Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5313
Tipo: Dissertação
Título: O Herói do proletariado: a guerra fria nos quadrinhos do Superman soviético
Título(s) alternativo(s): The proletariat hero: the cold war in the comic book "Superman - red son"
Autor(es): Nascimento, Bruno Alves do
Primeiro Orientador: Coelho, Fabiano
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, José Costa D'Assunção
metadata.dc.contributor.referee2: Perli, Fernando
Resumo: A presente dissertação analisa o universo construído por Mark Millar na História em Quadrinhos Superman – Red Son (Superman: entre a foice e o martelo, em português brasileiro), bem como as representações construídas pelo autor e pela editora – DC Comics – acerca do período histórico da Guerra Fria (1945-1991) e das relações geopolíticas conflituosas entre Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Sendo assim, a pesquisa objetiva problematizar as representações construídas sobre o período histórico da Guerra Fria, bem como analisar a maneira como os EUA do personagem Lex Luthor e a União Soviética de Batman e Superman são representados, atentando para como a política e a sociedade soviéticas são construídas narrativamente nos quadrinhos, considerando que o lugar social de produção da revista é, originalmente, os Estados Unidos da América. Nesse sentido, o trabalho demonstra que a partir de suas leituras e percepções políticas como um autor de esquerda, Mark Millar elabora uma representação orwelliana do Superman soviético. Baseando-se em textos de literatura de ficção distópica, o autor escocês representa a União Soviética como uma distopia totalitária, enquanto seu personagem principal, Superman, adquire características de anti-herói na medida em que se aproxima das funções burocráticas do Estado comunista. A problematização da fonte, entendida também como objeto, ocorrerá a partir da utilização de conceitos como tragédia, utopia, distopia, representação e totalitarismo, dialogando com autores clássicos de literatura de ficção distópica, como George Orwell e Ievguêni Zamiátin. Dentre os materiais coletados estão os quadrinhos originais, publicados nos EUA em três volumes no ano de 2003; a New Edition americana, publicada em 2014; a Versão Definitiva, publicada no Brasil pela editora Panini Comics em 2017; a HQ Action Comics No. 1, de Jerry Siegel e Joe Shuster, publicada pela DC, nos EUA, em 1938; textos escritos e entrevistas concedidas por Mark Millar; além de textos elaborados por analistas brasileiros acerca do personagem estudado. A maior parte desses materiais se encontra em formato digital na internet. A perspectiva analítica das fontes comparou elementos presentes na primeira aparição do homem de aço, em 1938, com aqueles construídos por Millar em Red Son. Partindo de textos escritos e entrevistas concedidas pelo autor, o trabalho se debruçou na tentativa de entender a maneira como Mark Millar pensou sua produção. Por fim, foram utilizados conceitos de Arendt para compreender as representações construídas nos quadrinhos de Red Son e a forma como essas representações se aproximam da percepção que coloca a URSS como distopia totalitária. A pesquisa espera ampliar as possibilidades de estudo dos quadrinhos como fontes e objetos para a História, bem como contribuir com os estudos das representações e com a historiografia acerca da Guerra Fria.
Abstract: The following dissertation analyzes the universe constructed by Mark Millar in the comic book Superman – Red Son (Superman: entre a foice e o martelo, in Brazilian Portuguese), as well as the representations built by the author and the publisher – DC Comics – about the historical period of the Cold War (1945-1991) and the conflicting geopolitical relations between the United States of America (USA) and the Union of Soviet Socialist Republics (USSR). Therefore, the research aims to problematize the representations built about the historical period of the Cold War, as well as to analyze the way in which the USA of the character Lex Luthor and the Soviet Union of Batman and Superman are represented, paying attention to how Soviet politics and society are constructed narratively in the comics, considering that the social place of production of the comics is, originally, the United States of America. The work demonstrates that from his literature and political perceptions as a leftist author, Mark Millar elaborates an Orwellian representation of the Soviet Superman. Based on texts from dystopian fiction literature, the Scottish author represents the Soviet Union as a totalitarian dystopia, while its main character, Superman, acquires antihero characteristics as he approaches the bureaucratic functions of the communist State. The discuss of the source, also understood as an object, will occur from the use of concepts such as tragedy, utopia, dystopia, representation and totalitarianism, dialoguing with classic authors of dystopian fiction literature, such as George Orwell and Yevgeny Zamyatin. Among the collected materials are the original comics, published in the USA in three volumes in 2003; the american New Edition, published in 2014; the Versão Definitiva, published in Brazil by Panini Comics in 2017; the Action Comics No. 1, by Jerry Siegel and Joe Shuster, published by DC, in the USA, in 1938; written texts and interviews granted by Mark Millar; in addition to texts written by Brazilian analysts about the character studied. Most of these materials are in digital format on the internet. The analytical perspective of the sources compared present elements in the first appearance of the man of steel, in 1938, with those built by Millar in Red Son. Starting from written texts and interviews granted by the author, the work focused on an attempt to understand the way Mark Millar thought about his production. Finally, Arendt's concepts were used to understand the representations built in Red Son's comics and how these representations approach the perception that places the USSR as a totalitarian dystopia. This research expect to expand the possibilities of studying comics as sources and objects for History, as well as contributing to the studies of representations and historiography about the Cold War.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Comic books
Guerra Fria
Cold War
Geopolítica
Geopolitics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: NASCIMENTO, Bruno Alves do. O Herói do proletariado: a guerra fria nos quadrinhos do Superman soviético. 2022. 142 p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5313
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoAlvesdoNascimento.pdf8,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.