Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5068
Tipo: Tese
Título: Cartografia e tecnologias digitais: experimentações em diferentes contextos escolares
Título(s) alternativo(s): Cartography and digital technologies: experiments in different school contexts
Cartografía y tecnologías digitales: experimentos en diferentes contextos escolares
Autor(es): Seccatto, Ana Gláucia
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Silvana de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Flávia Gabriela Domingos
metadata.dc.contributor.referee3: Canto, Tânia Seneme do
metadata.dc.contributor.referee4: Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Resumo: RESUMO: A presença e mudanças provocadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são marcantes nos diversos campos da sociedade. Na escola esta realidade não é diferente e isso, nos provocou a pensarmos sobre os limites e possibilidades da utilização das tecnologias digitais no ensino de Geografia, especificamente no que tange à Cartografia escolar. Percebe-se que a cartografia presente nos percursos educativos da educação básica é, majoritariamente, aquela centrada no viés cartesiano, que dá ênfase à precisão e objetividade das informações desconsiderando outras formas de mapeamentos e modos de cartografar. Considerando essas questões, esta pesquisa teve como objetivo central realizar investigações e reflexões sobre o potencial educativo das TDICs para o desenvolvimento das aprendizagens cartográficas e para a formação do pensamento espacial dos estudantes, por meio de atividades de mapeamentos desenvolvidas por eles mesmos. Visamos também contribuir com os debates acerca de outras cartografias possíveis no ensino, explorando o campo de possibilidades que as tecnologias podem propiciar para as aprendizagens da Cartografia escolar. Para atingirmos esses objetivos, realizamos pesquisas bibliográfica e dialogamos com as contribuições de vários teóricos que subsidiam esta pesquisa e enriquecem nosso debate. Realizamos, também, experiências cartográficas em contextos escolares e modalidades de ensino diferentes nos anos letivos de 2018 e 2019 com estudantes da educação básica. As referidas experiências permearam os fazeres pedagógicos da pesquisadora e foram desenvolvidas por meio de atividades interdisciplinares que articularam as disciplinas de Geografia e Terra Vida e Trabalho (TVT) no contexto de uma escola do campo localizada no distrito de Nova Esperança – Jateí/MS e entre Geografia e Informática em uma escola urbana do município de Fátima do Sul/MS. Ambas as experiências envolveram o uso das TDICs na produção de mapeamentos pelos estudantes sobre o seu espaço local, objetivando despertar o protagonismo estudantil e a criatividade dos educandos através da exploração das potencialidades advindas do uso das tecnologias digitais como o Google Maps, Google Earth, MapHub e outras mídias auxiliares. Por meio das análises das experiências e desdobramento das mesmas, foi possível constatar que as atividades permitiram a aquisição de habilidades de localização e orientação no espaço, promovendo o estímulo e motivação aos estudantes a realizarem pesquisas de dados e informações sistematizando-as na elaboração dos mapas e despertando nos educandos a compreensão de que são (re)construtores do espaço geográfico. Também constatamos, que as atividades propiciaram que os estudantes explorassem suas criatividades, caminhando na contramão do que habitualmente acontece nos tempos de tecnologias digitais e espaços virtuais em que vivemos, onde tudo pode ser copiado e colado promovendo a autoria e protagonismo dos estudantes. Ademais, as experiências propiciaram o emergir de outra forma de aprender cartografia nos espaços escolares, para além daqueles que eles tinham em seu imaginário como representações cartográficas válidas. Assim, procuramos demonstrar que existem possibilidades de dialogar com a Cartografia oficial permitindo reflexões sobre outros modos de mapear, novas formas de mobilizar pensamento e outros devires da Cartografia escolar.
Abstract: ABSTRACT: The presence and changes caused by Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are remarkable in the various fields of society. At school, this reality is no different and this provoked us to think about the limits and possibilities of using digital technologies in the teaching of Geography, specifically with regard to school Cartography. It is noticed that the cartography present in the educational paths of basic education is, mostly, that centered on the Cartesian bias, which emphasizes the precision and objectivity of the information, disregarding other forms of mapping and ways of mapping. Considering these questions, this research aimed to carry out investigations and reflections on the educational potential of TDICs for the development of cartographic learning and for the formation of students' spatial thinking, through mapping activities developed by themselves. We also aim to contribute to the debates about other possible cartographies in teaching, exploring the field of possibilities that technologies can provide for the learning of school Cartography. In order to achieve these objectives, we carried out bibliographic research and dialogued with the contributions of several theorists that subsidize this research and enrich our debate. We also carried out cartographic experiments in different school contexts and teaching modalities in the 2018 and 2019 school years with basic education students. These experiences permeated the researcher's pedagogical practices and were developed through interdisciplinary activities that articulated the subjects of Geography and Terra Vida e Trabalho (TVT) in the context of a rural school located in the district of Nova Esperança - Jateí/MS and between Geography and Informatics in an urban school in the city of Fátima do Sul/MS. Both experiences involved the use of TDICs in the production of mappings by students about their local space, aiming to awaken student protagonism and students' creativity by exploring the potential arising from the use of digital technologies such as Google Maps, Google Earth, MapHub and other auxiliary media. Through the analysis of the experiences and their unfolding, it was possible to verify that the activities allowed the acquisition of location and orientation skills in space, promoting the stimulus and motivation for students to carry out data and information research systematizing them in the elaboration of maps and awakening in the students the understanding that they are (re)builders of the geographic space. We also found that the activities allowed students to explore their creativity, going against what usually happens in the times of digital technologies and virtual spaces in which we live, where everything can be copied and pasted, promoting authorship and student protagonism. Furthermore, the experiences led to the emergence of another way of learning cartography in school spaces, beyond those that they had in their imagination as valid cartographic representations. Thus, we seek to demonstrate that there are possibilities of dialoguing with the official Cartography allowing reflections on other ways of mapping, new ways of mobilizing thought and other becomings of school Cartography.
RESUMEN: La presencia y los cambios que provocan las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TICD) son notables en los distintos ámbitos de la sociedad. En la escuela esta realidad no es diferente y esto nos llevó a pensar en los límites y posibilidades del uso de las tecnologías digitales en la enseñanza de la Geografía, específicamente en lo que se refiere a la Cartografía escolar. Se advierte que la cartografía presente en los trayectos educativos de la educación básica es, mayoritariamente, aquella centrada en el sesgo cartesiano, que enfatiza la precisión y objetividad de la información, prescindiendo de otras formas y modos de mapear. Teniendo en cuenta estas cuestiones, esta investigación tuvo como objetivo realizar investigaciones y reflexiones sobre el potencial educativo de las TDIC para el desarrollo del aprendizaje cartográfico y para la formación del pensamiento espacial de los estudiantes, a través de actividades de mapeo desarrolladas por ellos mismos. También pretendemos contribuir a los debates sobre otras cartografías posibles en la enseñanza, explorando el campo de posibilidades que las tecnologías pueden brindar para el aprendizaje de la Cartografía escolar. Para lograr estos objetivos, realizamos una investigación bibliográfica y dialogamos con los aportes de varios teóricos que subsidian esta investigación y enriquecen nuestro debate. También realizamos experimentos cartográficos en diferentes contextos escolares y modalidades de enseñanza en los ciclos escolares 2018 y 2019 con estudiantes de educación básica. Esas experiencias permearon las prácticas pedagógicas de la investigadora y se desarrollaron a través de actividades interdisciplinarias que articularon las asignaturas de Geografía y Terra Vida e Trabalho (TVT) en el contexto de una escuela rural ubicada en el distrito de Nova Esperança - Jateí/MS y entre Geografía e Informática en una escuela urbana de la ciudad de Fátima do Sul/MS. Ambas experiencias involucraron el uso de TDIC en la producción de mapeos por parte de los estudiantes sobre su espacio local, con el objetivo de despertar el protagonismo y la creatividad de los estudiantes al explorar el potencial que surge del uso de tecnologías digitales como Google Maps, Google Earth, MapHub y otros. medios auxiliares. A través del análisis de las experiencias y su desenvolvimiento, se pudo verificar que las actividades permitieron la adquisición de habilidades de ubicación y orientación en el espacio, promoviendo el estímulo y motivación de los estudiantes para realizar búsquedas de datos e información sistematizándolos en la elaboración de mapas. y despertando en los estudiantes la comprensión de que ellos son (re)constructores del espacio geográfico. También encontramos que las actividades permitieron a los estudiantes explorar su creatividad, yendo en contra de lo que suele suceder en los tiempos de las tecnologías digitales y los espacios virtuales en los que vivimos, donde todo se puede copiar y pegar, fomentando la autoría y el protagonismo de los estudiantes. Además, las experiencias propiciaron el surgimiento de otra forma de aprender cartografía en los espacios escolares, más allá de las que tenían en su imaginación como representaciones cartográficas válidas. Así, buscamos demostrar que hay posibilidades de dialogar con la Cartografía oficial permitiendo reflexiones sobre otras formas de mapear, nuevas formas de movilizar el pensamiento y otros devenires de la Cartografía escolar.
Palavras-chave: Cartografia
Cartography
Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - Study and teaching
Letramento digital
Computer literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SECCATTO, Ana Gláucia. Cartografia e tecnologias digitais: experimentações em diferentes contextos escolares. 2022. 216 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5068
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaGláuciaSeccatto.pdf9,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.