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Tipo: Dissertação
Título: Mba’e Megua problematização e percepção das crises a partir da ideia de risco na visão dos Guarani e Kaiowá: a política anti-indígena e a ascensão do Governo Bolsonaro
Autor(es): Vera, Fidêncio
Primeiro Orientador: Knapp, Cássio
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Thiago Leandro Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura
Resumo: Como previam os anciãos Guarani e Kaiowá, os tempos sombrios que há muito tempo se anunciavam, chegaram ecoando para todas as partes do mundo e para todos os povos. Presenciamos o desdobramento de um fenômeno reacionário de abrangência mundial que teve com reflexo no Brasil a ascensão e a proclamação de um governo autoritário, conservador, antidemocrático e antipluralista. No Brasil, esse processo apresenta uma grande ameaça a estabilidade democrática, aos direitos humanos e constitucionais conquistados em especial aos dos grupos indígenas. Vivemos em tempos em que as negatividades humanas se apresentam como única via de existência possível, implementando permanentemente as condições de risco às nossas vidas. Essas condições são explicadas pelos Kaiowá e Guarani como jeiko asy, jeiko vai, mba`e vai e na linguagem dos mais antigos de Mba`e Megua, as crises. Todas se referem sobre o mal, a predominância do jeiko asy “mal viver”, o rompimento da consciência e da razão que acarreta o adoecimento físico e espiritual da humanidade. Nesta mesma linha, complementamos que conforme a cosmologia Guarani, a terra está sustentada sobre um ponto de apoio que, a qualquer momento pode cambalear-se e cair. Conforme essa explicação, as crises e os riscos causados pelas ações humanas na dinâmica da modernidade e o capitalismo mundial podem acelerar a destruição do mundo. Isso porque, os tempos difíceis que vivenciamos não se tratam apenas de crises nas dimensões sociais, políticas, econômicas, dentre outros, mas uma ameaça global à vida e a existência de todos os seres que partilham o espaço na Terra. O desequilíbrio tanto da negatividade e positividade é eminente. Em verdade, a Terra já está esgotada, as águas estão diminuindo, os animais sumindo, suplicando ao Ñande Rueteque acabe com tudo isso. Portanto, este trabalho é um convite à reflexão sobre as condições de crises e riscos que estamos vivenciando, a fim de que possa ser feito alguma coisa útil em defesa da continuidade de nossa existência. A fim de se compreender as questões apontadas acima, destaca-se que a metodologia do trabalho esteve amparada nas pesquisas de cunho qualitativas e etnográfico.
Abstract: As the Guarani and Kaiowá elders predicted, the dark times that had been announced for a long time, arrived echoing to all parts of the world and to all peoples. We are witnessing the unfolding of a reactionary phenomenon of worldwide scope that reflected in Brazil the rise and proclamation of an authoritarian, conservative, anti-democratic and anti-pluralist government. In Brazil, this process poses a major threat to democratic stability, human and constitutional rights, especially those of indigenous groups. We live in times where negativities present themselves as a possible way of existence, implementing as the only risk conditions as our lives. These conditions are explained by the Kaiowá and Guarani as jeiko asy, jeiko vai, mba`e vai and in the language of the oldest of Mba`e Megua, crisis. All refer to evil, the predominance of jeiko asy “evil living”, the rupture of conscience and reason that causes the physical and spiritual illness of humanity. In the same vein, we add that according to the Guarani cosmology, the earth is supported on a support point that at any moment can stagger and fall. According to this explanation, the crises and risks caused by human actions in the dynamics of modernity and world capitalism can accelerate the destruction of the world. Well, the difficult times we are experiencing are not just crises in the social, political, economic dimensions, among others, but a global threat to the life and existence of all beings that share space on Earth. The imbalance of both negativity and positivity is eminent. In truth, the Earth is already exhausted, the waters are decreasing, the animals are disappearing, begging the Ñande Ruete to put an end to all this. This essay is an invitation to reflect on the conditions of crises and risks that we are experiencing in order to do something useful in defense of the continuity of our existence.
Palavras-chave: Indígenas - crimes contra
Indians - crimes against
Indígenas - relações com o governo
Indians - government relations
Políticas públicas
State policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: VERA, Fidêncio. Mba’e Megua problematização e percepção das crises a partir da ideia de risco na visão dos Guarani e Kaiowá: a política anti-indígena e a ascensão do Governo Bolsonaro. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4857
Data do documento: 28-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

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