Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5316
Tipo: Dissertação
Título: A Compreensão histórica, social e ambiental da população indígena do Tekohá Jarará: insegurança alimentar e a educação como ferramenta libertadora
Título(s) alternativo(s): The historical, social and environmental understanding of the indigenous population of Tekohá Jarará: food insecurity and education as a liberatinf tool
Autor(es): Santos, Sérgio Paulo Lima dos
Primeiro Orientador: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Queirós, Wellington Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão social, histórica e ambiental dos sujeitos Guarani e Kaiowá do Tekohá Jarará, do município de Juti, estado do Mato Grosso do Sul e uma análise sobre a compreensão que os mesmos têm sobre o lixo. Essa pesquisa foi delimitada em uma análise em categorias, sendo elas pautadas sobre a perspectiva de Paulo Freire e sua obra Pedagogia do Oprimido. As motivações desta pesquisa originam-se de inquietações, indagações e preocupações em respeito do lixo gerado na comunidade indígena Jarará e seu impacto no meio ambiente e na saúde humana. Compreendemos que a produção do lixo na aldeia é resultado da expropriação do território, que levaram os indígenas Guarani e Kaiowá a dependência de cesta básica e ao alto consumo de produtos industrializados. Está pesquisa é de caráter qualitativo quanto a sua natureza, a mesma foi realizada por meio de entrevistas, para realização das entrevistas foi utilizado um questionário semiestruturado com 13 perguntas, os sujeitos entrevistados são pertencentes às etnias Guarani e Kaiowá. Diante das respostas das entrevistas foi utilizado uma Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse sentido, o trabalho apresenta as relações históricas da expropriação do Tekohá Jarará; a compreensão sobre o conceito de lixo e seu impacto no meio ambiente e na saúde dos moradores da aldeia. Assim sendo, a pesquisa tem como propósito demonstrar como as expulsões e invasões de seu tekohá, afetaram de forma permanente seu modo de reprodução física e cultural e sua relação com o meio ambiente.
Abstract: This dissertation presents a social, historical, and environmental reflection of the Guarani and Kaiowá subjects of Tekoha Jarará, in the city of Juti, state of Mato Grosso do Sul, and an analysis of their understanding of garbage. This research was delimited in an analysis in categories, which are based on the perspective of Paulo Freire and his work Pedagogy of the Oppressed. The motivations for this research originate from concerns, inquiries, and concerns regarding the garbage generated in the Jarará indigenous community and its impact on the environment and human health. We understand that the production of garbage in the village is the result of the expropriation of the territory, which led the Guarani and Kaiowá indigenous peoples to depend on basic food baskets and high consumption of industrialized products. This research is qualitative in nature, it was carried out through interviews, to carry out the interviews a semi-structured questionnaire with 13 questions was used, the subjects interviewed belong to the Guarani and Kaiowá ethnicities. In view of the responses to the interviewed, a Discursive Textual Analysis (DTA) was used. In this sense, the work presents the historical relations of the expropriation of the Jarará Tekoha; understanding of the concept of garbage and its impact on the environment and the health of villagers. Therefore, the research aims to demonstrate how the expulsions and invasions of their Tekoha permanently affected their physical and cultural reproduction and their relationship with the environment.
Palavras-chave: Povos indígenas - Guarani-Kaiowá
Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá
Educação ambiental
Environmental education
Consumo de alimentos
Food consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade
Citação: SANTOS, Sérgio Paulo Lima dos. A Compreensão histórica, social e ambiental da população indígena do Tekohá Jarará: insegurança alimentar e a educação como ferramenta libertadora. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5316
Data do documento: 31-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SérgioPauloLimadosSantos.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.