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Tipo: Dissertação
Título: Viabilidade de uma intervenção psicológica assíncrona sobre estresse, ansiedade e depressão para estudantes universitários
Título(s) alternativo(s): Feasibility study of an web-based psychological intervention for stress, anxiety and depression in college Students
Autor(es): Chaves, Gabriela Markus
Primeiro Orientador: Szupszynski, Karen Priscila Del Rio
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Felipe Maciel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Sartes, Laisa Marcorela Andreoli
Resumo: Estresse, ansiedade e depressão são problemas comuns entre universitários, e apesar de haver tratamento efetivo, o acesso é escasso. Nesse cenário, as intervenções psicológicas assíncronas apresentam-se como uma alternativa para ampliar o acesso a programas de prevenção e promoção de saúde mental. Esta pesquisa objetivou analisar a bibliografia existente sobre intervenções on-line assíncronas sobre estresse, ansiedade e depressão para estudantes universitários. O método foi a realização de uma revisão sistemática de publicações dos últimos 10 anos nas bases de dados da Pubmed, LILACS, Web of Science, PsycINFO e SciELO. Foram consultados os Descritores de Assunto em Ciências da Saúde (DECs) e estes em inglês (MESh): Intervenção Baseada em Internet; Estresse*; Ansiedade; Depressão; Estudante*. O processo de seleção dos artigos foi realizado por dois pesquisadores de maneira independente; os dados foram organizados no programa Rayyan. Os critérios de inclusão dos estudos foram: ter como participantes estudantes universitários de graduação, acima de 18 anos; ser uma intervenção on-line assíncrona; apresentar resultados para os três fenômenos, ansiedade, estresse e depressão; período de publicação 2011- 2021; desenho ser Ensaio Clínico Randomizado. No total, foram encontrados 82 artigos. Após a exclusão de estudos duplicados e análise dos títulos e resumos conforme os critérios previamente estabelecidos, 28 foram selecionados para a leitura completa. Após a leitura, 11 foram selecionados para participar da revisão sistemática, pois se enquadraram em todos os critérios previamente estabelecidos. Esta revisão foi construída com base no checklist PRISMA – Preferred Reporting Intems for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os resultados concluíram que as intervenções on-line incluídas neste estudo foram todas embasadas em Terapia Cognitivo- Comportamental, e em sua maioria tiveram resultados significativos para estresse, ansiedade e depressão. Há, entretanto, uma lacuna no que se refere a estudos no Brasil e na América Latina, apontando para a necessidade de mais estudos nesses locais. As intervenções psicológicas on-line sobre estresse, ansiedade e depressão têm apresentado resultados efetivos para redução dos sintomas e melhora do bem-estar entre universitários. No Brasil existem poucos estudos sobre intervenções online, e avançar nesse caminho significa oportunizar mais acesso a programas de prevenção e promoção de saúde mental para a população. Esta pesquisa empírica, pré-experimental, se propôs a avaliar a viabilidade de uma intervenção psicológica on-line para estudantes universitários com sintomas de estresse, ansiedade e depressão, com aplicação de pré e pós-teste em um grupo único. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos: a Escala de bem-estar mental de Warwick-Edinburgh, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), e o Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT). Os resultados apresentam o conteúdo e os materiais da intervenção aplicada, desenvolvidos após revisão de literatura, utilizando-se como referencial a Terapia Cognitivo-Comportamental. Na discussão foi apresentada a construção do protocolo da intervenção, descrita conforme o checklist do TIDieR (Guia para Descrição e Replicação de Intervenções); e também a análise de sua viabilidade. Os resultados foram analisados e discutidos através de estatística descritiva principalmente, e concluíram que as intervenções on-line sobre estresse, ansiedade e depressão apresentam viabilidade para ser aplicadas a esta população, entretanto, para a validação clínica, são necessários estudos de efetividade
Abstract: Stress, anxiety and depression are common problems among university students, and despite effective treatment, access is scarce. In this scenario, asynchronous psychological interventions are presented as an alternative to expand access to mental health prevention and promotion programs. This research aimed to analyze the existing literature on asynchronous online interventions on stress, anxiety and depression for university students. The method was to carry out a systematic review of publications from the last 10 years in Pubmed, LILACS, Web of Science, PsycINFO and SciELO databases. The Subject Descriptors in Health Sciences (DECs) and these in English (MESh) were consulted: Internet-Based Intervention; Stress*; Anxiety; Depression; Student*. The article selection process was independently carried out by two researchers; the data were organized in the Rayyan program. The inclusion criteria of the studies were: to have as participants undergraduate university students, over 18 years old; be an asynchronous online intervention; present results for the three phenomena, anxiety, stress and depression; publication period 2011-2021; design to be a Randomized Clinical Trial. In total, 82 articles were found. After excluding duplicate studies and analyzing titles and abstracts according to previously established criteria, 28 were selected for full reading. After reading, 11 were selected to participate in the systematic review, as they met all previously established criteria. This review was based on the PRISMA – Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses checklist. The results concluded that the online interventions included in this study were all based on Cognitive-Behavioral Therapy, and most of them had significant results for stress, anxiety and depression. There is, however, a gap with regard to studies in Brazil and Latin America, pointing to the need for more studies in these places. Online psychological interventions on stress, anxiety and depression have shown effective results in reducing these symptoms and improving well-being among university students. In Brazil, there are few studies on online interventions, and advancing in this path means providing more access to prevention and mental health promotion programs for the population. This empirical, pre-experimental research aimed to evaluate the feasibility of an online psychological intervention for university students with symptoms of stress, anxiety and depression, applying a pre- and post-test in a single group. For this, the following instruments were used: the WarwickEdinburgh Mental Well-Being Scale, the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS- 21), and the Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT). The results present the content and materials of the applied intervention, developed after a literature review, using Cognitive-Behavioral Therapy as a reference. In the discussion, the construction of the intervention protocol was presented, described according to the TIDieR checklist (Guide for the Description and Replication of Interventions); and also the analysis of its viability. The results were analyzed and discussed mainly through descriptive statistics, and concluded that online interventions on stress, anxiety and depression are feasible to be applied to this population, however, for clinical validation, effectiveness studies are needed
Palavras-chave: Intervenção Baseada na Internet
Internet-Based Intervention
Saúde Mental
Mental Health
Revisão Sistemática
Systematic Review
Acesso aos Serviços de Saúde
Health Services Accessibility
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: CHAVES, Gabriela Markus. Viabilidade de uma intervenção psicológica assíncrona sobre estresse, ansiedade e depressão para estudantes universitários. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5826
Data do documento: 14-Set-2023
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