Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5318
Tipo: Dissertação
Título: As Percepções das estudantes deficientes na Universidade Federal da Grande Dourados: reconhecimento, inclusão e perspectivas
Título(s) alternativo(s): The Perceptions of disabled students at the Federal University of Grande Dourados: recognition, inclusion and perspectives
Autor(es): Pitthan, Caroliny Diniz
Primeiro Orientador: Campos, Marcelo da Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Menegat, Alzira Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiar, Marcio Mucedula
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Rogeria da Silva
Resumo: A presente dissertação analisa as percepções das estudantes deficientes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sob a ótica do reconhecimento, do sentimento de inclusão e destaca as perspectivas delas sobre sua vida profissional. A pesquisa empírica, em um primeiro momento, se concentrou em dados quantitativos oriundos do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade (NUMIAC) da UFGD e do formulário aplicado usando a plataforma Google Forms com as discentes autodeclaradas deficientes, que foram previamente identificadas pelo NUMIAC. Posteriormente, os dados foram tabulados e tratados. Em seguida, foram entrevistadas uma servidora do NUMIAC e algumas alunas que aceitaram participar da investigação. Por fim, as entrevistas foram transcritas, buscando observar pontos de reconhecimento, inclusão e exclusão em suas falas. Por intermédio dos dados cedidos pelo NUMIAC e daqueles coletados no formulário, foi possível constatar o quantitativo de discentes deficientes de cada curso de graduação da UFGD, bem como traçar o perfil dessas acadêmicas, por meio do questionário, e selecionar aquelas para participarem da segunda fase do estudo, utilizando um questionário semiestruturado, que permite uma análise qualitativa. Ressalta-se que as estudantes entrevistadas se sentem pouco incluídas no meio acadêmico, a maioria conhece o NUMIAC e algumas até foram atendidas pelo núcleo, porém, demonstram grande insatisfação com a atuação deste na universidade. Ademais, elas atribuem certo reconhecimento por conseguirem entrar em cursos de graduação de uma instituição federal, em direção oposta ao estigma gerado por serem deficientes proporcionaria.
Abstract: This dissertation analyzes the perceptions of disabled students at the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in terms of recognition and feelings of inclusion and highlights their perspectives on their professional lives. The empirical research, at first, focused on quantitative data from the Multidisciplinary Center for Inclusion and Accessibility (NUMIAC) of UFGD and the form applied using the Google Forms platform with self- declared disabled students who were previously identified by NUMIAC. Subsequently, the data were tabulated and treated. Then, a NUMIAC employee and some students who agreed to participate in the research were interviewed. Finally, the interviews were transcribed, seeking to observe points of recognition, inclusion, and exclusion in their statements. Through the data provided by NUMIAC and those collected in the form, it was possible to determine the number of disabled students in each undergraduate course at UFGD, as well as establish the profile of these students through the questionnaire and select those who would participate in the second phase of the study, using a semi-structured questionnaire, which allows a qualitative analysis. It is important to highlight that the interviewed students feel little included in the academic environment, most of them know NUMIAC, and some have even been assisted by the center, however, they show great dissatisfaction with its performance at the university. Moreover, they attribute some recognition for being able to attend undergraduate courses at a federal institution, in the opposite direction of the stigma created by being disabled would provide.
Palavras-chave: Estudantes com deficiência
Students with disabilities
Políticas públicas - inclusão social
State policy - social integration
Educação superior
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: DAL VESCO, Caroliny Diniz Pitthan. As Percepções das estudantes deficientes na Universidade Federal da Grande Dourados: reconhecimento, inclusão e perspectivas. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5318
Data do documento: 24-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinyDinizPitthan.pdf566,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.