Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5487
Tipo: Dissertação
Título: Garantia do direito à educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Paraguai: as cidades fronteiriças de Ponta Porã-BR e Pedro Juan Caballero-PY
Título(s) alternativo(s): Guarantee of the right to child (initial) education in educational standards in Brazil and Paraguay: the border cities of Ponta Porã-BR and Pedro Juan Caballero-PY
Garantía de los derechos a la educación infantil (inicial) en la normativización educacional de Brasil y Paraguay: las ciudades fronterizas de Ponta Porã-BR y Pedro Juan Caballero-PY
Autor(es): Ledur, Jaqueline Jociele
Primeiro Orientador: Alves, Andréia Vicência Vitor
metadata.dc.contributor.referee1: Arévalos, José Manuel Silvero
metadata.dc.contributor.referee2: Perboni, Fabio
Resumo: Esta dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e articula-se ao projeto de pesquisa “A educação básica em países do Mercosul”. Buscando responder: como foi firmada a normatização para a Educação Infantil (denominada Educação Inicial no Paraguai) das cidades-gêmeas fronteiriças de Ponta Porã-BR e Pedro Juan Caballero-PY? Tem como objetivo geral analisar o direito à Educação Infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Paraguai, mais precisamente, nas cidades fronteiriças de Ponta Porã, sul de Mato Grosso do Sul, Brasil; e Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambai, Paraguai. Para tanto, apresenta como objetivos específicos: apreender o direito a Educação Infantil na legislação educacional do Brasil; abarcar o direito à Educação Inicial na normatização educacional do Paraguai; e compreender a formulação de ações para a Educação Infantil nos municípios fronteiriços de Ponta Porã – BR e em Pedro Juan Caballero – PY, suas possíveis diferenças e similitudes. Como aporte metodológico fez-se uso da metodologia de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e utilizando como fontes bibliográficas um arcabouço teórico acerca da Educação Infantil e como fontes documentais a normatização educacional dos referidos países e municípios que trata dessa Educação. Em suma, os resultados da pesquisa mostram que a Educação para crianças de zero a cinco vem avançando de modo expressivo tanto no Brasil quanto no Paraguai, especificamente nos municípios de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no âmbito da normatização, que seguem a legislação educacional nacional de seus respectivos países aos quais são pertencentes, constituindo-se em ganhos importantes no que concerne a garantia de oferta da Educação Infantil, no âmbito normativo. E, no caso de Ponta Porã, ente federado com autonomia, sua normatização está estritamente organizada de forma consoante a normatização do Brasil, sem apresentar formulações que levem em considerações suas especificidades, dentre elas o fato de ser parte de cidades-gêmeas, com famílias flutuantes; já Pedro Juan Caballero, atende a normatização educacional de seu estado unitário Paraguai, mas apresenta dentre suas ações o Programa das Maestras Mochileras que atende uma de suas especificidades. Ainda foi possível evidenciar neste estudo que o sistema educacional, bem como o progresso da Educação Infantil nesses municípios, e em seus respectivos países, são resultados do processo de manifestações e reinvindicações de uma sociedade que luta por seus direitos, e não somente de ações empregadas pelo Estado, em busca de garantir o direito à educação da criança pequena. Resta saber se tal normatização neles vem sendo implementada para tanto.
Abstract: This Master's dissertation is associted to the Research Line “Politics and Management of Education”, of the Post Graduate Program in Education (PPGEdu), of the Faculty of Education (FAED) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), and is articulated to the research project “Basic education in Mercosur countries”. Intends to answer: how was the regulation for Early Childhood Education (called Initial Education in Paraguay) established in the border twin cities of Ponta Porã-BR and Pedro Juan Caballero-PY? Its general objective is to analyze the right to Early Childhood Education in the educational regulation of Brazil and Paraguay, more precisely, in the border cities of Ponta Porã, south of Mato Grosso do Sul, Brazil; and Pedro Juan Caballero, capital of the Department of Amambai, Paraguay. Therefore, it presents as specific objectives: to apprehend the right to Early Childhood Education in the educational legislation of Brazil; to include the right to Initial Education in the educational regulation of Paraguay; and understand the formulation of actions for Early Childhood Education in the border municipalities of Ponta Porã-BR and Pedro Juan Caballero-PY, their possible differences and similarities. As a methodological contribution, the methodology of a qualitative approach was used, through documentary research and using as bibliographic sources a theoretical framework about Early Childhood Education and as documentary sources the educational standardization of the referred countries and municipalities that deals with this Education. In short, the research results show that Education for children from zero to five years old has been advancing significantly both in Brazil and in Paraguay, specifically in the municipalities of Ponta Porã and Pedro Juan Caballero, within the scope of regulation, which follow the legislation national educational system of their respective countries to which they belong, constituting important gains in terms of guaranteeing the provision of Early Childhood Education, in the normative scope. And, in the case of Ponta Porã, a federated entity with autonomy, its regulation is strictly organized according to the regulation of Brazil, without presenting formulations that take into account its specificities, among them the fact of being part of border twin cities, with floating families; Pedro Juan Caballero, on the other hand, meets the educational norms of its unitary state, Paraguay, but has among its actions the Maestras Mochileras Program, which meets one of its specificities. It was still possible to show in this study that the educational system, as well as the progress of Early Childhood Education in these municipalities, and in their respective countries, are the result of the process of manifestations and claims of a society that fights for its rights, and not only of actions taken. By the State, seeking to guarantee the right to education of young children. It remains to be seen whether this standardization has been implemented for this purpose.
Esta disertación de magíster se vincula con la línea de investigación “Políticas e Gestão da Educação” del programa de postgrado en educación (PPGEdu), de la facultad de educación (FAED) de la Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), y se articula en el proyecto de investigación “La educación básica en países del Mercosur”, buscando responder: Cómo fue firmada la normativa para la educación infantil (denominada educación inicial en Paraguay) de las ciudades-gemelas fronterizas de Ponta Porã-BR y Pedro Juan Caballero- PY. Tiene por objetivo general analizar el derecho a la educación infantil en la normativización educacional de Brasil y de Paraguay, más precisamente, en las ciudades fronterizas de Ponta Porã, al sur de Mato Grosso do Sul, Brasil; abarcar el derecho a la educación inicial en la normativización educacional de Paraguay; y comprender la formulación de acciones para la educación infantil en los municipios fronterizos de Ponta Porã - BR y en Pedro Juan Caballero - PY, con sus posibles diferencias y similitudes. Como propuesta metodológica se hizo uso de metodología de abordaje cualitativa, por medio de investigación documental y utilizando como fuente bibliográfica un marco teórico basado en la educación infantil, y como fuentes documentales la normativa educacional de los referidos países y municipios en la que se enmarcan esta educación. En suma, los resultados de las pesquisas muestran que la educación para los niños de cero a cinco años viene avanzando de modo manifiesto tanto en Brasil como en Paraguay, específicamente en los municipios de Ponta Porã y Pedro Juan Caballero, en el ámbito de la normativización, que siguen a la legislación educacional nacional de sus respectivos países a los cuales son pertenecientes, constituyéndose en mejoras importantes en lo que concierne a la garantía de la oferta de la educación infantil, en el ámbito normativo. Y, en el caso de Ponta Porã, ente federado y con autonomía, su normativización está estrictamente organizada de forma consonante a la normativización de Brasil, sin presentar formulaciones que lleven en consideración sus particularidades, dentro de las cuales está el hecho de ser parte de ciudades-gemelas fronterizas con familias fluctuantes. Ahora, Pedro Juan Caballero, mantiene la normativa educacional de su estado unitario de Paraguay, presenta dentro de sus acciones el programa de “Maestras Mochileras” que atiende una de sus particularidades. De este modo, fue posible evidenciar en este estudio que el sistema educacional, así como en el progreso de la educación infantil en este municipio y en sus respectivos países, son resultado de procesos de manifestaciones y reivindicaciones de una sociedad que lucha por sus derechos, y no solamente de acciones empleadas por el Estado, en busca de garantizar el derecho a la educación de niños pequeños. Sin embargo, solo resta saber si esta normativización está siendo implementada para dicho fin.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Norma administrativa
Administrative regulation
Brasil-Paraguai - região de fronteira
Brazil-Paraguay - border region
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: LEDUR, Jaqueline Jociele. Garantia do direito à educação infantil (inicial) na normatização educacional do Brasil e do Paraguai: as cidades fronteiriças de Ponta Porã-BR e Pedro Juan Caballero-PY. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5487
Data do documento: 8-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaquelineJocieleLedur.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.