Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5735
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação financeira no ensino médio: uma análise de impacto do currículo de referência do Mato Grosso do Sul sobre o conhecimento dos estudantes em Itaporã
Título(s) alternativo(s): Financial education in high school: an analysis of the impact of the reference curriculum in Mato Grosso do Sul on students' knowledge in Itaporã
Autor(es): Vilhalba, Gabriely Marangon
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Leandro Vinícios
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Pedro Rodrigues de
Resumo: Este estudo visa avaliar o impacto da implementação do currículo que inclui a educação financeira nas escolas públicas de Ensino Médio em Itaporã/MS, a partir de uma análise comparativa entre alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de questionários pré e pós-implantação do currículo, explorou-se o conhecimento, o comportamento financeiro e as percepções dos alunos. Utilizando técnicas estatísticas, como médias, proporções e testes de diferenças de médias, descobriu-seque o novo currículo se associou positivamente a um maior conhecimento sobre finanças, pois no Ensino Médio houve um aumento nas notas e na percepção da importância da educação financeira, e também houve ganhos no entendimento sobre investimentos. Esses resultados destacam a associação positiva da intervenção no conhecimento e comportamento financeiro dos alunos.
Abstract: This study aims to evaluate the impact of implementing a curriculum that includes financial education in public high schools in Itaporã, Mato Grosso do Sul, Brazil. This evaluation is based on a comparative analysis between high school and elementary school students. By using pre-and post-implementation curriculum questionnaires, the students' financial knowledge, behaviors, and perceptions were explored. Statistical techniques such as means, proportions, and tests of mean differences were employed, revealing that the new curriculum was positively associated with a greater understanding of finance. In high schools, there was an increase in grades and in the perceived importance of financial education. Moreover, there were improvements in the comprehension of investments. These results underscore the positive connection between the intervention and students' financial knowledge and behaviors.
Palavras-chave: Educação financeira
Financial education
Currículo escolar
School curriculum
Educação básica - ensino médio
High education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: VILHALBA, Gabriely Marangon. Educação financeira no ensino médio: uma análise de impacto do currículo de referência do Mato Grosso do Sul sobre o conhecimento dos estudantes em Itaporã. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5735
Data do documento: 31-Ago-2023
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielyMarangonVilhalba.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.