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Tipo: Tese
Título: O Desenvolvimento profissional docente do licenciado em computação da EAD/UFGD
Título(s) alternativo(s): The professional development of the graduate in computing at EAD/UFGD
El desarrollo profesional de la licencia docente en informática en la EAD/UFGD
Autor(es): Peviani, Claudia Regina Tinós
Primeiro Orientador: Paniago, Maria Cristina Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Maciel, Cristiano
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee3: Rebolo, Flavinês
metadata.dc.contributor.referee4: Brostolin, Marta Regina
Resumo: O curso de Licenciatura em Computação foi criado em 1997, completando em 2022 25 anos de existência. Na EaD/UFGD, o curso foi oferecido, até esse momento, na modalidade a distância nos anos de 2012, 2013 e 2017, em parceria com a UAB. O problema desta pesquisa visa a responder a seguinte pergunta: Como está acontecendo o desenvolvimento profissional docente do Licenciado em Computação da EaD/UFGD no contexto escolar? A pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento profissional docente dos egressos do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD no contexto escolar. E como objetivos específicos: 1) Conhecer quais as concepções dos professores sobre o desenvolvimento profissional docente; 2) Identificar como está acontecendo o processo de desenvolvimento profissional desses professores; 3) Analisar as implicações do desenvolvimento profissional docente em sua prática docente. O sujeito da pesquisa são egressos do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD. A metodologia adotada baseia-se na abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados como instrumentos metodológicos o questionário e a entrevista semiestruturada. A discussão teórica está relacionada às seguintes temáticas: formação profissional docente e desenvolvimento profissional docente. Os principais autores são: António Nóvoa, Carlos Marcelo García, Christopher Day, Dalila Andrade Oliveira, Francisco Imbérnon, Ilma Passos Alencastro Veiga, Julia Oliveira-Formosinho, Maurice Tardif e Claude Lessard e Selma Garrido Pimenta. Da análise de dados emergiram três categorias: Formação Continuada, Profissionalização e Saber-fazer dos professores. Na categoria Formação Continuada, o foco foi a busca pelo conhecimento, definido pelos participantes como essencial para a formação profissional. Na categoria Profissionalização, foram levantadas algumas questões relacionadas à identidade profissional, (des)valorização, certificação e a precarização no exercício da atividade docente. E na categoria Saber-fazer dos professores, a experiência vivenciada em sala de aula, a busca pela melhoria das práticas, a reflexão das práticas, o isolamento e a colaboração foram as implicações apontadas pelos professores como consequência do processo de desenvolvimento da profissão docente.
Abstract: The Degree in Computing was created in 1997, completing 25 years of existence in 2022. At EaD/UFGD, the course was offered until that moment, in the distance modality in the years 2012, 2013 and 2017, in partnership with UAB. The problem of this research aims to answer the following question: How is the teaching professional development of the Degree in Computing at EaD/UFGD happening in the school context? The general objective of the research is to analyze the professional development of teachers who graduated from the Degree in Computing at EaD/UFGD in the school context. And as specific objectives: 1) To know which are the teachers' conceptions about the professional development of teachers; 2) Identify how the professional development process of these teachers is happening; 3) Analyze the implications of teacher professional development in their teaching practice. The subject of the research are graduates of the Degree in Computing at EaD/UFGD. The methodology adopted is based on a qualitative approach. For data collection, the questionnaire and the semi-structured interview were used as methodological instruments. The theoretical discussion is related to the following themes: teacher professional training and teacher professional development. The main authors are: António Nóvoa, Carlos Marcelo García, Christopher Day, Dalila Andrade Oliveira, Francisco Imbérnon, Ilma Passos Alencastro Veiga, Julia Oliveira-Formosinho, Maurice Tardif and Claude Lessard and Selma Garrido Pimenta. From the data analysis, three categories emerged: Continuing education, Professionalization and Teachers' Know-how. In the Continuing Education category, the focus was the search for knowledge, defined by the participants as essential for professional training. In the Professionalization category, some questions were raised related to professional identity, (dis)valuation, certification and the precariousness of the teaching activity. And in the category Know-how of teachers, the experience lived in the classroom, the search for improvement of practices, reflection on practices, isolation, collaboration were the implications pointed out by teachers as a consequence of the process of development of the teaching profession.
Palavras-chave: Ciência da computação
Computer science
Docência
Teaching (Occupation)
Formação continuada
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica Dom Bosco
Sigla da Instituição: UCDB
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEVIANI, Claudia Regina Tinós. O Desenvolvimento profissional docente do licenciado em computação da EAD/UFGD. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4915
Data do documento: 21-Fev-2022
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