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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas em uma cooperativa de trabalho médico em Dourados/MS
Título(s) alternativo(s): Endomarketing as a people management strategy in a medical cooperative in Dourados/MS
Autor(es): Campos, Luciane Gabriela Mahl de
Primeiro Orientador: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Antonio Carlos Vaz
Resumo: O endomarketing se faz importante para a empresa objeto de estudo, pois esta tem as suas atividades exercidas, predominantemente, por pessoas. O presente estudo tem por objetivo apresentar alguns fatores do marketing interno de uma cooperativa de trabalho médico da cidade de Dourados/MS a partir do seu comportamento organizacional o que possibilitará analisar a satisfação dos seus funcionários. O trabalho se deu por meio de pesquisa através de um questionário estruturado com perguntas abordando o tema principal que é o endomarketing, aplicado na sede da empresa pelo período de 15 dias em datas distintas. Às questões foram atribuídas notas de acordo com a percepção dos respondentes quanto ao nível de satisfação de importância e desempenho de cada fator questionado e, ainda, sobre características relacionadas à motivação. Como ferramenta de auxílio para uma melhor análise dos fatores da pesquisa desenvolvida, foi aplicado aos dados o método de análise da Matriz Importância-desempenho de Slack, o que trouxe informações específicas que envolvem o endomarketing. Sob o ponto de vista dos colaboradores, o estudo mostrou que alguns fatores existentes necessitam de ações de melhoria. No entanto, o nível de satisfação em trabalhar na empresa é consideração bom.
Abstract: The endomarketing is important the company object of study, because it has its activities performed predominantly by people. The present study aims to present some factors of internal marketing of a medical cooperative of the city of Dourados/MS from its organizational behavior which will enable to analyze the satisfaction of its employees. The work occurred through research through a structured questionnaire with questions addressing the main theme that is the endomarketing, applied at the headquarters of the company for a period of 15 days on different dates. The questions were Assigned scores according to the perception of respondents regarding the satisfaction level of importance and performance of each factor questioned and also on characteristics related to motivation. As an aid tool for a better analysis of the Importance-Performance Matrix of Slack, which brought specific information involving the endomarketing. From the employees point of view, the study showed that some existing factors need improvement actions. However, the level of satisfaction in working in the company is considered good.
Palavras-chave: Endomarketing
Cooperativismo médico
Medical cooperation
Cultura organizacional
Corporate culture
Gestão de desempenho
Performance - management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CAMPOS, Luciane Gabriela Mahl de. Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas em uma cooperativa de trabalho médico em Dourados/MS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4743
Data do documento: 12-Dez-2021
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