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Tipo: Tese
Título: Cultura histórica, visões do ensino: das obras fundacionais aos primeiros escritos para o ensino de história do Brasil (1817 – 1861)
Título(s) alternativo(s): Historical culture, visions of teaching: from the foundational works to the first writings for the teaching of Brazilian history (1817 – 1861)
Cultura histórica, visiones de enseñanza: de las obras fundacionales a las primeras escrituras para la enseñanza de historia en Brasil (1817- 1861)
Autor(es): Paula, Larissa Klosowski de
Primeiro Orientador: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Fronza, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee3: Mendes, Luís César Castrillon
metadata.dc.contributor.referee4: Perli, Fernando
Resumo: Essa tese defende a afirmação de que havia uma escrita “à brasileira” da história do Brasil por intermédio de obras impressas e disseminadas nessa territorialidade, por sujeitos naturalizados ou nascidos no Brasil e que tiveram suas obras publicadas entre os anos de 1817 e 1861. Para tanto, traçou-se como objetivo de pesquisa identificar a possibilidade da existência de uma cultura histórica de escrita antes mesmo da efetivação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que norteou, desde a sua criação, a forma pela qual a história do Brasil seria escrita e ensinada. O fundamento para essa possibilidade de análise foi a existência de fontes para tal, tais como Corografia brasílica ou relação histórico-geográfica do Reino do Brasil, de Aires de Casal, de 1817; as Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Províncias Anexas à Jurisdição do Vice-Reino do Estado do Brasil, de Pizarro e Araújo, de 1820-1822; as Memórias para servir a História do Reino do Brasil, de Luís Gonçalves dos Santos, o Padre Perereca, de 1825; a História dos Principaes Sucessos do Imperio do Brasil, do Visconde de Cairu, José da Silva Lisboa, de 1826; e os escritos utilizados como didáticos no Colégio Pedro II, a saber, o Compendio da História do Brasil, de José Ignacio de Abreu e Lima, impresso em 1841, e as Lições de História do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, de 1861. Buscou-se ressaltar, também, as características dos períodos históricos e do campo intelectual no qual essas obras foram escritas, bem como os sujeitos que escreveram essas obras, por intermédio de revisão bibliográfica dessas temáticas. Para se responder à hipótese de pesquisa, utilizou-se como metodologia a categorização das fontes nas premissas de Jörn Rüsen, quanto aos interesses, as ideias, os métodos, as formas e funções concernentes à lapidação da cultura histórica escrita e das formas de se fazer história em determinadas temporalidades. Com esse movimento, foi possível considerar que houve uma escrita à brasileira que extrapolou às norteadas pelos órgãos e institutos oficiais que versaram sobre tal tarefa.
Abstract: This thesis supports the affirmation that there was a “Brazilian way” writing of the history of Brazil through works printed and disseminated in this territoriality, by subjects naturalized or born in Brazil who had their works disseminated between the years 1817 and 1861. To this end, the research objective was to identify the possibility of the existence of a historical writing culture even before the establishment of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB), which has guided, since its creation, the way in which history from Brazil would be written and taught. The basis for this possibility of analysis was the existence of sources for such, as Corografia brasílica ou relação histórico-geográfica do Reino do Brasil (Corografia Brasílica or Historical-geographical Relation of the Kingdom of Brazil), by Aires de Casal, from 1817; the Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Províncias Anexas à Jurisdição do Vice-Reino do Estado do Brasil (Historical Memories of Rio de Janeiro and the Provinces Attached to the Jurisdiction of the Viceroyalty of the State of Brazil), by Pizarro and Araújo, from 1820-1822; The Memórias para servir a História do Reino do Brasil (Memories to Serve the History of the Kingdom of Brazil), by Luís Gonçalves dos Santos, Father Perereca, from 1825; the História dos Principaes Sucessos do Imperio do Brasil (History of the Main Successes of the Empire of Brazil), by the Viscount of Cairu, José da Silva Lisboa, from 1826; and the writings used as didactics texts at Colégio Pedro II, namely, The Compendio da História do Brasil (Compendium of the History of Brazil), by José Ignacio de Abreu e Lima, printed in 1841, and Lições de História do Brazil (Brazilian History Lessons), by Joaquim Manuel de Macedo, from 1861. It was also sought to highlight the characteristics of the historical periods and the intellectual field in which these works were written, as well as the subjects who wrote these works, through a bibliographic review of these themes. In order to respond to the research hypothesis, the categorization of sources was used as a methodology according to Jörn Rüsen's premises, regarding interests, ideas, methods, forms and functions concerning the stoning of written historical culture and ways of doing history in certain temporalities. With this movement, it was possible to consider that there was a Brazilian-style writing that extrapolated those guided by official bodies and institutes that dealt with this task.
Esta tesis defiende la afirmación de que había un modo de escribir brasileño en la historia de Brasil por medio de obras imprimidas y diseminadas en esta territorialidad, por sujetos naturalizados o nacidos en Brasil y que tuvieron sus obras publicadas entre los años de 1817 y 1861. Para tanto, el objetivo de esta investigación es identificar la posibilidad de existencia de una cultura histórica escrita antes de la misma efectuación del Instituto Histórico y Geográfico Brasileño (IHGB), que orientó, desde su creación, la forma que la historia de Brasil sería escrita y enseñada. El fundamento para esa posibilidad de análisis fue la existencia de fuentes para tal, como Corografia brasílica ou relação histórico-geográfica do Reino do Brasil (Corografía brasílica o relación histórico-geográfica del Reino de Brasil), de Aires de Casal, de 1817; Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Províncias Anexas à Jurisdição do Vice Reino do Estado do Brasil (Memorias Históricas de Río de Janeiro y de las Provincias Anexas a la Jurisdicción del Vice Reino del Estado de Brasil), de Pizarro e Araújo, de 1820-1822; Memórias para servir a História do Reino do Brasil (Memorias para servir la Historia del Reino de Brasil), de Luís Gonçalves dos Santos, el Padre Perereca, de 1825; História dos Principaes Sucessos do Imperio do Brasil (Historia de los Principales Sucesos del Imperio de Brasil), del Vizconde de Cairu, José da Silva Lisboa, de 1826; y los escritos utilizados como didácticos en el Colegio Pedro II, el Compendio da História do Brasil (Compendio de la Historia de Brasil), de José Ignacio de Abreu e Lima, imprimido en 1841, y Lições de História do Brazil (Lecciones de Historia de Brasil), de Joaquim Manuel de Macedo, de 1861. Se buscó destacar, asimismo, las características de los periodos históricos y del campo intelectual en el cual se escribieron dichas obras, así como los sujetos que las escribieron, por intermedio de la revisión bibliográfica de dichas temáticas. Para responderse a la hipótesis de la investigación, se utilizó como metodología la categorización de las fuentes en las premisas de Jörn Rüsen, cuanto a intereses, ideas, métodos, formas y funciones concernientes a la lapidación de la cultura histórica escrita y de las formas de hacerse historia en determinadas temporalidades. Con ese movimiento, fue posible considerar que hubo un modo de escribir brasileño que sobrepasó el que orientaban los órganos e institutos oficiales que versaron sobre tal tarea.
Palavras-chave: Brasil - História
Brazil - History
Historiografia
Historiography
Cultura
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: PAULA, Larissa Klosowski de. Cultura histórica, visões do ensino: das obras fundacionais aos primeiros escritos para o ensino de história do Brasil (1817 – 1861). 2022. 275 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5033
Data do documento: 19-Abr-2022
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