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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marschner, Walter Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885184348298613pt_BR
dc.contributor.referee1Villas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2035707676879816pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386560585656348pt_BR
dc.contributor.referee3Schiavo, Igor Emanuel de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953175141815602pt_BR
dc.creatorTorres, Wagner Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8241638259488273pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T22:08:56Z-
dc.date.available2022-04-25T22:08:56Z-
dc.date.issued2022-01-07-
dc.identifier.citationTORRES, Wagner Farias. Palcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesa. 2022. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4869-
dc.description.abstractLa disertación tuvo como objetivo identificar, a partir de las actividades teatrales desarrolladas en las Escuelas Familiares Agrícolas (EFAR y EFASIDRO), cómo el teatro, com enfoque em el Teatro de los Oprimidos, contribuye para el proceso de construcción de la identidad de la juventud campesina. . Nuestra hipótesis era que, a partir de las experiencias del Proyecto Teatro da Terra - de agarrar la azada, pero también de hacer teatro - se puede observar en la juventud campesina una sensibilidad y expresividad únicas, que cuestiona su propia experiencia en la agricultura familiar y su proyecto de vida. A través de historias de vida recopiladas a través de la investigación cualitativa y sistematizadas mediante el análisis del discurso, buscamos tematizar las narrativas de actrices y actores y sus representaciones del espacio e identidad. Como resultado de la investigación, se destaca la importancia del afecto y la generosidad, como rasgos de identidad de estos jóvenes, vinculados a la experiencia con la tierra, en el sentido de desarrollar el cuidado y conquistar su autonomía.es
dc.description.resumoA dissertação teve como objetivo identificar, partindo de atividades teatrais desenvolvidas nas Escolas Família Agrícola (EFAR e EFASIDRO) como o teatro com o enfoque no Teatro do Oprimido, contribui no processo de construção da identidade da juventude camponesa. Nossa hipótese foi que, a partir das experiências vivenciadas no Projeto Teatro da terra - de pegar na enxada, mas também fazer teatro - pode-se observar na juventude camponesa uma sensibilidade e uma expressividade singular, que suscita a reflexão da sua própria experiência na agricultura familiar e do seu projeto de vida. Através das histórias de vida coletadas por meio de pesquisa qualitativa e sistematizadas por análise de discurso, buscamos tematizar as narrativas das atrizes e atores e suas representações de espaço e identidade. Como resultado da pesquisa destaca-se a importância da afetividade e generosidade, como traços da identidade destes jovens vinculadas à experiência com a terra no sentido de desenvolver o cuidado e conquistar sua autonomia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-04-25T22:08:56Z No. of bitstreams: 1 WagnerFariasTorres.pdf: 5810167 bytes, checksum: 3a0eb84f5b271f98a4100fd5ad4b84a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-25T22:08:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WagnerFariasTorres.pdf: 5810167 bytes, checksum: 3a0eb84f5b271f98a4100fd5ad4b84a1 (MD5) Previous issue date: 2022-01-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectRural settlementen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectTeatro e juventudept_BR
dc.subjectTheater and youthen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.titlePalcos terrosos: a construção da identidade da juventude camponesapt_BR
dc.title.alternativeEtapas de tierra: la construcción de la identidad de la juventud campesinaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
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