Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5122
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do processo de formação de preço: um estudo de caso em uma empresa varejista do ramo de acessórios para veículos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the pricing process: a case study in a vehicle accessories retailer company
Autor(es): Benitez, Gislaine dos Santos
Primeiro Orientador: Lopes, Antonio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee1: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Noriller, Rafael Martins
Resumo: O processo de formação do preço de venda dos produtos se configura como essencial para as empresas, impactando diretamente na sua sobrevivência e perpetuação no mercado, cada vez mais globalizado e competitivo. Qualquer erro cometido durante este processo poderá comprometer o desempenho e a continuidade do negócio frente aos seus concorrentes, prejudicando o alcance das suas estratégias bem como as metas estabelecidas. Desse modo, para que seja possível ao gestor efetuar a precificação adequada das suas mercadorias, se faz necessário a utilização de sistemas de gestão de custos e o uso de métodos de precificação que apliquem adequadamente as variáveis de custos que impactam o negócio. O presente trabalho pretende analisar o processo de formação de preço de venda em uma empresa do ramo de acessórios para veículos. Uma precificação baseada nos custos da empresa e nas informações retiradas do meio em que a empresa está presente pode auxiliar nos resultados da empresa, tendo como objetivo geral identificar o processo de formação de preço de venda. A metodologia utilizada no trabalho foi de estudo de caso em uma empresa do ramo de acessórios para veículos, sendo aplicada também a pesquisa documental, na qual analisou-se documentos como: notas fiscais, folha de pagamento, relatórios gerenciais e vários cadernos de anotação. Com base nas informações obtidas na organização foi possível calcular o preço de venda pelos métodos de custeio por absorção e variável. O comparativo do preço praticado com os cálculos realizados mostrou uma grande diferença de valores, pois a empresa não utiliza da alocação dos custos em sua precificação.
Abstract: The process of setting the sales price of products is essential for companies, directly impacting their survival and perpetuation in the increasingly globalized and competitive market. Any mistake made during this process may compromise the performance and continuity of the business vis-à-vis its competitors, harming the achievement of its strategies as well as the established goals. Thus, in order for the manager to properly price his goods, it is necessary to use cost management systems and the use of pricing methods that properly apply the cost variables that impact the business. The present work intends to analyze the process of formation of sales price in a company of the branch of accessories for vehicles. A pricing based on the company's costs and information taken from the environment in which the company is present can help the company's results, with the general objective of identifying the sales price formation process. The methodology used in the work was a case study in a company in the field of accessories for vehicles, being also applied the documentary research, in which documents such as: invoices, payroll, management reports and various notebooks were analyzed. Based on the information obtained from the organization, it was possible to calculate the sales price using absorption and variable costing methods. The comparison of the price practiced with the calculations performed showed a large difference in values, as the company does not use the allocation of costs in its pricing.
Palavras-chave: Contabilidade de custo
Cost accounting
Preço de venda
Prices
Mark-up
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: BENITEZ, Gislaine dos Santos. Análise do processo de formação de preço: um estudo de caso em uma empresa varejista do ramo de acessórios para veículos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5122
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GislainedosSantosBenitez.pdf913,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.