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Tipo: Tese
Título: A Ferrovia e seu avesso: a Comista e a construção da Brasil-Bolívia na fronteira oeste do Brasil (1937-1963)
Título(s) alternativo(s): The railroad and its reverse: the Comista and the construction of Brazil-Bolivia on the western border of Brazil (1937-1963)
El ferrocarril y su reverso: el Comista y la construcción de Brasil-Bolivia en la frontera occidental de Brasil (1937-1963)
Autor(es): Santos, Daiane Lima dos
Primeiro Orientador: Queiroz, Paulo Roberto Cimó
metadata.dc.contributor.referee1: Goularti Filho, Alcides
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Fábio Alexandre dos
metadata.dc.contributor.referee3: Baller, Leandro
metadata.dc.contributor.referee4: Coelho, Fabiano
Resumo: A presente tese tem como objetivo analisar as contribuições e os impactos da Comissão Mista Ferroviária Brasileiro-Boliviana/C.M.F.B.B. na fronteira oeste do Brasil, nas cidades de Corumbá e Ladário. A C.M.F.B.B. foi criada pelo Protocolo firmado entre o Brasil e a Bolívia em 1937 com a finalidade de construir a estrada de ferro Brasil – Bolívia/ E. F. B. B. e, para tanto, foi necessário instalar uma sede administrativa no município de Corumbá e suas oficinas de locomoção e reparação de vagões e gôndolas no distrito do Ladário. Conquanto tivesse essa finalidade, a Comista contribuiu para a abertura de ruas e outros pequenos serviços na região e pôde abrigar os seus trabalhadores numa vila operária apelidada neste trabalho como minicidade. Desse modo, o objetivo principal da presente tese foi o de analisar a Comista considerando minicidade formada em virtude das relações sociais e de trabalho. Para tanto, foram analisados os relatórios da Comista, documentos produzidos de 1938 até o ano de 1957, as legislações, atas, ofícios e demais documentos para entender o objeto de pesquisa. Além disso, foram feitas entrevistas com pessoas que trabalharam na construção da linha férrea visando entender as relações sociais e as vicissitudes do trabalho.
Abstract: The purpose of this thesis is to analyze the contributions and impacts of the Brazilian-Bolivian/C.M.F.B.B. on the western border of Brazil, in the cities of Corumbá and Ladário. The C.M.F.B.B. was created by the Protocol signed by Brazil and Bolivia in 1937 with the purpose of building a railway Brazil – Bolivia/E.F.B.B. for such project, an administrative headquarters was installed in Corumba and its repairing center for wagons and gondolas in the district of Ladário. Although it had the purpose mentioned, the “Comista” contributed to the opening of streets and other small services in the region and they were able to house its workers in a workers' village dubbed in this thesis as a mini-city. Thus, the main objective of the present thesis was to analyze the Comista considering minicity/working village formed by the virtue of social and work relations. In order to do so, the Comista reports, documents produced from 1938 to 1957, legislation, minutes, official letters and other documents were analyzed to understand the research object. In addition, interviews were carried out with people who worked on the construction of the railway line in order to understand social relations and the vicissitudes of work.
Esta tesis tiene como objetivo analizar las contribuciones y impactos de la Comissión Mixta Brasileña-Boliviana/C.M.F.B.B. en la frontera occidental de Brasil, en las ciudades de Corumbá y Ladário. La C.M.F.B.B. fue creada por el Protocolo firmado entre Brasil y Bolivia en 1937 con el objetivo de construir el ferrocarril Brasil-Bolivia, y para tanto, fue necessário instalar una sede administrativa en Corumbá y sus oficinas de locomoción y reparación de vagones y góndolas en lo distrito de Ladário. Aunque tenía este propósito, la Comista contribuyó a la apertura de calles y otros pequeños servicios en la región y pudo albergar a sus trabajadores en una aldea obrera denominada en esta tesis como una miniciudad. Así, el objetivo principal de esta tesis fue analizar la Comista considerando la miniciudad formada en virtud de las relaciones sociales y laborales. Para ello, se analizaron los informes de Comista, documentos producidos entre 1938 y 1957, legislación, actas, oficios y otros documentos para comprender el objeto de investigación. Además, se realizaron entrevistas a personas que trabajaron en la construcción de la vía férrea para comprender las relaciones sociales y las vicisitudes del trabajo.
Palavras-chave: Classe operária
Working class
Ferrovias
Railroads
Brasil-Bolívia - região de fronteira
Brazil-Bolivia border region
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: SANTOS, Daiane Lima dos. A Ferrovia e seu avesso: a Comista e a construção da Brasil-Bolívia na fronteira oeste do Brasil (1937-1963). 2022. 250 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5149
Data do documento: 11-Jul-2022
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