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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação de uma indígena surda no ensino superior: um estudo de caso
Autor(es): Mateus, Marcia Aparecida Rodrigues
Primeiro Orientador: Martins, Andérbio Márcio Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Dézinho, Mariana
metadata.dc.contributor.referee1: Fargetti, Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Grazielly Vilhalva Silva do
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Denise
Resumo: Uma língua constitui um sistema organizado com signos e regras gramaticais, podendo ser representada por meio de sinais gráficos, sons ou gestos, tendo como um dos objetivos promover comunicação, um elemento primordial para a vida do ser humano, considerado princípios básicos das relações sociais. O trabalho trata de uma investigação sobre o uso de sinais por uma indígena surda da etnia Terena, que vive na aldeia Jaguapiru, da Reserva Indígena de Dourados, acadêmica do curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar a natureza da linguagem utilizada pela informante. Os objetivos específicos são: a) Conhecer a trajetória pessoal e acadêmica da informante; b) Documentar e analisar seus sinais a partir dos parâmetros fonológicos determinados para as línguas de sinais, descrevendo a lógica de funcionamento do sistema de comunicação, e sistematizar as regras observadas, sobre os padrões identificados na constiuição dos sinais gerados, c) Discutir os impactos e efeitos da aquisição tardia de uma língua na trajetótia acadêmica. Como referencial teórico são utilizados autores como: Quadros e Karnopp (2004), Ferreira Brito (1995, 2010), Gesser (2009), Skliar (1997), Vilhalva (2009), Strobel (2008), Xavier (2010, 2011, 2014), entre outros. Quanto à natureza do trabalho, é baseado na pesquisa transdisciplinar com característica descritiva e pesquisa de campo, que utiliza, como técnica de registros, vídeos, entrevista e diário de campo. Compuseram o universo da pesquisa, oito colaboradores (informante, mãe, intérpretes, assitente social, docentes). Após análise do material chegou-se à conclusão de que a dificuldade que a informante apresenta no ensino superior decorre das dificuldades em sua trajetória escolar e social, pois adquiriu tardiamente a Língua de Sinais, assim como o conhecimento básico dessa língua. Espera-se que esta pesquisa possa colaborar com o registro e descrição da estrutura linguística dessa língua, considerando forma e significado.
Abstract: A language is a structured system with signs and grammatical rules, and it can be understood through graphic signals, sounds or gestures, whose objective is to promote communication, a primordial element for the life of the human being, also considered the basic principle of social relations. This paper approaches an investigation on the use of signs by a deaf indigenous from an ethnic group called Terena, who lives in Jaguapiru village, in Dourados Indigenous Reserve, a student from the Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, do curso de Artes Cênicas (FACALE) of the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). The general aims of this study is to investigate the nature of the language used by the informant. The specific aims are: a) Knowing the personal and academic trajectory of the informant; b) Documenting and analyzing her signs based on the phonological parameters determined by the sign languages, describing its functioning logic from the communication system, and to systematize the observed rules on the identified patterns in the composition of the generated signals, c) Discussing the impacts and effects on the late language acquisition of the academic trajectory. Authors such as Quadros and Karnopp (2004), Ferreira Brito (1995, 2010), Gesser (2009), Skliar (1997), Vilhalva (2009), Strobel (2008), Xavier (2010, 2011, 2014), among others were used as theoretical references. As for the nature of the paper, it is based on transdisciplinary research with descriptive characteristic and field research, which uses as technique records such as: videos, interviews and field diaries. Eight collaborators (informant, mother, interpreters, social assistant, and teachers) comprised the universe of research. After analyzing the material, it was concluded that the informant problems, in higher education, stem from the difficulties in her school and social trajectory, because she had a late acquisition of sign language and a basic knowledge of it. It is expected that this research can collaborate with the registration and description of the linguistic structure of this language, considering form and meaning.
Palavras-chave: Linguística
Linguistics
Linguagem de sinais
Sign language
Povos indígenas
Indigenous peoples
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: MATEUS, Marcia Aparecida Rodrigues. Comunicação de uma indígena surda no ensino superior: um estudo de caso. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5291
Data do documento: 1-Jun-2021
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