place institutions ahead of their competitors, and thus, this paper aims to propose a model for implementing the computerized process of document management in the education and training department of the Municipal Guard of Dourados / MS. Therefore, first a theoretical review was carried out in relation to document management, information management and knowledge management, then a contextualization of the history, functions and administrative and operational functioning of the Municipal Guard. Subsequently, the 5W2H method is presented, all its contextualization and application, which will be applied initially, in the education and training department of the institution, as it is a department with less demand for daily processes and procedures, serving as a model for future application in other departments. Based on the frontal aspects of the methodology, it was possible to design a model that involves the creation of a database, an electronic protocol and the development of a document standardization manual for the improvement and effectiveness of the generated processes.
Palavras-chave: Gestão da informação
Management information
Tecnologia da informação
Information technology
Gestão de documento
Document management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CRUZ, Douglatio de Sousa Brito da. Gestão de documentos, da informação e do conhecimento para aprimoramento de processos: projeto piloto na guarda municipal de Dourados. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4732
Data do documento: 24-Nov-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DouglatiodeSousaBritodaCruz.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.