Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4739
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo da estratégia adotada por instituição financeira considerando os fatores de análise interna e externa
Título(s) alternativo(s): Study of the strategy adopted by financial institution considering the internal and external analysis factors
Autor(es): Sangüino, Jéssica Elaine
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Vera Luci de
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Jane Corrêa Alves
Resumo: Estratégias são ações planejadas pelas organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos que podem ser tomadas ou não, e tem o intuito de conseguir a chamada vantagem competitiva. As cooperativas, assim como outras organizações, necessitam planejar e implantar estratégias devido a mudanças nos ambientes que ocorrem constantemente. Há várias formas destas serem formuladas. O mercado passa por constantes mudanças que influenciam a organização com a exposição a diversos fatores externos e internos. Pela complexidade e abrangência tais fatores são dificultadores para a construção de estratégias pelas organizações, inclusive as instituições financeiras. Este trabalho de conclusão de curso analisou a situação de uma cooperativa de crédito de atuação nacional, porém somente em relação à agência de Dourados e região, considerando sua estratégia de expansão. O resultado obtido indica que a instituição de Dourados tem atualmente como foco principal, o cooperado e a disseminação da cultura cooperativista e como objetivo a alavancagem da cooperativa e o crescimento dentro da área de atuação da cooperativa mantendo sempre o diferenciado e ágil atendimento. No processo de análise externa desta cooperativa foi percebido que os fatores que mais a impactam atualmente na formulação são os fatores econômicos e sociais e no processo de análise interna os fatores que mais impactam na formulação são a capacitação com treinamento e capacitação nos produtos e serviços.
Abstract: Strategies are actions planned by public and private organizations, with and without profit that can be taken or not, and are intended to achieve the so-called competitive advantage. Cooperatives, like other organizations, need to plan and implement strategies due to changes in environments that constantly occur. There are several ways these can be formulated. The market undergoes constant changes that influence the organization with exposure to various external and internal factors. Due to their complexity and scope, these factors make it difficult for organizations to build strategies, including financial institutions. This course conclusion work analyzed the situation of a credit cooperative operating nationwide, but only in relation to the branch in Dourados and region, considering its expansion strategy. The result obtained indicates that the institution in Dourados currently has as its main focus, the cooperative and the dissemination of the cooperative culture, with the objective of leveraging the cooperative and growth within the cooperative's area of operation, always maintaining a differentiated and agile service. In the process of external analysis of this cooperative, it was noticed that the factors that currently impact the most on the formulation are economic and social factors, and in the internal analysis process the factors that most impact on the formulation are training with training and qualification in products and services.
Palavras-chave: Cooperativas
Cooperatives
Planejamento estratégico
Strategic planning
Competitividade
Competitiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANGÜINO, Jéssica Elaine. Estudo da estratégia adotada por instituição financeira considerando os fatores de análise interna e externa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4739
Data do documento: 22-Nov-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaElaineSangüino.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.