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Tipo: Dissertação
Título: O Grupo Escolar Moura Andrade: um estudo histórico acerca da institucionalização de ensino em Nova Andradina (1958-1974)
Autor(es): Zoti, João Carlos
Primeiro Orientador: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Ademilson Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Baller, Leandro
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Nauk Maria de
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Moura Andrade, analisando sua organização social e curricular e as relações históricas ocorridas dentro de ambiente escolar, face à colonização da cidade de Nova Andradina-MT. As fontes documentais eminentes do poder público, como regulamentos, mensagens de presidente, atas de reunião e regimentos escolares contribuíram para a análise histórico-cultural da instituição escolar. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 1958, com a criação da cidade perfazendo até o ano de 1974, culminando com o fim da tipologia institucional Grupo Escolar. Desta forma, a partir do diálogo com documentação emanada da própria história da Instituição escolar em Nova Andradina, buscou-se entender como determinados sujeitos históricos e grupos sociais representaram papel importante na História da educação da região. Assim, a pesquisa pautou-se em um estudo históricoeducacional do Grupo Escolar Moura Andrade, a fim de compreender as mudanças educacionais em concordância com o social. O aporte teórico tomou como base as referencias no campo da história da educação pautadas em Souza (1998), Vidal (2006), Sá (2006) e Siqueira (2000), mediadas pelo aporte da História Cultural, e estudos históricos regionais tendo como proposito de pesquisa uma abordagem da História Cultural. Em síntese, a pesquisa acerca do Grupo Escolar Moura Andrade teve por intuito compreender as relações históricas pertinentes ao ambiente escolar e como a partir da escola tornou-se possível entender aspectos da organização e questões sociais da cidade.
Abstract: This dissertation aims to present a study around the process of implantation and functioning of Moura Andrade School Group, analyzing it’s social organization, curriculum and the historical relations occurred inside the scholar environment in face of colonization of Nova Andradina-MT city. The eminent documental sources of public authority such as regulations, presidential messages, meeting minutes and school regimes contributed to a historical and cultural analysis of the school. The time frame of the research starts at 1958 with the city creation continuing until 1975, the year that institutional typology “School Group” ends. Consequently, through the dialogue with the documentation emanated from the own history of institutional scholar in Nova Andradina it was sought to understand how certain historical subjects and social groups played an important role in the history of education in the region. Thus, the research it was guided in a historic and educational study about Moura Andrade School Group for the purpose to comprehend the educational changes in accordance to the social. The theoretical contribution it was based on the references from the educational history field guided in Souza (1998), Vidal (2006), Sá (2006) e Siqueira (2000), brokered by the contribution of Cultural History, and regional historical studies having as a research purpose an approach to Cultural History. In short, the research about the Moura Andrade School Group was intended to comprehend the pertinent historical relations to the school environment and how from the school it became possible to understand aspects of the organization and social issues of the city.
Palavras-chave: Instituição escolar
School institution
Grupo escolar
School group
Educação - História
Educational History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: ZOTI, João Carlos. O Grupo Escolar Moura Andrade: um estudo histórico acerca da institucionalização de ensino em Nova Andradina (1958-1974). 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5810
Data do documento: 30-Ago-2017
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