Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5617
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Controle de estoque de insumos agrícolas em uma unidade produtora e armazenadora de grãos um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Stock control of agricultural inputs in a grain producer and storage unit a case study
Control de stock de insumos agrícolas en una unidad productora y de almacenamiento de granos un estudio de caso
Autor(es): Tanaka, João Lucas
Primeiro Orientador: Menegazzo, Mariana Lara
metadata.dc.contributor.referee1: Facó, Renata Tilemann
metadata.dc.contributor.referee2: Camparotti, Carlos Eduardo Soares
Resumo: Os insumos agrícolas são utilizados vastamente por agricultores com o objetivo de controle de pragas e doenças, representando aproximadamente 20% dos custos da produção de grãos, a empresa pesquisada necessitava de uma ferramenta para o controle do estoque de insumos, controle de devolução de embalagens de insumos vazias para a destinação correta e dashboard para acompanhamento do desempenho das operações de pulverizações de insumos. Para isso, foi realizado por meio de entrevistas não estruturadas com gestores e colaboradores o levantamento dos dados serem coletados por esse sistema e rotinas de trabalhos. A plataforma do google planilhas foi utilizado como meio de desenvolvimento do sistema, contemplando interface de lançamento de dados, bancos de dados e geração de gráficos visando fornecer ao produtor rural uma visão estratégica a respeito de suas operações. Após o desenvolvimento e implantação na empresa, o sistema para controle de estoque se mostrou funciona e com mecanismos para monitorar a aderência dos funcionários ao sistema de controle de estoque, o controle devolução de embalagens fornece o volume total de cada produto a ser devolvido e o dashboard permitiu a gestão a monitorar o desempenho de suas operações e custos com insumos.
Abstract: Agricultural inputs are widely used by farmers with the objective of controlling pests and diseases, representing approximately 20% of the costs of grain production, the researched company needed a tool to control the stock of inputs, control the return of empty inputs for the correct destination and dashboard for monitoring the performance of input spraying operations. For this, the survey of data to be collected by this system and work routines was carried out through unstructured interviews with managers and employees. The google spreadsheets platform was used as a means of developing the system, including an interface for data entry, databases and graphics generation in order to provide rural producers with a strategic vision regarding their operations. After development and implementation in the company, the inventory control system proved to be working and with mechanisms to monitor employees' adherence to the inventory control system, the package return control provides the total volume of each product to be returned and the dashboard allowed management to monitor the performance of its operations and input costs.
Los insumos agrícolas son muy utilizados por los agricultores con el objetivo de controlar plagas y enfermedades, representando aproximadamente el 20% de los costos de producción de granos, la empresa investigada necesitaba una herramienta para controlar el stock de insumos, controlar el retorno de insumos vacíos para el destino correcto y tablero para monitorear el desempeño de las operaciones de aspersión de insumos. Para ello se realizó el levantamiento de datos que debe recolectar este sistema y rutinas de trabajo a través de entrevistas no estructuradas a directivos y empleados. Como medio de desarrollo del sistema se utilizó la plataforma de hojas de cálculo de google, incluyendo una interfaz para el ingreso de datos, bases de datos y generación de gráficos con el fin de brindar a los productores rurales una visión estratégica respecto a sus operaciones. Después del desarrollo e implementación en la empresa, el sistema de control de inventario demostró estar funcionando y con mecanismos para monitorear la adherencia de los empleados al sistema de control de inventario, el control de devolución de paquetes proporciona el volumen total de cada producto a devolver y el tablero permitió a la gerencia monitorear el desempeño de sus operaciones y costos de insumos.
Palavras-chave: Gestão de estoque
Stock management
Insumos agrícolas
Agricultural input
Embalagem
Packaging
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: TANAKA, João Lucas. Controle de estoque de insumos agrícolas em uma unidade produtora e armazenadora de grãos um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5617
Data do documento: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoLucasTanaka.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.