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Tipo: Dissertação
Título: Vozes de mulheres em produções literárias do PNLD 2018: protagonismo(s)
Título(s) alternativo(s): Women's voices in literary productions of PNLD 2018: protagonism(s)
La voz de las mujeres en las producciones literarias del PNLD 2018: protagonismo
Autor(es): Guevara, Poliana dos Santos
Primeiro Orientador: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Flávia Brocchetto
metadata.dc.contributor.referee2: Barzotto, Leoné Astride
metadata.dc.contributor.referee3: Lottermann, Clarice
metadata.dc.contributor.referee4: Suttana, Renato Nésio
Resumo: Nesta dissertação, analisamos as obras escritas por mulheres e contempladas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático-PNLD de 2018, a partir de dois vieses: o da crítica feminista e o do ensino de literatura. Temos como propósito a reflexão sobre o empoderamento feminino e as relações de gênero abordadas no contexto de cada livro. Partindo da perspectiva de que a literatura faz parte da história da humanidade, e primordialmente à fomentação da leitura e deleite; entendemos que, por meio do ensino literário, essas narrativas podem contribuir para a formação do caráter ético, moral e social de crianças em idade escolar. Desta forma a escolha das dez obras infantojuvenis, de autoria feminina, distribuídas pelo PNLD Literário 2018 para as escolas públicas de todo o país, nos permitiu fazer uma análise reflexiva dos textos e das imagens com foco no protagonismo feminino das personagens e das escritoras e ilustradoras de cada narrativa. Neste cenário, também recuperamos algumas autoras que marcaram a literatura infantil e a crítica feminista com suas produções pulsantes acerca da igualdade entre os gêneros. Acreditamos que a literatura voltada às crianças poderá favorecer o amadurecimento de uma civilização menos opressiva e mais consciente do papel da mulher na sociedade e na escrita literária. Amparado pela metodologia da pesquisa bibliográfica, o trabalho dialoga com Zolin (2009), Pateman (1993) e Showalter (1994), dentre outras referências, no intuito de pensar a respeito de como as obras direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental podem contribuir (ou não) para a consolidação de uma sociedade mais igualitária. Em relação ao texto literário no contexto escolar, recorremos a Nelly Novaes Coelho (2000), Teresa Colomer (2007), Regina Zilberman (2006) e Diana Navas (2016). Assim, à luz dos estudos teóricos e literários, teceremos uma ponte entre a arte da literatura infantojuvenil e os discursos dos movimentos feministas, pautados nos escritos de autoras contemporâneas, tendo como resultado a proeminência de que essas literaturas muito contribuem para o ensino de literatura para crianças em idade escolar, como também trazem em seu contexto a questão do empoderamento feminino e as relações de gênero. Contudo, a projeção dessas personagens se dá pelo viés da reprodução de discursos patriarcais, ainda que, não fosse essa a intenção deliberada de cada escritora e ilustradora, de forma geral, há uma forte inclinação em manter essas protagonistas subalternas na instituição privada, sobretudo na sociedade.
Abstract: In this dissertation, we analyze the works written by women and contemplated by the Programa Nacional do Livro e do Material Didatico-PNLD of 2018, from two perspectives: that of feminist criticism and that of literature teaching. We aim to reflect on female empowerment and gender relations addressed in the context of each book. Starting from the perspective that literature is part of the history of humanity, and primarily the promotion of reading and enjoyment; we understand that, through literary teaching, these narratives can contribute to the formation of the ethical, moral and social character of school-age children. In this way, the choice of ten children's books, authored by women, distributed by the PNLD Literário 2018 to public schools across the country, allowed us to make a reflective analysis of the texts and images focusing on the female protagonism of the characters and writers and illustrators of each narrative. In this scenario, we also recover some authors who have marked children's literature and feminist criticism with their productions on gender equality. We believe that the literature produced for children can favor the maturation of a civilization that is less oppressive and more aware of the role of women in society and in literary writing. Supported by the methodology of bibliographic research, the work dialogues with Zolin (2009), Pateman (1993) and Showalter (1994), among other references, in order to think about how works aimed at elementary school students can contribute (or no) for the consolidation of a more egalitarian society. Regarding the literary text in the school context, we turn to Nelly Novaes Coelho (2000), Teresa Colomer (2007), Regina Zilberman (2006) and Diana Navas (2016). Thus, according to theoretical and literary studies, we will approach a connection between the art of children's literature and the discourses of feminist movements, based on the writings of contemporary authors, resulting in the prominence that these literatures contribute much to the teaching of literature for school-age children, as well as bring in its context the issue of female empowerment and gender relations. However, the projection of these characters occurs through the reproduction of patriarchal discourses, even if this was not the deliberate intention of each writer and illustrator, in general, there is a strong inclination to maintain these subordinate protagonists in the private institution, especially in society.
Palavras-chave: Mulheres - literatura
Women and literature
Literatura infantil
Children's literature
Programa Nacional do Livro Didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: GUEVARA, Poliana dos Santos. Vozes de mulheres em produções literárias do PNLD 2018: protagonismo(s). 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5287
Data do documento: 20-Mai-2022
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