Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5815
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ações Afirmativas e ensino de História: temáticas africanas e afro-brasileiras entre saberes e práticas |
Autor(es): | Pinotti, Melina Lima |
Primeiro Orientador: | Perli, Fernando |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Carlos Augusto Lima |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Maria Celma |
metadata.dc.contributor.referee3: | Dias, Lucimar Rosa |
Resumo: | Este trabalho analisa a implementação da Lei 10.639/03 no município de Nova Andradina/MS, considerando três instituições escolares públicas nas esferas federal, estadual e municipal. A pesquisa compreende a lei como ação afirmativa que se configurou com a participação de inúmeros grupos sociais e políticos, como o movimento negro no Brasil, que assumiu, no decorrer das décadas, a educação como prioridade de sua agenda. Do que sugere a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96), reformulada pela Lei 10.639/03, sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas brasileiras, muitas implicações são percebidas nas práticas dos sujeitos. Para compreender as condições dos sujeitos que lidam com os saberes e as práticas no ensino de História, foram utilizadas fontes orais, documentos e materiais escolares, atentando-se para a relação das tipologias de fontes para apontar dificuldades e possibilidades, de professoras e alunos, quanto ao ensino e aprendizagem da história e da cultura africana e afro-brasileira. |
Abstract: | This work analyzes the implementation of Law 10,639/03 in the city of Nova Andradina/MS considering three public school institutions at the federal, state and municipal spheres. The research comprehends the law as affirmative action that was configured with the participation of numerous social and political groups, such as the black movement in Brazil which has assumed education over the decades as a priority of its agenda. Among those suggested by the Law of Guidelines and Bases (9,394/96) reformulated by Law 10,639/03 which considers the teaching of African and AfroBrazilian history and culture required in all schools, many implications are perceived in the subjects' practices. In order to comprehend these many implications of the individuals that deal with the knowledge and practices in History teaching, oral sources, documents and school materials were used. In the account's construction, we sought to relate the typologies of sources to point out difficulties and possibilities of teachers and students regarding the teaching/learning of African and Afro-Brazilian history and culture. |
Palavras-chave: | Ações afirmativas Affirmative actions Ensino de História Teaching History Cultura africana African culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | PINOTTI, Melina Lima. Ações Afirmativas e ensino de História: temáticas africanas e afro-brasileiras entre saberes e práticas. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5815 |
Data do documento: | 25-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MelinaLimaPinotti.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.