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Tipo: Dissertação
Título: O Programa nacional do livro do professor da educação infantil: oralidade, leitura e escrita em destaque
Título(s) alternativo(s): El programa nacional del libro del maestro de educación infantil: oralidad, lectura y escritura destacados
Autor(es): Oliveira, Janaina Bulcão de
Primeiro Orientador: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Edvonete Souza de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: Resumo: O uso de livros didáticos e apostilados em turmas da Educação Infantil sempre foi algo polêmico entre os estudiosos e professores da área. Embora há muito tempo faça parte da realidade das instituições particulares, nas escolas públicas ele ainda é um objeto de pouca circulação. Diante desse cenário, chamou atenção dos envolvidos com o campo a proposta lançada em 2017 pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de incluir entre os materiais distribuídos para as instituições de ensino um livro para o professor da Educação Infantil. A partir desse contexto, surge o interesse por desenvolver uma análise acerca do Livro do Professor da Educação Infantil. Para tal, traçou-se como objetivo geral: analisar como os trabalhos com a oralidade, leitura e escrita estão apresentadas nos livros. E como objetivos específicos, pretendeu-se dar visibilidade ao discurso oficial sobre como trabalhar com a oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil; demonstrar como o livro, enquanto artefato cultural vem constituindo uma forma de ser professor na Educação Infantil, por meio de seus discursos; revelar a produtividade dos materiais escolares, mostrando que estes subjetivam sujeitos e constroem um discurso sobre o trabalho docente. O aporte teórico utilizado foi o dos Estudos Culturais que permitiram refletir a respeito dos dados observados e tecer conclusões sobre os resultados alcançados. A investigação foi pautada em uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, que teve por base a análise textual e do discurso que permitiu analisar os materiais e perceber a relevância dos dados com maior aprofundamento e compreensão. Os documentos que fizeram parte do campo de investigação foram o Edital de Convocação 01/2017 - Coordenação-Geral dos Programas do Livro (CGPLI), o Guia do Livro do Professor da Educação Infantil e os livros Pé de brincadeira e Aprender com a criança – experiência e conhecimento, ambos com suas produções voltadas para a etapa pré-escolar da Educação Infantil. A partir dos dados analisados pode-se concluir que o Edital silencia a multiplicidade de discursos e saberes presentes na EI documento esse, que assume um teor regulador e preparatório, pois define o que deve e o que não deve ser aprendido pela criança. O Guia e os Livros do Professor fizeram parte do circuito de produção que permitiram que o discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se estabelecesse; que o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita que vem pautando os materiais analisados seguem o disposto na BNCC, e que esses materiais foram pensados para a formação dos professores da Educação Infantil e tem o objetivo de implementar a BNCC. Assim, os livros selecionados e analisados são os que apresentam de forma explícita os princípios da Base e por fim, determinam uma forma de ser professor na Educação Infantil, subjetivando suas práticas pedagógicas a partir dos exemplos e orientações disponibilizados por estes materiais. Evidencia-se a necessidade de continuidade dessas pesquisas e estudos que poderão surgir com relação ao caráter restrito dos conteúdos dos livros utilizados por professores e futuramente por crianças da pré-escola (PNLD 2022) que ganham força e disseminam determinados discursos, enquanto silenciam outros tantos, restringindo o acesso à cultura, alimentando o mercado editorial que de certa forma continuando a silenciar docentes e alunos.
Abstract: Resumen: El uso de libros de texto y folletos en las clases de Educación Infantil siempre ha sido controversial entre académicos y maestros en el campo. Si bien hace tiempo que forma parte de la realidad de las instituciones privadas, en las escuelas públicas sigue siendo un objeto de poca circulación. Ante este escenario, la propuesta lanzada en 2017 por el Programa Nacional de Libros de Texto (en portugués, PNLD) pedía incluir entre los materiales distribuidos a las instituciones educativas un libro para el docente de educación infantil, llamó la atención de los involucrados en el campo. De este contexto surge el interés de desarrollar un análisis sobre el Libro del Maestro de Educación Infantil. Para el desarrollo de esta investigación se plantearon los siguientes objetivos: objetivo general de analizar cómo se presenta en los libros el trabajo con la oralidad, lectura y escritura. Los objetivos específicos tienen la intención de; dar visibilidad al discurso oficial sobre cómo trabajar la oralidad, la lectura y la escritura en la educación infantil, demostrar cómo el libro como artefacto cultural ha ido constituyendo una forma de ser docente en la educación infantil, a través de sus discursos; revelan la productividad de los materiales escolares, mostrando que estos subjetivizan a las personas y construyen un discurso sobre el trabajo docente. El aporte teórico utilizado fue el de Estudios Culturales, lo que permitió reflexionar sobre los datos observados y sacar conclusiones sobre los resultados alcanzados. La investigación se basó en una investigación cualitativa, de tipo documental, que se basó en el análisis textual y discursivo que permitió analizar los materiales y percibir la relevancia de los datos con mayor profundidad y comprensión. Los documentos que formaron parte del campo de investigación fueron lo Aviso Público de Convocación 01/2017 - Coordinación General de Programas del Libro (en portugués, CGPLI), la Guía del Docente para la Educación Infantil y los libros Pies de Jugar y Aprender con el niño - experiencia y conocimiento, ambos con su producción enfocada a la etapa preescolar de Educación Infantil. De los datos analizados se puede concluir que el Aviso Público silencia la multiplicidad de discursos y conocimientos presentes en la EI este documento, que asume un contenido normativo y preparatorio, ya que define qué debe y qué no debe aprender el niño. En un país diferente como Brasil, cuando nos proponemos retratar una realidad, estamos seleccionando un tipo de realidad que se entiende como la regla, la norma, descartando tantas otras culturas y pluralidades. El niño no tiene libertad para escribir, las formas en las que se proponen tienen propósitos previamente establecidos. Es necesario que el PNLD adopte un libro sobre Educación Infantil para que los niños puedan jugar? El Guía y los Libros del Docente fueron parte del circuito de producción que permitió establecer el discurso de la Base Curricular Común Nacional (en portugués, BNCC); que el trabajo con oralidad, lectura y escritura que ha orientado los materiales analizados sigue lo dispuesto en la BNCC, que estos materiales fueron diseñados para la formación en servicio de los docentes de Educación Infantil y tiene como objetivo implementar la BNCC, que los libros seleccionados son aquellos que presentan explícitamente los principios de la Base y finalmente, que los libros analizados determinan una forma de ser docente en educación infantil, subjetivando sus prácticas pedagógicas en base a los ejemplos y lineamientos que brindan estos materiales. Demostramos así la necesidad de continuidad de estas investigaciones y estudios que puedan surgir en relación al carácter restringido de los contenidos de los libros utilizados, por los docentes y en el futuro por los niños en edad preescolar (PNLD 2022) que cobran fuerza y difunden determinados discursos, mientras silencia a muchos otros, restringe el acceso a la cultura, alimenta el mercado editorial que de alguna manera sigue silenciando a profesores y alumnos.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Política educacional
Educational policy
Linguagem
Language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Janaina Bulcão de. O Programa nacional do livro do professor da educação infantil: oralidade, leitura e escrita em destaque. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4888
Data do documento: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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