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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing esportivo, patrocínios em clubes de futebol: o caso do campeonato estadual de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Sports Marketing, sponsorships in soccer clubs: the case of the Mato Grosso do Sul state championship
Autor(es): Moraes, Gabriel Bomediano de
Primeiro Orientador: Casarotto, Eduardo Luis
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luan Carlos Santos
Resumo: O patrocínio é conhecido como o principal investimento de marketing esportivo, sendo um meio de comunicação que influencia fortemente a comunidade em decorrência das mensagens absorvidas de forma branda aos consumidores. O patrocínio de uma equipe esportiva retrata o estabelecimento de relação entre uma empresa junto a um time de modalidade específica. O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que levaram as empresas a patrocinar os clubes que participaram do campeonato Sul-mato-grossense de 2021. Esse trabalho utilizou estudo de caso como pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, a seguir foi feita uma averiguação a respeito de notícias e documentos referentes à equipe pesquisada e às empresas envolvidas. Foram empregadas entrevistas estruturadas, com questionário de perguntas semiabertas e à distância. Com o presente trabalho foi possível compreender melhor as estratégias de marketing e o posicionamento das empresas patrocinadoras dos clubes de futebol do Mato Grosso do Sul, apontando as razões de seu interesse por determinado clube. O patrocínio não representa uma ação fechada e inflexível, passando por ajustes até atingir o final de um ciclo, que pode ser estipulado tanto pela empresa patrocinadora, como pelo patrocinado, recebendo também influências das dinâmicas sociais, políticas e econômicas. Foi observado que as organizações buscam patrocinar uma equipe de futebol por maior visualização da marca como estratégia de marketing e consequente aumento de vendas. As empresas também buscam melhorar sua região e apostar no esporte local.
Abstract: Sponsorship is known as the main investment in sports marketing, being a means of communication that strongly influences the community as a result of messages that are softly absorbed by consumers. The sponsorship of a sports team portrays the establishment of a relationship between a company and a team of a specific modality. The objective of this work was to analyze the factors that led companies to sponsor clubs that participated in the 2021 Sul-mato-grossense Championship. This work used a case study as an exploratory research with a qualitative approach. A bibliographical research on the subject was carried out, then an inquiry was made about news and documents referring to the researched team and the companies involved. Structured interviews were used, with a questionnaire with semi-open and remote questions. With the present work, it was possible to better understand the marketing strategies and positioning of the sponsoring companies of soccer clubs in Mato Grosso do Sul, pointing out the reasons for their interest in a particular club. Sponsorship does not represent a closed and inflexible action, going through adjustments until reaching the end of a cycle, which can be stipulated both by the sponsoring company and by the sponsored one, being also influenced by social, political and economic dynamics. It was observed that organizations seek to sponsor a football team for greater visualization of the brand as a marketing strategy and consequent increase in sales. Companies are also looking to improve their region and bet on local sports.
Palavras-chave: Esportes - patrocínio
Sports sponsorship
Empresas
Companies
Futebol
Soccer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MORAES, Gabriel Bomediano de. Marketing esportivo, patrocínios em clubes de futebol: o caso do campeonato estadual de Mato Grosso do Sul. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4736
Data do documento: 24-Nov-2021
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