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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Impactos da pandemia COVID 19 no setor acadêmico de uma instituição pública de ensino: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Impacts of the COVID 19 pandemic on the academic sector of a public teaching institution: a case study
Autor(es): Dias, Isnael de Camargo
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Jane Corrêa Alves
Resumo: A finalidade deste trabalho consiste em expressar os diagnósticos do período do ano de 2020 dos processos do setor Central de Relacionamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul Campus Dourados. O estudo buscou analisar os impactos causados pela pandemia do novo Corona Vírus (Sars-Cov-2) nos processos do setor, visando responder se as alterações nos processos impactaram a quantidade de processos realizados pelo setor no respectivo ano. Adotou-se o método de estudo de caso com uma pesquisa exploratória por meio de levantamento no setor estudado. Como resultado obteve-se a coleta de informações que geraram subsídios para analises dos processos e impactos pela pandemia do novo Corona Vírus (Sars-Cov-2) e proposições de melhoria. Desse modo, nota-se a alteração dos processos de acordo com os princípios da administração pública, atendendo aos anseios do contribuinte. Necessitou-se o acesso aos portais e documentos oficiais do órgão envolvido. Assim, observou-se a adequação dos processos no intuito de amenizar os impactos da pandemia do novo Corona Vírus (Sars-Cov-2), utilizando seus recursos humanos, intelectuais e da tecnologia da informação.
Abstract: The purpose of this work is to express the diagnoses of the 2020 period of the processes of the Central Relationship sector of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul Campus Dourados. The study sought to analyze the impacts caused by the new Corona Virus (Sars-Cov-2) pandemic on the sector's processes, aiming to answer whether the changes in the processes impacted the number of processes carried out by the sector in the respective year. The case study method was adopted with an exploratory research through a survey in the studied sector. As a result, information was collected that generated subsidies for the analysis of the processes and impacts of the new Corona Virus pandemic (Sars-Cov-2) and proposals for improvement. Thus, there is a change in the processes in accordance with the principles of public administration, meeting the wishes of the taxpayer. Access to the portals and official documents of the agency involved was required. Thus, the adequacy of the processes was observed in order to alleviate the impacts of the new Corona Virus (Sars-Cov-2) pandemic, using its human, intellectual and information technology resources.
Palavras-chave: Repartições públicas
Administrative agencies
Gestão de processos
Business process management
Ensino técnico
Technical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: DIAS, Isnael de Camargo. Impactos da pandemia COVID 19 no setor acadêmico de uma instituição pública de ensino: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4738
Data do documento: 30-Nov-2021
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