Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5812
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas, representações e ações pedagógicas no cenário linguístico da Escola Municipal Francisco Meireles (1973-2017) |
Autor(es): | Castro, Katia Regina Moura de |
Primeiro Orientador: | Protasio, Paulo Langer |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Andérbio Márcio Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Thiago Leandro Vieira |
Resumo: | Desenvolvemos neste trabalho uma análise das ações pedagógicas voltadas às línguas indígenas no processo de escolarização do alunado da Reserva Indígena de Dourados. Para tanto, tratamos de uma instituição específica, a “Escola Municipal Francisco Meireles”, conhecida desde sua criação como “Escola da Missão”, localizada na Missão Evangélica Caiuá, no município de Dourados, que recebe alunos Guarani, Kaiowá e Terena. O direito a alfabetização na língua materna foi reconhecido aos indígenas com publicação Lei nº 6.001/1973, conhecida como Estatuto do Índio. Nesse sentido, a partir da entrada em vigor desta lei, buscamos compreender como se desenvolveram as práticas (ações) e representações pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento linguístico na “Escola da Missão”, que (im) possibilite o desenvolvimento das competências linguísticas do seu alunado falante das línguas indígenas. |
Abstract: | We will develop in this present study an analysis of pedagogical actions targeted at indigenous languages in the process of education of the students of the Indigenous Reserve of Dourados. Therefore, we will deal with a specific institution, the "Public School Francisco Meireles", known since your creation as "Mission School", located at Caiuá Evangelical Mission, in Dourados city, which receives Guarani, Kaiowá and Terena students. The right to literacy in the native language has been recognized to the indigenous with publishing law No. 6,001/1973, known as Indigenous Statute. In this sense, from the entry into force of this law, we will seek to understand how they developed the practices (actions) and pedagogical representations related to language development in "Mission School", that (im) enables the development of skills of yourindigenous languages speaker students. |
Palavras-chave: | Prática pedagógica Educational practice Linguística Linguistics Povos indígenas Indigenous peoples |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | CASTRO, Katia Regina Moura de. Práticas, representações e ações pedagógicas no cenário linguístico da Escola Municipal Francisco Meireles (1973-2017). 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5812 |
Data do documento: | 19-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KatiaReginaMouradeCastro.pdf | 15,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.