Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5799
Tipo: Dissertação
Título: Interrompendo a programação: espetacularização no horário gratuito de propaganda eleitoral dos candidatos à governador nas eleições em Mato Grosso do Sul (1998)
Autor(es): Souza, Suellen Cerqueira da Anunciação de
Primeiro Orientador: Monteiro, Linderval Augusto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Paulo Roberto Cimó
Resumo: Esta pesquisa analisou a espetacularização presente no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) dos candidatos à governador na eleição ocorrida em Mato Grosso do Sul no ano de 1998 dos candidatos Ricardo Bacha, Pedro Pedrossian e José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT). Sob a perspectiva teórica da renovada História política, a hipótese construída foi a partir de duas observações: a vitória do candidato Zeca do PT, possivelmente interrompendo um ciclo de revezamento no poder do estado de Mato Grosso do Sul de oligarquias políticas desde a sua criação em 1977, e da apropriação da linguagem televisiva pelos candidatos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral.Esta pesquisa se insere ainda, na contribuição tanto no âmbito geral de pesquisas relacionadas ao HGPE no campo da História, quanto nas pesquisas que envolvem a História política de Mato Grosso do Sul. Através da análise de conteúdo dos vídeos dos candidatos exibidos na véspera das eleições, observamos que a lógica estratégica mercadológica da propaganda fica evidente na construção do conteúdo, produzindo efeitos de sentido na intenção de persuadir os eleitores.
Abstract: This research aims to analyze the spectacularization present in the Free Electoral Propaganda Time (HGPE) of the candidates for governor in the election held in Mato Grosso do Sul in 1998. The candidates Ricardo Bacha, Pedro Pedrossian and José Orcírio Miranda dos Santos will be analyzed. (Zeca from PT). From the theoretical perspective of the renewed political history, the hypothesis built was based on two observations: the victory of candidate Zeca of the PT, possibly interrupting a relay cycle in the power of the state of Mato Grosso do Sul from political oligarchies since its inception. 1977, and the appropriation of television language by candidates in the Electoral Propaganda Free Hours. This research also seeks to contribute both to the general scope of HGPE-related research in the field of History, as well as to research involving the political history of Mato Grosso do Sul. By analyzing the content of the candidate videos displayed on the eve of the election, we observe that the strategic marketing logic of advertising is evident in the construction of the content, producing meaning effects in the intention to persuade voters.
Palavras-chave: Propaganda
Advertising
Eleições
Elections
Mato Grosso do Sul (Brasil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: SOUZA, Suellen Cerqueira da Anunciação de. Interrompendo a programação: espetacularização no horário gratuito de propaganda eleitoral dos candidatos à governador nas eleições em Mato Grosso do Sul (1998). 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5799
Data do documento: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuellenCerqueiradaAnunciaçãodeSouza.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.