Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4788
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem a partir das fotografias presentes em livros didáticos de geografia |
Autor(es): | Pauli, Marieli Maria |
Primeiro Orientador: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Theves, Denise Wildner |
metadata.dc.contributor.referee2: | Desiderio, Raphaela de Toledo |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as potencialidades das imagens fotográficas presentes em livros didáticos de Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede municipal de Dourados (MS) para trabalhar o conceito de lugar, tendo em vista que, dentre outros, esse é um dos conceitos centrais na educação geográfica escolar, sobretudo nessa primeira etapa. Para tanto, analisamos fotografias presentes nos livros didáticos de Geografia do 1º, 2º e 3º ano da coleção Ápis, aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019 e que está sendo utilizada nas escolas municipais de Dourados-MS, identificando limites e possibilidades para trabalhar esse conceito a partir delas. Foram selecionadas fotografias que compareciam em unidades e capítulos cujo objetivo era trabalhar o conceito de lugar. Sendo assim, foram identificados e analisados 20 conjuntos de fotografias que apresentam exemplos de lugares de vivência e lugares próximos aos estudantes como a família, a moradia, a rua, a praça e o bairro, além de outras fotografias que discutem diversos aspectos relacionados aos lugares, como por exemplo, mudanças e permanências. A partir disso, observamos que as fotografias aparecem como uma forma de ilustrar o tema, comprovar o texto escrito e exemplificar o que está sendo abordado sobre lugar, e que, o entendimento do lugar a partir delas pode ficar limitado ao seu caráter físico, enquanto um ponto a ser localizado na superfície e no mapa. Dessa forma, identificou-se a necessidade de problematizar essas fotografias presentes no contexto escolar de modo a promover discussões sobre o lugar, entendendo-as como criadoras de pensamento e imaginações geográficas. |
Abstract: | The main objective of this study was to analyze the potential of photographic images present in geography textbooks for the early years of the elementary school in municipal schools in Dourados (MS) to work on the concept of place, considering that, among others, this is one of the core concepts in school geographic education, especially in this first stage. For this purpose, we analyzed photographs present in geography textbooks of the 1st, 2nd and 3rd year of the Apis collection, approved in the National Textbook Program (PNLD) of 2019 and which are being used in municipal schools in Dourados (MS), identifying limits and possibilities to work with this concept from them. Photographs that appeared in units and chapters whose objective were to work on the concept of place were selected. Thus, 20 sets of photographs that present examples of places of experience and places close to the students, such as the family, the house, the street, the square and the neighborhood were identified and analyzed, in addition to other photographs that discuss various aspects related to the places, such as changes and permanencies. From this, we observe that the photographs appear as a way of illustrating the theme, confirming the written text and exemplifying what is being addressed about place, and that understanding of the place from them can be limited to its physical character, as a point to be located on the surface and on the map. Therefore, it was identified the need to problematize these photographs present in the school context in order to promote discussions about the place, understanding them as creators of geographical thoughts and imaginations. |
Palavras-chave: | Fotografias na educação Photography in education Livro didático Textbooks Geografia - ensino e aprendizagem Geography - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | PAULI, Marieli Maria. O Conceito de lugar nos anos iniciais do ensino fundamental: uma abordagem a partir das fotografias presentes em livros didáticos de geografia. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4788 |
Data do documento: | 16-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarieliMariaPauli.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.