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Tipo: Tese
Título: Meta-avaliação em planejamento educacional: o processo de monitoramento e avaliação do PME/Dourados em foco
Título(s) alternativo(s): Meta-evaluation in educational planning: the process of monitoring and evaluation of PME/Dourados in focus
Autor(es): Rodrigues, Evally Solaine de Souza
Primeiro Orientador: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Elliot, Ligia Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Militão, Silvio Cesar Nunes
metadata.dc.contributor.referee3: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Perboni, Fabio
Resumo: Esta Tese de Doutoramento em Educação traz em seu bojo o tema da avaliação de políticas educacionais. Faz parte da Linha de Pesquisa em Política e Gestão da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, situada no estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo geral consiste em meta-avaliar o valor intrínseco e o valor extrínseco do processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Dourados (PME/Dourados 2015-2024), empreendido pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação (CMMA/PME/Dourados), tendo em vista as possíveis contribuições do processo avaliativo municipal para o cumprimento do Plano decenal em questão. Os objetivos específicos deste estudo são: a) Contextualizar a avaliação de políticas públicas como área do conhecimento que possibilita as análises das intenções, ações e comportamento dos atores sociais e políticos na esfera educacional; b)Verificar os pressupostos teórico-metodológicos e conceituais que abarcam os estudos em meta-avaliação no contexto nacional e internacional; c) Refletir sobre a constituição histórica da política de avaliação dos planos decenais em educação sancionados após a promulgação da Constituição Federal de 1988 até o segundo decênio dos anos 2000 que estabeleçam relação direta com o PME/Dourados (2015-2024); d)Avaliar o valor e o mérito do processo de acompanhamento do PME/Dourados (2015-2024), a partir dos pressupostos Utilidade, Precisão e Responsabilização. Pauta-se nas orientações teórico-metodológicas estabelecidas pelo Joint Committee on Standards for Education Evaluation sobre meta-avaliação de processo, a partir dos atributos Utilidade, Precisão e Responsabilização. Considerando as tendências dessa área de investigação e o objeto de análise desta Tese de Doutorado, recorre-se à combinação das seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. O levantamento das fontes se operacionaliza a partir de observação não-participante nas reuniões da CMMA/PME/Dourados; questionários mistos encaminhados aos integrantes da Comissão, por meio da plataforma Google Forms; entrevistas semiestruturadas com a equipe coordenadora da CMMA/PME/Dourados. Mediante aos dados angariados e as análises empreendidas, obtêm-se a seguinte Tese: o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Dourados (PME/Dourados/ 2015-2024), empreendido pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação (CMMA/PME/Dourados) apresenta parcialmente valor intrínseco e valor extrínseco, demonstrando avanço significativo na política de planejamento decenal em educação local, mas ainda demanda aprimoramento no quesito monitoramento, avaliação e, sobretudo, proposição. Contatou-se que o processo de monitoramento e avaliação do PME/Dourados (2015-2024), tem alcançado parcialmente todos os critérios investigados, sendo eles: Credibilidade do Avaliador; Atenção às Partes Interessadas; Processos e Produtos Significativos; Comunicação dos Relatórios; Confiabilidade dos Dados; e, Documentação da Avaliação. A avaliação desses itens possibilita compreender que ainda é preciso avançar no cumprimento das incumbências atribuídas à CMMA/PME, sobretudo no aspecto propositivo. Ademais, constatou-se a necessidade de investimento e fortalecimento do sistema de cooperação entre as esferas administrativas da federação (União, estado de Mato Grosso do Sul e município de Dourados), bem como a relação entre as instituições envolvidas na prática avaliativa.
Abstract: This Doctoral Thesis in Education brings in its core the theme of the evaluation of educational policies. It is part of the Research Line in Education Policy and Management, belonging to the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados, located in the state of Mato Grosso do Sul. The general objective is to meta-assess the intrinsic value and extrinsic value of the monitoring and evaluation process of the Dourados Municipal Plan (PME/Dourados 2015-2024), undertaken by the Municipal Monitoring and Evaluation Commission (CMMA/PME/Dourados) , in view of the possible contributions of the municipal evaluation process to the fulfillment of the ten-year Plan in question. The specific objectives of this study are: a) To contextualize the evaluation of public policies as an area of knowledge that enables the analysis of intentions, actions and behavior of social and political actors in the educational sphere; b)Verify the theoretical-methodological and conceptual assumptions that encompass studies in meta-evaluation in the national and international context; c) Reflect on the historical constitution of the evaluation policy of the ten-year education plans enacted after the enactment of the Federal Constitution from 1988 to the second decade of the 2000s, which establish a direct relationship with the Municipal Education Plan of Dourados approved in 2015 ; d) Evaluate the value and merit of the SME/Dourados monitoring process (2015-2024), based on the assumptions Utility, Precision and Accountability. Considering the trends in this area of investigation and the object of analysis of this Doctoral Thesis – the monitoring and evaluation process of the PME/Dourados (2015/2024) – it uses the combination of the following methodologies: bibliographic research, documentary research and field research. The survey of sources is operationalized from non-participant observation in the CMMA/PME/Dourados meetings in the first and second semesters of 2021; mixed questionnaires sent to Commission members during the second half of 2021 through the Google Forms platform; semi-structured interviews with CMMA/PME/Dourado managers. Through the data collected and the analyzes carried out, the following thesis is obtained: the process of monitoring and evaluation of the Municipal Plan of Dourados (PME/Dourados/ 2015-2024), undertaken by the Municipal Commission for Monitoring and Evaluation (CMMA/PME/ Dourados) has partially intrinsic and extrinsic value, demonstrating a significant advance in the ten-year planning policy in local education, but it still demands improvement in terms of monitoring, evaluation and, above all, proposition. It was found that the monitoring and evaluation process of the PME/Dourados (2015-2024) has partially reached all the criteria investigated, namely: Appraiser's Credibility; Attention to Stakeholders; Significant Processes and Products; Communication of Reports; Data Reliability; and, Assessment Documentation. The evaluation of these items makes it possible to understand that it is still necessary to move forward in fulfilling the tasks assigned to the CMMA/PME, especially in the propositional aspect. Furthermore, there was a need for investment and strengthening of the cooperation system between the administrative spheres of the federation (Union, state of Mato Grosso do Sul and municipality of Dourados), as well as the relationship between the institutions involved in the evaluation practice.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Planejamento decenal em educação
Decennial education planning
Avaliação educacional
Educational assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Evally Solaine de Souza. Meta-avaliação em planejamento educacional: o processo de monitoramento e avaliação do PME/Dourados em foco. 2022. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5354
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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