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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4837
Tipo: | Produção de Pós-Doutorado |
Título: | Educação como superação da barbárie: esclarecimento e reificação em Lukács, Adorno e Honneth |
Autor(es): | Lima, Jarbas Couto |
Primeiro Orientador: | Bretas, Aléxia Cruz |
Resumo: | O presente trabalho adota como ponto de partida a crítica do Esclarecimento (Aufklärung) realizada por Adorno e Horkheimer e investiga a hipótese desenvolvida pelo primeiro de uma concepção de educação como superação da barbárie. O artigo discute a fundamentação de noção adorniana de barbárie na teoria freudiana da cultura. Em particular, a hipótese de que a civilização origina e fortalece progressivamente o que é anticivilizatório, procurando distinguir a relação dialética entre determinados processos de socialização e certas formas de objetificação do sujeito caracterizadoras dos fenômenos de reificação. Em seguida, tomando a racionalidade instrumental do esclarecimento como mecanismo de objetificação do sujeito na sociedade capitalista moderna, o artigo discorre sobre o conceito de reificação em György Lukács, sua relação com a crítica do Esclarecimento em Adorno e Horkheimer e a proposta elaborada por Axel Honneth de atualização desse conceito, a partir da teoria do reconhecimento. |
Abstract: | The present paper takes as its starting point the critique of the Enlightenment (Aufklärung) made by Adorno and Horkheimer and investigates the hypothesis developed by first of a conception of education to overcome barbarism. The paper discusses the foundations of the Adornian notion of barbarism in Freud's theory of culture. In particular, the hypothesis that civilization originates and progressively strengthens what is anti-civilizing, seeking to distinguish the dialectical relationship between socialization processes and certain forms of objectification of the subject that characterize the phenomena of reification. Then, taking the instrumental rationality of the Enlightenment as a mechanism for objectifying the subject in modern capitalist society, the article discusses the concept of reification in György Lukács, its relationship with the criticism of the Enlightenment in Adorno and Horkheimer and updating proposal of this concept by Axel Honneth, from the recognition theory. |
Palavras-chave: | Theodor Adorno Axel Honneth Esclarecimento Barbárie Reificação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da UFABC |
Sigla da Instituição: | UFABC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação de Filosofia |
Citação: | LIMA, Jarbas Couto. Educação como superação da barbárie: esclarecimento e reificação em Lukács, Adorno e Honneth. 2022. Artigo (Pós-Doutorado) – Programa de Pós-graduação de Filosofia, Universidade Federal da UFABC, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso liberado |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4837 |
Data do documento: | 1-Jan-2020 |
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