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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise luminotécnica e projeto de aprimoramento em escolas públicas no município de Dourados – MS e Presidente Prudente - SP
Título(s) alternativo(s): Lighting analysis and improvement project in public schools in the city of Dourados - MS and Presidente Prudente - SP
Analisis y proyecto de mejoramiento de iluminacion en escuelas publicas de la ciudad de Dourados - MS y Presidente Prudente - SP
Autor(es): Leite, Mariana Manzoni
Primeiro Orientador: Omido, Agleison Ramos
metadata.dc.contributor.referee1: Mello, André Felipe Aparecido de
metadata.dc.contributor.referee2: Barboza, Christian Souza
Resumo: Uma boa iluminação em ambientes de trabalho requer projetos luminotécnicos que compreendam a importância da visualização eficiente das tarefas a serem executadas. Construções educacionais são tratadas como ambiente de trabalho para a ABNT NBR 8995-1:2013, dada a permanência dos alunos e profissionais nas instituições e ao desenvolvimento da aprendizagem ser realizado extensamente por meios visuais. Considerando-se a importância do tema exposto, o presente trabalho analisou a iluminação existente nos ambientes mais relevantes da Escola Estadual Floriano Viegas Machado e da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, localizadas nos municípios de Dourados (MS, Brasil) e Presidente Prudente (SP, Brasil), respectivamente. A investigação contou com a utilização do aparelho Luxímetro, capaz de medir o fluxo incidente nos planos de trabalho, nos ambientes: sala de aula, sala dos professores, biblioteca, laboratório de química e laboratório de informática. Apesar de passarem por reformas elétricas recentes, todos os ambientes analisados em ambas as escolas resultaram em valores insatisfatórios se comparados aos propostos por norma. Como alternativa de correção, utilizou-se do Método dos Lúmens para redimensionar os 10 ambientes e encontrar o número correto de luminárias a serem instaladas. Para fins de comparação e precisão de valores, o software DIALux evo® foi utilizado, com luminárias do tipo CCN07-E232, 2X32W-T8, retiradas do catálogo da fabricante Lumicenter. Os dois métodos apresentaram valores parecidos entre si, mas diferentes dos existentes nos ambientes estudados, confirmando a necessidade de reparos e aumento no número de luminárias.
Abstract: Good lighting in work environments requires lighting designs that understand the importance of efficiently visualizing the tasks to be performed. Educational constructions are treated as a working environment for ABNT NBR 8995-1:2013, given the permanence of students and professionals in institutions and the development of learning being carried out extensively by visual means. Considering the importance of the exposed theme, the present work analyzed the existing lighting in the most relevant environments of the Floriano Viegas Machado State School and Monsenhor Sarrion State School, located in the municipalities of Dourados (MS, Brazil) and Presidente Prudente (SP, Brazil), respectively. The investigation relied on the use of the Luxmeter device, capable of measuring the flow incident on the work plans, in the environments: night classroom, teachers' room, library, chemistry laboratory and computer laboratory. Despite undergoing recent electrical reforms, all environments analyzed in both schools resulted in unsatisfactory values compared to the proposed standard. As a correction alternative, the Lumens Method was used to resize the 10 environments and find the correct number of luminaires to be installed. For purposes of comparison and precision of values, the DIALux evo® software was used, with luminaires of type CCN07-E232, 2X32W-T8, taken from the Lumicenter manufacturer's catalog. The two methods presented values similar to each other, but different from those existing in the environments studied, confirming the need for repairs and an increase in the number of luminaires.
Palavras-chave: Construção civil
Civil construction
Luminotécnica
Luminotechnic
Método dos lúmens
Lumen method
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: LEITE, Mariana Manzoni. Análise luminotécnica e projeto de aprimoramento em escolas públicas no município de Dourados – MS e Presidente Prudente - SP. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5653
Data do documento: 2-Ago-2022
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