Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marschner, Walter Roberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2885184348298613 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Villas Bôas, Rafael Litvin | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2035707676879816 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386560585656348 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Schiavo, Igor Emanuel de Almeida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2953175141815602 | pt_BR |
dc.creator | Torres, Wagner Farias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8241638259488273 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T22:08:56Z | - |
dc.date.available | 2022-04-25T22:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Wagner Farias. Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesa. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4869 | - |
dc.description.abstract | La disertación tuvo como objetivo identificar, a partir de las actividades teatrales desarrolladas en las Escuelas Familiares Agrícolas (EFAR y EFASIDRO), cómo el teatro, com enfoque em el Teatro de los Oprimidos, contribuye para el proceso de construcción de la identidad de la juventud campesina. . Nuestra hipótesis era que, a partir de las experiencias del Proyecto Teatro da Terra - de agarrar la azada, pero también de hacer teatro - se puede observar en la juventud campesina una sensibilidad y expresividad únicas, que cuestiona su propia experiencia en la agricultura familiar y su proyecto de vida. A través de historias de vida recopiladas a través de la investigación cualitativa y sistematizadas mediante el análisis del discurso, buscamos tematizar las narrativas de actrices y actores y sus representaciones del espacio e identidad. Como resultado de la investigación, se destaca la importancia del afecto y la generosidad, como rasgos de identidad de estos jóvenes, vinculados a la experiencia con la tierra, en el sentido de desarrollar el cuidado y conquistar su autonomía. | es |
dc.description.resumo | A dissertação teve como objetivo identificar, partindo de atividades teatrais desenvolvidas nas Escolas Família Agrícola (EFAR e EFASIDRO) como o teatro com o enfoque no Teatro do Oprimido, contribui no processo de construção da identidade da juventude camponesa. Nossa hipótese foi que, a partir das experiências vivenciadas no Projeto Teatro da terra - de pegar na enxada, mas também fazer teatro - pode-se observar na juventude camponesa uma sensibilidade e uma expressividade singular, que suscita a reflexão da sua própria experiência na agricultura familiar e do seu projeto de vida. Através das histórias de vida coletadas por meio de pesquisa qualitativa e sistematizadas por análise de discurso, buscamos tematizar as narrativas das atrizes e atores e suas representações de espaço e identidade. Como resultado da pesquisa destaca-se a importância da afetividade e generosidade, como traços da identidade destes jovens vinculadas à experiência com a terra no sentido de desenvolver o cuidado e conquistar sua autonomia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-04-25T22:08:56Z No. of bitstreams: 1 WagnerFariasTorres.pdf: 5810167 bytes, checksum: 3a0eb84f5b271f98a4100fd5ad4b84a1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-25T22:08:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WagnerFariasTorres.pdf: 5810167 bytes, checksum: 3a0eb84f5b271f98a4100fd5ad4b84a1 (MD5) Previous issue date: 2022-01-07 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Intercultural Indígena | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assentamentos rurais | pt_BR |
dc.subject | Rural settlement | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Teatro e juventude | pt_BR |
dc.subject | Theater and youth | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | pt_BR |
dc.title | Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesa | pt_BR |
dc.title.alternative | Etapas de tierra: la construcción de la identidad de la juventud campesina | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação e Territorialidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WagnerFariasTorres.pdf | 5,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.