Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5488
Tipo: Dissertação
Título: Gestão da inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Management of the inclusion of students with needs specific educational programs at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul
Gestión de la inclusión de alumnos con necesidades programas educativos específicos en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Santos, Mariana Luize dos
Primeiro Orientador: Nozu, Washington Cesar Shoiti
metadata.dc.contributor.referee1: Vilaronga, Carla Ariela Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: A presente investigação está vinculada ao projeto de pesquisa Políticas de Educação Especial:discursos, transversalidades e atuações no contexto da prática, ao Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) e à linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Particularmente, esta dissertação é provocada pela seguinte problemática: como ocorre a atuação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) para a gestão da inclusão educacional nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)? Nessa direção, esta pesquisa de mestrado teve como objetivo geral analisar a atuação dos NAPNEs para a gestão da inclusão educacional nos campi do IFMS. Para isso, elencou-se como objetivos específicos: levantar o contexto das políticas de inclusão de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Profissional brasileira; perscrutar os documentos político-normativos do IFMS atinentes à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas; analisar, com base nas atribuições, como são estabelecidas e organizadas as ações desenvolvidas pelos NAPNEs do IFMS, na busca da efetivação das políticas de inclusão. O estudo fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Políticas e na Teoria da Atuação, propostas por Stephen J. Ball e seus colaboradores. Os caminhos metodológicos percorreram uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental (documentos político-normativos internacionais, nacionais e institucionais) e de levantamento. Observados os procedimentos éticos, após a autorização institucional expressa, foram levantadas informações com representantes dos NAPNEs dos 10 campi do IFMS, por meio de questionário aberto e de entrevista semiestruturada. A análise dos dados buscou articular-se aos contextos de influência, produção de texto e da prática, propostos pelo método da Abordagem do Ciclo de Políticas, de modo a concentrar-se em cinco eixos temáticos, a saber: a) caracterização dos representantes dos NAPNEs do IFMS; b) contextualização da inclusão de estudantes com necessidades específicas nos campi do IFMS; c) composição e atribuição dos NAPNEs nos campi do IFMS; d) ações dos NAPNEs nos campi do IFMS; e e) desafios para a atuação do NAPNE. Os resultados evidenciam que: a) em sua maioria, os coordenadores do NAPNE são ocupantes de cargos técnico-administrativos, possuem experiências anteriores na área de Educação Especial Inclusiva e exercem outras funções além das desempenhadas no Núcleo; b) os estudantes atendidos não se enquadram apenas como Público-Alvo da Educação Especial; há uma diversidade de especificidades e necessidades que exige da equipe a busca de novos conhecimentos; c) sobre as estruturas física e material, os campi, de maneira geral, apresentam uma estrutura arquitetônica acessível, no entanto, no que se refere a materiais para atendimento, existe uma defasagem na maioria das unidades; d) sobre a composição das equipes, observou-se que o número de profissionais não é um entrave para a realização das ações de inclusão, porém, a formação é algo que inviabiliza que os atendimentos realizados sejam mais efetivos, e isso foi apontado como o maior desafio para a atuação do NAPNE no IFMS; e) quanto às atribuições, mesmo previstas em regulamento, cada campus apresentou uma organização específica; f) as principais ações englobam o atendimento ao aluno e a orientação ao docente, esta última é comumente relacionada a adaptações que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem do estudante atendido. Em face disso, conclui-se que o processo de inclusão, mesmo com dificuldades, ocorre no IFMS e a atuação dos NAPNEs, no que tange à garantia do atendimento às políticas de Educação Especial Inclusiva, sinaliza aspectos de gestão democrática.
Abstract: This investigation is linked to the research project Special Education Policies: speeches, transversalities and actions in the context of practice, to the Research Group State, Policy and Education Management Studies (GEPGE) and to the line of research Education Policy and Management of the Postgraduation Program in Education (PPGEdu), at the Federal University of Grande Dourados (UFGD). Particularly, this dissertation is provoked by the following problem: how the Centers for People with Specific Educational Needs Assistance (NAPNEs) does act for the educational inclusion management at the campuses of the Mato Grosso do Sul Education, Science and Technology Federal Institute (IFMS)? In this direction, this Master degree’s research had as general objective to analyze the NAPNEs’ performance for educational inclusion management at the IFMS campuses. For this, it was listed as specific objectives: survey the context of inclusion policies for students that are the Special Education Target Audience (PAEE) in Brazilian Professional Education; scrutinize the IFMS political-normative documents regarding the inclusion of students with specific educational needs; to analyze, based on the attributions, how are established and organized the actions developed by the NAPNEs’ IFMS, in the search for the implementation of inclusion policies. The study was based on the Policy Cycle Approach and on the Theory of Policy Enactment, proposed by Stephen J. Ball and collaborators. The methodological paths followed a qualitative approach, using bibliographic and documentary research (international, national and institutional political-normative documents) and survey. After observing the ethical procedures and with the express institutional authorization, information was gathered with the NAPNEs 10 IFMS campuses’ representatives, through an open questionnaire and a semi-structured interview. The data analysis was articulated with the contexts of influence, text production and practice, proposed by the Policy Cycle Approach method, in order to focus on four thematic axes, namely: a) characterization of the IFMS NAPNEs` representatives; b) contextualization of the students with specific needs inclusion at the IFMS campuses; c) NAPNEs’ composition and allocation on IFMS campuses; and d) NAPNEs’ actions on IFMS campuses. The results show that: a) most of the NAPNE coordinators hold technical-administrative positions, have previous experience in the area of inclusive Special Education and perform other functions in addition to those developed in the Centers; b) the attended students do not only fit as Special Education Target Audience; there is specificities and needs diversity that require the team to search for new knowledge; c) in terms of physical and material structures, the campuses, in general, have an accessible architectural structure, however, there is a gap in most units regarding materials for assistance; d) about the teams composition, it was observed that the number of professionals is not an obstacle to carrying out inclusion actions, however, the lack of instruction is something that makes unfeasible a more effective assistance and was pointed out as the biggest challenge for the NAPNE’s performance in the IFMS; e) regarding the attributions, even those written in regulations, each campus presented a specific organization; f) the main actions developed include student assistance and teacher guidance, this one is commonly related to adaptations that can facilitate the teaching-learning process of the attended student. It is concluded that the inclusion process, even with difficulties, occurs at the IFMS, and the NAPNEs’ performance, in terms of guarantee observance of Special Education Inclusive policies, signals aspects of democratic management.
La presente investigación se vincula al proyecto de investigación Políticas de Educación Especial: discursos, transversalidades y acciones en el contexto de la práctica, al Grupo de Estudio e Investigación Estado, Políticas y Gestión de la Educación (GEPGE) y a la línea de investigación Políticas y Gestión Educativa del Programa de Posgrado en Educación (PPGEdu) de la Universidad Federal del Grande Dourados (UFGD). En particular, esta disertación está provocada por el siguiente problema: ¿cómo funciona el trabajo de los Centros de Atención a Personas con Necesidades Educativas Específicas (NAPNE) para la gestión de la inclusión educativa en los campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Mato Grosso do Sul (IFMS)? En esa dirección, esta investigación de maestría tuvo como objetivo general analizar el desempeño de las NAPNE para la gestión de la inclusión educativa en los campus de las IFMS. Para esto, se enumeraron los siguientes objetivos específicos: investigar el contexto de las políticas de inclusión de estudiantes Público Objetivo de Educación Especial (PAEE) en la Educación Profesional brasileña; escudriñar los documentos normativos del IFMS con respecto a la inclusión de estudiantes con necesidades educativas específicas; analizar, a partir de las atribuciones, cómo se establecen y organizan las acciones desarrolladas por los IFMS NAPNE, en la búsqueda de la implementación de políticas de inclusión. El estudio se basó en el Policy Cycle Approach y en la Teoría del Desempeño, propuestos por Stephen J. Ball y sus colaboradores. Los caminos metodológicos siguieron un abordaje cualitativo, utilizando investigación bibliográfica y documental (documentos político-normativos internacionales, nacionales e institucionales) y encuesta. Después de observar los procedimientos éticos, previa autorización institucional expresa, se recolectó información con representantes de las NAPNE de los 10 campus de la IFMS, a través de un cuestionario abierto y una entrevista semiestructurada. El análisis de datos buscó articular los contextos de influencia, producción de textos y práctica, propuestos por el método del Enfoque del Ciclo de Políticas, para enfocarse en cinco ejes temáticos, a saber: a) caracterización de los representantes de los SIAF NAPNE; b) contextualización de la inclusión de estudiantes con necesidades específicas en los campus de IFMS; c) composición y asignación de NAPNE en los campus de IFMS; d) acciones de las NAPNE en los campus de IFMS; ye) desafíos para el desempeño de NAPNE. Los resultados muestran que: a) la mayoría de los coordinadores de la NAPNE ocupan cargos técnico-administrativos, tienen experiencia previa en el área de Educación Especial Inclusiva y realizan otras funciones además de las realizadas en el Núcleo; b) los alumnos atendidos no se encuadran únicamente como Público Objetivo de Educación Especial; hay diversidad de especificidades y necesidades que demandan del equipo la búsqueda de nuevos conocimientos; c) en cuanto a las estructuras físicas y materiales, los campus, en general, presentan una estructura arquitectónica accesible, sin embargo, en cuanto a los materiales para el servicio, existe un rezago en la mayoría de las unidades; d) sobre la composición de los equipos, se observó que el número de profesionales no es un obstáculo para realizar acciones de inclusión, sin embargo, la capacitación es algo que imposibilita que la atención brindada sea más efectiva, y así se señaló como el mayor desafío para el desempeño de NAPNE en el IFMS; e) en cuanto a las atribuciones, aun previstas reglamentariamente, cada campus presentaba una organización específica; f) las principales acciones engloban la asistencia al estudiante y la orientación al profesor, esta última comúnmente se relaciona con adaptaciones que pueden favorecer el proceso de enseñanza-aprendizaje del estudiante asistido. Frente a eso, se concluye que el proceso de inclusión, aún con dificultades, se da en las SIAF y la actuación de las NAPNE, en cuanto a garantizar el cumplimiento de las políticas de Educación Especial Inclusiva, señala aspectos de gestión democrática.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Gestão escolar
School administration
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SANTOS, Mariana Luize dos. Gestão da inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5488
Data do documento: 17-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaLuizedosSantos.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.