Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4896
Tipo: Dissertação
Título: História da formação docente no munícipio de Dourados-MS: o curso de magistério na escola Serviço de Educação Integral/SEI (1995-1998)
Título(s) alternativo(s): History of teacher’s training at Dourados-MS city: the mastership course in Serviço de Educação Integral/SEI school (1995-1998)
Autor(es): Braz, Luana Tainah Alexandre
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Elizabeth Figueiredo de
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
Resumo: Esta dissertação intitulada “História da Formação Docente no Munícipio de Dourados-MS: O Curso de Magistério na Escola Serviço de Educação Integral/SEI (1995-1998)” foi elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados, no Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de História da Educação, Memória e Sociedade e teve como objetivo compreender a formação docente na cidade de Dourados – MS, especificamente o curso de magistério ofertado pela Escola Serviço de Educação Integral no período de (1995-1998). A Escola SEI, no qual este curso funcionou, foi criada no ano de 1980 visando atender apenas a Educação Pré-escolar, no entanto foi se expandindo até ofertar os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e continua em pleno funcionamento nos dias atuais. O curso faz parte desses 40 anos de história e foi ofertado no período diurno nesta instituição privada, formando apenas uma turma de 10 alunas/o. No intuito de atingir nossos objetivos, foram utilizadas leituras bibliográficas, coleta e análise dos documentos institucionais bem, como entrevistas com um aluno, três alunas, e uma professora do curso, a partir da metodologia da História Oral. As leituras e análises foram embasadas na Nova História Cultural e na História do Tempo Presente. Na primeira parte desta pesquisa, nos delimitamos a realizar algumas aproximações sobre a formação docente no Brasil, partir da década de 1970, para contextualizar os marcos legais existentes até o nosso recorte temporal que perpassa 1995 data da criação do curso e se encerra em 1998 quando o mesmo é desativado. Ainda buscamos contemplar a formação de professores/as no Estado de Mato Grosso do Sul e na cidade de Dourados, espaço em que a pesquisa foi desenvolvida. Na segunda parte apresentamos a História e Memória da Escola SEI, e as motivações que culminaram na organização e criação do curso e suas práticas. E por fim, na terceira parte, realizamos análises sobre os elementos da formação ofertada, caracterizando o estágio obrigatório e os motivos que levaram ao encerramento do curso. Obtivemos como resultados, a partir dos percursos metodológicos, que a experiência se deu como um curso bem organizado, com uma proposta curricular definida, uma equipe técnica e docente com todas as condições de realizar o trabalho com eficiência, no entanto, teve sua abertura com um número menor de discentes o que prejudicou a folha de pagamento. No entanto, houve um esforço imenso em manter o nível da formação conforme o planejado. Os envolvidos em suas falas pontuam que a formação deste curso foi relevante também em suas vidas pessoais e não somente profissionais. Relatam as práticas docentes de alguns/as professores/as como marcantes em suas memórias, bem como o diferencial adotado pela instituição em conciliar nas suas práticas o carinho, o afeto, a firmeza e a disciplina gerando nestes, um laço muito próximo com a instituição que se manteve ao longo de toda a sua formação. Esperamos que esta pesquisa contribua para a história da formação docente na região da Grande Dourados, inserindo neste campo mais uma escola e sua trajetória de formação.
Abstract: This essay entitled “History of Teacher’s Training at Dourados-MS city: The Mastership Course in Serviço de Educação Integral/SEI school (1995-1998)” was elaborated at the Federal University of Dourados, in the Postgraduate studies program, at the “Education, Memory and Society History” research line. It has as its main goal the comprehension of the teacher’s training in Dourados-MS, especially the teachers formation course offered by Serviço de Educação Integral school between 1995-1998. SEI school, where this course has been developed, was created in the 1980’s aiming to attend only the Children’s Education; however, it has evolved until offering the initial and final years of Elementary School and still operates nowadays. The course researched here is part of a 40 years history and was offered during daytime at this private institution, forming only a 10 students class. Aiming to achieve our goals, we made use of bibliographic readings, collect and analysis of institutional documents, as well as of interviews with four students and a teacher, using the Oral History methodology. The readings and analysis were based on the New Cultural History and on the History of Present Time. On the first part of this research, we delimited ourselves to carry out some approximations about teacher training in Brazil, from the 1970’s, aiming to contextualize some legal frameworks that existed until the our time frame, that ends in 1998. We still seek to address the teacher training in the State of Mato Grosso do Sul and in the city of Dourados, location where the research was developed. In the second part, we present the History and Memory of the SEI school, and the motivations that culminated in the organization and creation of the course and its practices. And finally, in the last part, we approach some analyses on the elements of the training offered, characterizing the mandatory internship and the reasons that induced the ending of the course. We obtained as results, from the methodological paths, that the experience resulted in a well organized course, with a defined curricular purpose, a technical and teaching team with all the conditions to execute the work with efficiency, however its opening had a smaller number of students which affected the payroll. However, there was a giant effort to keep the level of training as planned. Those involved pointed in their testimony that the formation of this course was also relevant to their personal lives and not only in their profession. They report the teaching practices of some teachers as striking in their memories, as well as the differential adopted by the institution in reconciling in their practices the affection, care, firmness and discipline generating in these a very close bond with the institution that has remained throughout their whole formation. We hope that this research contributes to the history of teacher education in the region of Grande Dourados, inserting in this field another school and its training trajectory.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Educação em tempo integral
Full time education
Instituição escolar
School institution
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: BRAZ, Luana Tainah Alexandre. História da formação docente no munícipio de Dourados-MS: o curso de magistério na escola Serviço de Educação Integral/SEI (1995-1998). 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4896
Data do documento: 13-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuanaTainahAlexandreBraz.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.