Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5733
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de um sistema de refrigeração com trocador de calor intermediário operando com R600a e R290
Título(s) alternativo(s): Analysis of a refrigeration system with intermediate heat exchanger operating with R600a and R290
Autor(es): Carvalho, Jacks Alexandre Pitman
Primeiro Orientador: Ferreira, Eduardo Manfredini
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ramon Eduardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Reginaldo Ribeiro de
Resumo: Os sistemas de refrigeração são essenciais para a vida moderna, e a eficiência energética desses sistemas é de suma importância, dada a representatividade desses sistemas no consumo de energia elétrica, sendo que no setor residencial, refrigeração e ar-condicionado chegam a representar 35% do consumo total de energia. No presente trabalho, analisou-se o impacto do uso de um trocador de calor intermediário em um sistema simples de compressão de vapor, e a substituição do largamente utilizado R134a, um HFC de alto GWP (1300), por dois hidrocarbonetos, R600a – o isobutano – e R290 – o propano – (GWP<10), estudando o impacto no COP e na carga de refrigerante, além da viabilidade de uso destes hidrocarbonetos para temperaturas do evaporador de 0ºC até -20ºC. Os resultados foram positivos, mostrando um COP maior com o uso do trocador de calor interno e equivalente ao substituir o fluido de trabalho. Além disso, uma redução na vazão de refrigerante no sistema (cerca de 80%) e pressões de trabalho viáveis, quando usando hidrocarbonetos.
Palavras-chave: DWSIM
Refrigeração
Refrigeration
Hidrocarboneto
Hydrocarbons
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: CARVALHO, Jacks Alexandre Pitman. Análise de um sistema de refrigeração com trocador de calor intermediário operando com R600a e R290. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5733
Data do documento: 11-Set-2023
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JacksAlexandrePitmanCarvalho.pdf603,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.