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Tipo: Dissertação
Título: Geografia das sexualidades: desafios e estranhamentos no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Geographies of sexualities: challenges and estrangements in the school context
Autor(es): Além, Yuri Gabriel Vieira
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Tonini, Ivaine Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Juliana Grasiéli Bueno
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os dizeres sobre gênero e sexualidade dos e das professoras de Geografia da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul buscando um diálogo teórico metodológico com as epistemologias feministas, das sexualidades e estudos Queer. Para isso, foram realizados levantamento bibliográfico sobre a constituição da Geografia como ciência na modernidade e a emergência dos gêneros e das sexualidades nos debates contemporâneos dessa ciência, além de análises das políticas públicas educacioanais desde o aparecimento do tema transversal Orientação sexual nos Paramentros Curriculares Nacionais (PCN) até a versão vigente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também foram aplicados questionários semiestrturados junto a 15 docentes da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul e realizadas conversas indiretas com 4 desses profissionais da educação. Como resultado, é perceptivel que há um apagamento dos gêneros e das sexualidades na produção da Geografia da modernidade e que ainda aparece nos dias atuais. As políticas públicas educacionais, recentemente, sofrem emudecimentos nas temáticas de gênero e sexualidade, em consequência, principalmente, da ideia de uma escola assexuada, onde essas temáticas se tornam invisíveis e espinhosas, e, também, do avanço do conservadorismo no Brasil, impulsionado pela “Escola sem partido” e pelas bancadas mais conservadoras do poder legislativo. Os e as docentes participantes da pesquisa apontam uma carência em sua formação no que se refere às discussões sobre o gênero e a sexualidade, fundalmentamente, no curso de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados, visto que é a instituição de formação da maioria dos entrevistados. No entanto, há uma prédisposição desses professores e professoras ao tratar o gênero e a sexualidade na escola, principalmente ao combate da homo/transfobias presentes no contexto escolar, e na sociedade civil em geral. Finalmente, os e as docentes discorrem que há possibilidade do ensino de Geografia se tornar aliado ao processo de ensino-aprendizagem e ao combate ao preconceito, sendo pautado no cotidiano e nas vivências de todas e todos educandos, inclusive, para sujeitos LGBTQIA+.
Abstract: This research aimed to analyze the sayings about gender and sexuality of Geography teachers from Mato Grosso do Sul teaching network seeking a methodological theoretical dialogue with feminist epistemologies, Sexualities and Queer Studies. For this, a bibliographic survey was carried out on the constitution of Geography as a science in modernity and the emergence of genders and sexualities in the contemporary debates of this science, as well as analyzes of public educational policies since the emergence of the transversal theme Sexual orientation in the National Curriculum Parameters (PCN – in Portuguese) up to the current version of the National Curricular Common Base (BNCC – in Portuguese). Semi-structured questionnaires were also applied with 15 teachers from the public network of the state of Mato Grosso do Sul and Indirect conversations were held with 4 of these education professionals. As a result, it is noticeable that there is an erasure of genders and sexualities in the production of Geography of modernity and that still appears nowadays. Public educational policies, recently, have been muted in terms of gender and sexuality, as a consequence, mainly, of the idea of an asexual school, where these themes become invisible and thorny, and also the advance of the conservatism in Brazil, driven by the “School without a party” and groups more conservative in the Legislature Power. The teachers participating in the research point to a lack in their training with regard to discussions about gender and sexuality, fundamentally, in the Geography course at the Federal University of Grande Dourados, as it is the training institution for most respondents. However, there is a predisposition of these teachers when dealing with gender and sexuality at school, especially the fight against homo/transphobias present in the school context, and in civil society in general. Finally, the teachers name that there is a possibility for the teaching of Geography to become an ally to the teaching-learning and combating prejudice, based on daily life and experiences of all students, including LGBTQIA+ people.
Palavras-chave: Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - study and teaching
Sexualidade
Sexuality
Formação de professores
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: ALÉM, Yuri Gabriel Vieira Além. Geografia das sexualidades: desafios e estranhamentos no contexto escolar. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5511
Data do documento: 18-Nov-2022
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