Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4741
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção de confiança e atributos de compras no e-commerce em lojas de departamento pelos consumidores de Laguna Carapã/MS
Título(s) alternativo(s): Perception of trust and purchase attributes in e-commerce in department stores by consumers in Laguna Carapã/MS
Percepción de los atributos de confianza y compra en el comercio electrónico de las tiendas por departamento por los consumidores de Laguna Carapã/MS
Autor(es): Oliveira, Josiane Lima de
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Hall, Rosemar José
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Vera Luci de
Resumo: O e-commerce vem mudando a forma em que os consumidores realizam suas compras, pois os mesmos estão sempre em busca de praticidade e melhor preço, consequentemente ao realizar compras o consumidor pode demonstrar diferentes comportamentos, bem como o receio na realização de compras online. Alguns consumidores possuem certa resistência em relação a compras online pelo quesito da não confiança na internet, no medo de liberar seus dados pessoais, considerando o cenário hodierno no qual a tecnologia está à disposição do consumidor, sendo mais fácil a realização de compras na modalidade online de forma rápida. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento dos consumidores de Laguna Carapã/MS que realizam compras pela internet em lojas de departamentos e o quão confiam no serviço prestado pelas lojas em que compram. Os dados necessários para elaboração da pesquisa foram coletados através de um questionário com questões fechadas. De maneira geral, pelos dados da pesquisa apresentados, a maioria dos respondentes tiveram ótimas experiências na realização de compras online em lojas de departamento, dessa forma percebe-se que o comércio eletrônico vem ganhando cada vez mais seu espaço e conquistando a cada dia mais consumidores. Visto que é uma pequena cidade do interior, os consumidores tendem a realizar compras pela internet por vários motivos, um deles é que a cidade não possui uma gama de produtos variáveis, fazendo com que os consumidores recorram a compras pela internet no conforto de suas casas.
Abstract: E-commerce has been changing the way in which consumers make their purchases, as they are always looking for practicality and the best price, consequently, when shopping, the consumer can demonstrate different behaviors, as well as fear in making online purchases. Some consumers have some resistance to online shopping due to the fact of not trusting the internet, fear of releasing their personal data, considering the current scenario in which technology is available to the consumer, making online purchases easier quickly. Thus, this study aimed to analyze the behavior of consumers in Laguna Carapã/MS who shop online in department stores and how much they trust the service provided by the stores where they shop. The necessary data for the elaboration of the research were collected through a questionnaire with closed questions. In general, from the survey data presented, most respondents had great experiences in shopping online in department stores, thus it is clear that e-commerce has been gaining more and more space and conquering more and more consumers every day. As it is a small town in the interior, consumers tend to shop over the internet for several reasons, one of which is that the city does not have a variable range of products, causing consumers to shop online from the comfort of their homes.
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Electronic commerce
Comportamento do consumidor
Consumer behavior
Tecnologia da informação
Information technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: OLIVEIRA, Josiane Lima de. Percepção de confiança e atributos de compras no e-commerce em lojas de departamento pelos consumidores de Laguna Carapã/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4741
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosianeLimadeOliveira.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.