Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5804
Tipo: Dissertação
Título: Política indigenista e agência indígena na província de Mato Grosso – Século XIX
Autor(es): Ferreira Júnior, Adalto Vieira
Primeiro Orientador: Langer, Protasio Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Coello de la Rosa, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Nauk Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Chamorro, Cándida Graciela
Resumo: A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa “História Indígena”, do Programa de Pósgraduação em História, da Universidade Federal da Grande Dourados. O seu objetivo é compreender o que ficou conhecido como correrias indígenas, no Mato Grosso provincial. Investigamos as correrias em duas perspectivas: a da administração provincial, que fez uso de diversas estratégias ao longo do século XIX para pôr fim aos atos de hostilidades cometidos por algumas etnias indígenas, estratégias estas que caracterizaram uma política indigenista notadamente violenta e que coexistiu ao lado de uma política mais branda, como a que teve lugar nos aldeamentos ao sul da província; e na perspectiva dos próprios indígenas. Em relação a esta última, priorizamos a análise dos Coroados – conhecidos hoje como Bororo – etnia indígena que durante boa parte do século XIX hostilizou os moradores da província, tendo chegado em alguns períodos a atacarem moradores nas proximidades da capital Cuiabá.
Abstract: Este trabajo se ubica en la línea de investigación "História Indígena", en el Programa de Postgrado en História, en la Universidade Federal da Grande Dourados. Su objetivo es comprender lo que se conoce como "correrias indígenas", en la provincia de Mato Grosso. Hemos investigado las correrías en dos perspectivas: en la de los propios indígenas y en la de la administración de la provincia, que ha hecho uso de varias estrategias a lo largo del siglo XIX, para poner fin a las prácticas hostiles de algunas etnias indígenas. Esas estrategias caracterizan la política indigenista violenta em Mato Grosso, que coexistió con una política más suave, como la llevada a cabo en los aldeamentos del sur de la provincia. En esta disertación, damos prioridade al análisis de los hechos protagonizados por los coroados - conocidos hoy como Bororo - pueblo indígena que durante buena parte del siglo XIX hostilizó los moradores de la provincia, llegando en algunos años a atacar a aquellos que vivían en las cercanías de la capital Cuiabá.
Palavras-chave: Política indigenista
Indigenous policy
Correrias indígenas
Mato Grosso (Brasil)
Mato Grosso (Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: FERREIRA JÚNIOR, Adalto Vieira. Política indigenista e agência indígena na província de Mato Grosso – Século XIX. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5804
Data do documento: 9-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdaltoVieiraFerreiraJúnior.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.