Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5014
Tipo: Dissertação
Título: Ore Mbo’e Ypy Omboheko Mitã – aproximações aos conhecimentos e práticas para a construção da criança guarani na aldeia Pirajuy, Paranhos, MS
Autor(es): Pires, Valentim
Primeiro Orientador: Pereira, Levi Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Benites, Tonico
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Jose Ribamar Bessa
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Maria Aparecida Mendes de
metadata.dc.contributor.referee4: Colman, Rosa Sebastiana
Resumo: Resumo: A pesquisa situa e discute práticas educacionais guarani, envolvidas na produção da criança guarani, vigentes na comunidade de Pirajuí, município de Paranhos, MS. Procura levar em consideração que os Guarani da reserva de Pirajuí compõem distintas parentelas que foram aí recolhidas ao longo do processo de confinamento. Na abordagem das práticas educacionais, a pesquisa considera a existência de um modo de ser guarani cujas referências são compartilhadas por todas as parentelas – ñande ava guarani reko -, mas por outro, considera a existência de distinções no modo como cada parentela compõe e pratica o seu jeito de ser específico – temiñemoñare kuéra reko. O esforço prioritário é identificar as práticas educacionais vigentes em uma parentela específica, a do autor da pesquisa, considerando que cada uma delas desenvolve especificidades no modo de conceber e praticar o seu modo próprio de ser. A metodologia se orientou pela busca de diálogo com as famílias, lideranças, em especial os mais idosos, como avós, parteiras, rezadores, etc. Também recorre ao recurso da autobiografia, discutindo como a trajetória de formação da pessoa do pesquisador se conecta com o modo de ser guarani, em especial o praticado pela parentela à qual pertence. O objetivo é contribuir para melhor compreensão das práticas educativas direcionadas para a produção da criança guarani – mitã’i guarani - que fazem parte dos processos de produção da pessoa guarani. A descrição e análise de tais práticas levam em consideração as profundas transformações na vida guarani resultadas da imposição do sistema de reserva e da atuação das instituições do Estado e da sociedade nacional junto a essa população, sempre considerando como tais transformações dialogam com a produção do modo de ser guarani.
Abstract: Ñe’ẽ mbyky: Ko jeporeka arandúre, ohupytyse ha oheka tape, mba'eichaitépa mitã onhemboheko Guarani reko rupi ko Pirajuýpe, municipio Paranhos MSpe. Ombotuicha avei, temimonhare oikóva ou va’ekue heta tekohágui onhembyaty ko’ápe karai nhe’ẽme oje’e confinamento. Ko´ape ikatu ojetopa mbo´epy ava kuéra reko ha temimonhare kuéra reko. Jepytaso mbarete oῖ ko´ápe ahechauka haguã tekombo’e oῖha opaichagua temimonhare ou va’ekue mbytépe. Mba’eichaitéta ojejapo ko tembiapo hina: onhenhomonguetáta temimonhare ndie, mburuvicha ndie, nhamõi ndie, jarýi ndie etc. Mba’épa ojehupityse koágui: hesakã porã haguã mbo’epy Guarani reko ha imbarete jey haguã mitã rekovére. Ko ojehaíva ohechaukase oῖha teko mbo’ehápe yva temimonhare oikóa ko’apegui. Ojehu hina upéa mburuvicha karai ymã ombyatypa raka’e ava kuéra ko reserva Pirajuýpe oheja’uka haguã Guarani kuéra reko.
Palavras-chave: Conhecimento tradicional
Traditional knowledge
Prática pedagógica
Educational practice
Criança indígena
Indigenous children
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: PIRES, Valentim. Ore Mbo’e Ypy Omboheko Mitã – aproximações aos conhecimentos e práticas para a construção da criança guarani na aldeia Pirajuy, Paranhos, MS. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5014
Data do documento: 31-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValentimPires.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.