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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de ciências e inclusão escolar: perspectivas e práticas de professores frente à deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): Science teaching and school inclusion: perspectives and practices of teachers in the face of intellectual disability
Autor(es): Alencastro, Mary Evelyn Santos
Primeiro Orientador: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee2: Anache, Alexandra Ayach
Resumo: O ensino de ciências para o aluno com deficiência intelectual deve ser pautado pelos princípios da inclusão escolar, que hoje se constitui como um novo paradigma da educação, acarretando em mudanças significativas no ambiente escolar. Porém, ainda há adequações a serem feitas em sala de aula para que os alunos com deficiência intelectual possam usufruir plenamente do seu direito de acesso, participação, aprendizado e permanência no sistema regular de ensino. O principal objetivo deste trabalho foi identificar, descrever e analisar a prática docente de professores de ciências voltadas para alunos com deficiência intelectual matriculados em classes comuns da rede regular de ensino, nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de levantamento, que teve como técnica de coleta de dados a observação. Esta pesquisa foi desenvolvida em três escolas municipais e uma escola estadual de um município do interior do estado de Mato Grosso do Sul e teve como participantes cinco professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. As observações tiveram como finalidade acompanhar as práticas implementadas pelos professores em sala de aula e contaram com o auxílio de um diário de campo para registro. Foram observadas e analisadas 28 aulas que resultaram em 19 atividades desenvolvidas pelos professores. Como principais resultados, este estudo mostrou que há uma carência no uso de recursos pedagógicos e estratégias de ensino por parte dos professores observados. Tal carência pode ser explicada, em parte, pela falta de formação continuada a respeito da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Além disso, observou-se que os professores assumem sozinhos a tarefa de ensinar os alunos, evidenciando a inexistência de estratégias colaborativas entre os professores de ciências e os professores da Educação Especial. Espera-se que os resultados do presente estudo possam subsidiar formações aos professores de ciências, assim como proporcionar reflexões a respeito das práticas pedagógicas a serem implementadas junto ao aluno com deficiência intelectual.
Abstract: Science education for students with intellectual disabilities should be guided by the principles of school inclusion, which today constitutes a new paradigm of education and result in significant changes in the school environment. However, to enable the fully enjoy of students with intellectual disabilities to the right of access, participation, learning and permanence in the regular education system, there are still adjustments to be made in the classroom. The main objective of this work was to identify, describe and analyze the teaching practice of science teachers for students with intellectual disabilities in common classes of the regular school system, in the final years of elementary school. In order to achieve the proposed objective, a qualitative research study was carried out, such as survey research, whose observation data collection technique. This research was developed in three municipal schools and one state school in an inland city the state of Mato Grosso do Sul and had as participants five science teachers from the final years of elementary school. The observations were intended to follow the practices implemented by the teachers in the classroom and counted on the help of a field diary for registration. In the total 28 classes were observed and analyzed, resulting in 19 activities developed by the teachers. The main results showed that there is a lack in the use of learning resources and teaching strategies by the teachers observed. This deficiency can be explained partly by the lack of continuing teacher education on the school inclusion of student with intellectual disabilities. In addition, it was observed that teachers assume alone the task of teaching students, highlighting the lack of collaborative strategies among science teachers and teachers of Special Education. It is expected that the results of this study can support training to science teachers, as well as provide reflections on the pedagogical practices to be implemented for the student with intellectual disabilities.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusive education
Deficiência intelectual
Intellectual disability
Ensino de ciências
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ALENCASTRO, Mary Evelyn Santos. Ensino de ciências e inclusão escolar: perspectivas e práticas de professores frente à deficiência intelectual. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4906
Data do documento: 13-Abr-2020
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