Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5045
Tipo: Trabalho de Conclusão de Residência
Título: Implicações da pandemia da COVID-19 na formação de residentes em área profissional de saúde do HU-UFGD: narrativa autobiográfica
Autor(es): Cunha, Bruna Karolline Schenatto
Primeiro Orientador: Sathler, Conrado Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Lucas, Maria Salete Junqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Bruna Tadeusa Genaro Martins de
Resumo: Neste estudo buscou-se refletir sobre as consequências trazidas pelo período pandêmico para a formação dos residentes em área multiprofissional de saúde (RMS) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados. Trata-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo, baseado no modelo de escrita narrativo autobiográfico, que tem como objetivo trazer relatos das vivências de um determinado período, descrevendo-as conforme foram sentidas e elaboradas pelo observador. Os dados foram registrados por meio de diário de campo, um registro subjetivo dos eventos que ocorreram no local e período onde a pesquisa foi realizada. As experiências proporcionadas aos residentes durante esse período foram excepcionais e de grande valia para o crescimento profissional e pessoal dos mesmos, entretanto, percebeu-se que em diversos momentos, tais experiências colaboraram para o surgimento de sintomas como estresse, ansiedade, cansaço físico e mental, culminando no aumento da procura por ajuda psicológica. Dessa forma, conclui-se que as mudanças trazidas pela pandemia, tanto na estrutura física das instituições, quanto na organização das mesmas acarretaram em resultados positivos e negativos. Para a RMS, mesmo que a pandemia tenha proporcionado um aprendizado que nenhum outro contexto proporcionaria, prejuízos na aprendizagem geral e no tratamento para com os residentes foram observados durante todo o período. Concluiu-se que as diversas mudanças trazidas pela pandemia, foram acompanhadas de resultados negativos e positivos, especialmente para profissionais da saúde, como foi o caso dos residentes em formação nesse período.
Palavras-chave: Internato e residência
Internship and residency
Pandemia
Pandemics
Pessoal de saúde
Health personnel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: CUNHA, Bruna Karolline Schenatto. Implicações da pandemia da COVID-19 na formação de residentes em área profissional de saúde do HU-UFGD: narrativa autobiográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Saúde) – Hospital Universitário, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5045
Data do documento: 15-Fev-2022
Aparece nas coleções:Residência Multiprofissional em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunaKarollineSchenattoCunha.pdf183,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.