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Tipo: Tese
Título: Entre periódicos e o cordel: a primeira república a partir das representações do cangaceiro Antonio Silvino – Recife - PE (1900-1918)
Título(s) alternativo(s): Between periodicals and the cordel: the first republic from the representations of the bandit Antonio Silvino – Recife - PE (1900-1918)
Entre los periódicos y el cordel: la Primera República a partir de las representaciones del bandolero Antonio Silvino – Recife - PE (1900-1918)
Autor(es): Lacerda, Erasmo Peixoto de
Primeiro Orientador: Perli, Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Rosilene Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Sales Neto, Francisco Firmino
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Eudes Fernando
metadata.dc.contributor.referee4: Coelho, Fabiano
Resumo: Esta tese analisa as representações do cangaceiro Antonio Silvino construídas em Recife-PE, nas duas primeiras décadas do século XX, entrecruzando leituras do tempo relacionadas à jovem República. Em um mesmo espaço e tempo – a capital pernambucana, entre 1900 e 1918 –, olhares para a República foram expostos a partir da figura de um sujeito que vivia da prática de crimes no sertão de Pernambuco e estados vizinhos. Para efetivar a análise das múltiplas vozes, tomamos como objeto as representações construídas na imprensa periódica – os jornais Diário de Pernambuco e A Província – e na literatura – a obra do poeta Leandro Gomes de Barros. Suportes distintos, com suas especificidades, fincados em experiências e expectativas em relação ao regime político vigente, construirão interpretações do real tendo o cangaceiro Antonio Silvino como mote. Evidentemente, estes distintos “olhares” para o cangaço, que acabam por construir a habitual visão dual pautada no bom/mau-bem/mal, são representações deste fenômeno social e, como tal, possibilitam enxergar as sociabilidades daqueles que as produzem e consomem uma determinada forma de pensar e dar a ler uma realidade determinada. Nesse sentido, é analisado periódicos de posições políticas diametralmente opostas, ligados ou contrários à oligarquia estadual dominante, e o uso deliberado da figura do cangaceiro Antonio Silvino por estes, como arma nas disputas políticas estaduais; do mesmo modo, é analisado a literatura de Leandro Gomes de Barros e o uso do cangaceiro como arquétipo de homem ideal, saudoso monárquico e representante de um código moral em vias de desaparecimento frente à modernização apregoada pela República. Diante desse quadro amplo de investigação, buscou-se compreender estes múltiplos olhares para o regime republicano, tendo o cangaceiro Antonio Silvino como personagem de fundo. Defendemos a tese, ao final, de que as experiências e expectativas relacionadas à República dos produtores das representações do cangaceiro Antonio Silvino construíram estas múltiplas visões sobre um mesmo objeto.
Abstract: This thesis analyzes the representations of the bandit Antonio Silvino built in Recife-PE, in the first two decades of the 20th century, intertwining readings of time related to the young Republic. In the same space and time – the capital of Pernambuco, between 1900 and 1918 –, views towards the Republic were exposed from the figure of a subject who lived from the practice of crimes in the hinterland of Pernambuco and neighboring states. In order to carry out the analysis of the multiple voices, we took as object the representations built in the periodical press – the newspapers Diário de Pernambuco and A Província – and in literature – the work of the poet Leandro Gomes de Barros. Different supports, with their specificities, based on experiences and expectations in relation to the current political regime, will build interpretations of the real having the cangaceiro Antonio Silvino as a motto. Evidently, these different “looks” at the cangaço, which end up building the usual dual vision based on good/bad-good/evil, are representations of this social phenomenon and, as such, make it possible to see the sociabilities of those who produce and consume them in a different way. a certain way of thinking and giving a reading of a certain reality. In this sense, periodicals of diametrically opposed political positions are analyzed, linked or contrary to the dominant state oligarchy, and the deliberate use of the figure of the cangaceiro Antonio Silvino by them as a weapon in state political disputes; in the same way, the literature of Leandro Gomes de Barros is analyzed and the use of the cangaceiro as an archetype of ideal man, nostalgic monarchist and representative of a moral code in the process of disappearing in the face of modernization proclaimed by the Republic. In view of this broad framework of investigation, we sought to understand these multiple views of the republican regime, having the bandit Antonio Silvino as a background character. We defend the thesis, at the end, that the experiences and expectations related to the Republic of the producers of representations of the cangaceiro Antonio Silvino built these multiple visions about the same object.
Palavras-chave: Cordel
Cangaço
República
Republic
Jornal
Newspaper
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: LACERDA, Erasmo Peixoto de. Entre Periódicos e o cordel: a primeira república a partir das representações do cangaceiro Antonio Silvino – Recife - PE (1900-1918). 2022. 270 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5480
Data do documento: 29-Abr-2022
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