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Tipo: Tese
Título: A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e sua atuação na educação escolar em Itaporã - MT (1958-1972)
Título(s) alternativo(s): The Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity and their performance in school education in Itaporã - MT (1958-1972)
Autor(es): Rodelini, Claudiani Ferreira da Cunha
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Sarat, Magda Carmelita
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Elizabeth Figueiredo de
metadata.dc.contributor.referee4: Furtado, Alessandra Cristina
Resumo: A presente tese vincula-se à linha de pesquisa “História da Educação, Memória e Sociedade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. O foco do estudo está na atuação educacional escolar da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, oriundas da Província do Rio Grande do Sul, que migraram para o sul de Mato Grosso, mais precisamente, para os municípios de Dourados e Itaporã. Para tanto, o objetivo principal, desta pesquisa, é analisar a atuação educacional da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, buscando compreender a contribuição das religiosas para implantação e consolidação da educação escolar de orientação católica no município de Itaporã, no período de 1958 a 1972. A delimitação temporal da pesquisa tem como marco inicial o ano de 1958, que assinala a chegada da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã ao município de Itaporã, e finda no ano de 1972, por sinalizar o período em que as Irmãs dessa Congregação religiosa retiraram-se da administração do Grupo Escolar Antônio João Ribeiro. A pesquisa tem como questão central: como a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, por meio de sua atuação educacional, contribuiu para o desenvolvimento da educação escolar de orientação católica no município de Itaporã, no período de 1958 a 1972? A investigação ancora-se nos conceitos de estratégias e táticas de Certeau (1998). O desenvolvimento da pesquisa constituiu-se de fontes históricas, como as dos livros “Tombo da Paróquia São José de Itaporã”, Crônicas da Escola Santo Antônio e “Paróquia São José de Itaporã-MS” (2006), e também de obras redigidas pelos integrantes da Ordem Franciscana, a saber a de autoria de Irmã Maria Aparecida Marques, intitulada “Uma trajetória de fé e perseverança: Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã” (2008); a de Irmã Benícia Flesch, “Seguindo Passo a Passo, uma caminhada: história da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil” (1993), e a de Pedro Knob (1988), “A Missão Franciscana do Mato Grosso” (1988). Ademais, relatórios da secretaria de educação de Mato Grosso e reportagens do Jornal “O Progresso”, bem como Arquivos da Escola Estadual Antônio João Ribeiro, como: Livro de Registro de Diplomas dos alunos do município de Itaporã (1955-1966), Livro de Registros de Atas Cívicas e Reuniões do Grupo Escolar Antônio Joao Ribeiro (1958-1976) fazem parte das fontes consultadas. As fontes analisadas são oriundas do arquivo público de Cuiabá- MT, do Centro Regional de Documentação da UFGD – MS e da Diocese de Itaporã-MS. Também foram consultados arquivos pessoais de sujeitos que vivenciaram o recorte temporal e espacial desta pesquisa. Os resultados deste estudo possibilitam compreender que a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, por meio de sua atuação educacional, contribuiu para o desenvolvimento da educação escolar de orientação católica em Itaporã, no período de 1958 a 1972, uma vez que essas Irmãs deslocaram-se para esse município com o propósito de auxiliar os trabalhos dos Frades Franciscanos, bem como para prestar serviços educacionais e atuar no ensino primário no Grupo Escolar Antônio João Ribeiro e na Escola Reunidas de Itaporã, como também na educação pré-escolar, junto ao Jardim da Infância paroquial. No Jardim, atendiam às crianças que ainda não tinham idade para frequentarem o Grupo Escolar Antônio João Ribeiro ou a Escola Reunida de Itaporã. Essa atuação educacional foi empreendida tanto na docência quanto na administração escolar, pois, nessa época, Itaporã ainda carecia de professores habilitados, e elas já chegaram com o diploma da Escola Normal. Além disso, as Irmãs Franciscanas fundaram a Escola Santo Antônio, em 1960, instituição confessional católica, a qual tinha como propósito abrir as portas para o trabalho dessas religiosas em diversos níveis da educação em Itaporã, como no Curso Normal, Jardim de Infância, Primário e Ginásio. Para atuarem em diversos seguimentos da educação, em Itaporã, a pesquisa demonstra que as Irmãs da Penitência e Caridade Cristã juntamente com os Franciscanos construíram táticas e estratégias para que o ensino fosse ofertado e legitimado nesse município não somente nas escolas confessionais, mas também em diferentes escolas, inclusive, nas pertencentes à iniciativa pública localizadas no município de Itaporã e, assim, produziram normas e práticas que possibilitaram forjar, instruir e catequizar.
Abstract: The present doctoral dissertation is linked to the line of research “History of Education, Memory and Society” of the Graduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados. The study focus lies on the educational actions of the Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity, who migrated from the Province of Rio Grande do Sul into the southern Mato Grosso, more precisely to the municipalities of Dourados and Itaporã. The study aims at analyzing the educational actions of the Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity, seeking to understand their contribution to the implementation and consolidation of the catholic-oriented school education in the municipality of Itaporã, from 1958 to 1972. The time delimitation of the research starts in 1958 because the Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity arrived in Itaporã that year, and finishes in 1972 for that was the year when the Sisters of the Congregation left the administration of Antônio João Ribeiro School. The study has the following core question: how did the Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity, by means of their educational actions, contributed to the development of a catholic-oriented school education in the municipality of Itaporã from 1958 through 1972? The investigation is based upon the concepts of strategies and tactics of Certeau (1998). The research is constituted of historical sources from the public archive of Cuiabá (Mato Grosso, Brazil), from the Documentation Regional Center of UFGD – MS, and from the Diocese of Itaporã (Mato Grosso do Sul, Brazil). Those sources include documents like the Record Book of the parish São José de Itaporã, Chronicles of Antônio João Ribeiro School, the book “Paróquia São José de ItaporãMS” (2006) and books written by members of the Franciscan Order, namely: “Uma trajetória de fé e perseverança: Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã” (2008), written by Sister Maria Aparecida Marques; “Seguindo Passo a Passo, uma caminhada: História da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil” (1993), written by Sister Benícia Flesch; and “A Missão Franciscana do Mato Grosso” (1988), written by Pedro Knob. The documents also included reports of the Education Secretary of Mato Grosso, issues of the newspaper “O Progresso”, files of the Antônio João Ribeiro State School, such as the Record Book of Diplomas of students from Itaporã (1955-1966), and the Record Book of Civic Minutes and Meetings of Antônio João Ribeiro School (1958-1976). Other documents used in the research include personal files of the subjects who lived within the time and spacial cut of this research. The results allowed us to understand that the Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity, by means of their educational actions, contributed to the development of the catholic-oriented school education in Itaporã from 1958 to 1972, once those Sisters came to that municipality aiming at helping the Franciscan Friars on educational tasks, and worked on the primary education level at Antônio João Ribeiro School and at Reunidas de Itaporã School, in the preschool education, at the parochial kindergarten, assisting children who were still not old enough to attend the classes at Antônio João Ribeiro and Reunidas de Itaporã Schools. That educational action was carried out at teaching and at the schools’ administration as well. At a time when Itaporã still needed qualified teachers, the Sisters arrived as properly certified educators. Besides that, the Franciscan Sisters founded, in 1960, Santo Antônio School, a catholic confessional institution, which aimed at facilitating the entrance of those religious teachers to various educational levels in Itaporã, such as courses to train teachers, kindergarten, Primary and Secondary Education. Therefore, it could be concluded that the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity, together with the Franciscans, built tactics and strategies to provide and legitimate a catholic-oriented education in Itaporã, not only in confessional schools, but also in other institutions, including public ones, producing standards to forge, instruct and catechize students.
Palavras-chave: Educação - História
Educational History
Irmãs Franciscanas
Franciscan Sisters
Catolicismo
Catholicism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RODELINI, Claudiani Ferreira da Cunha. A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e sua atuação na educação escolar em Itaporã - MT (1958-1972). 2022. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5353
Data do documento: 4-Out-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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