Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/599
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores e a transposição didática externa dos gêneros artigo de opinião e notícia
Autor(es): Ferraz, Mariolinda Rosa Romera
Primeiro Orientador: Gonçalves, Adair Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Elvira Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
Resumo: A formação continuada de professores, historicamente, tem se apresentado como uma necessidade para o aprimoramento do trabalho docente (MACHADO, 2009; MACHADO; BRONCKART, 2009b; MACHADO; LOUSADA, 2010). Com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a formação contínua de docentes tem valido para a consolidação de conhecimento das bases teórico-metodológicas que fundamentam estes documentos norteadores da educação brasileira. Partindo dessa premissa e apoiando-se na epistemologia do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007, 2006), na engenharia do grupo de Didática de Línguas da Universidade de Genebra e nos fundamentos para o processo ensinoaprendizagem de gêneros textuais (BAKHTIN, 2003; BRONCKART, 2007) por meio de sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), foi elaborado o projeto de pesquisa resultante nesta dissertação cujos objetivos foram: (1) subsidiar teórica e metodologicamente os professores para a construção de modelos didáticos e (2) elaboração de sequências didáticas; (3) aplicar as sequências didáticas elaboradas e (4) analisar qualitativamente os resultados de práticas pedagógicas diferenciadas pela aplicação de sequências didáticas. Para tanto, realizou-se a ―Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa das Escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino de Dourados/MS: O Interacionismo Sociodiscursivo – das bases epistemologias à práxis pedagógica‖, que constitui a primeira etapa do Projeto de Pesquisa executado pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados. Na segunda etapa do projeto, foi realizada a mediação de dois professores que efetuaram a transposição didática (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; NASCIMENTO, 2004; BARROS, 2012) dos gêneros artigo de opinião e notícia policial. Tal percurso esteve pautado na tradição epistemológica interpretativista e no paradigma qualitativo da pesquisa-ação de cunho colaborativo (BORTONI-RICARDO; PEREIRA, 2006; MIRANDA; RESENDE, 2006; CRISTOVÃO, 2009; MAGALHÃES, 2009), considerando que a transposição didática pode provocar diversas transformações e deslocamentos ao conhecimento (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006), pois os objetos de ensino ―migram‖ de um lócus ―real‖ para outro, o lócus da escola, além do mais entende-se que a formação continuada de professores realizada no formato da pesquisa ação e trabalho colaborativo pode ser caminho para reversão de rupturas na didatização de saberes bem como de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e de formação do professor reflexivo. Sendo assim, este trabalho apresenta um processo de mediação formativa, cujo foco se constituiu na transformação do conhecimento científico em conhecimento a ser ensinado e na formação do professor reflexivo. Compreende-se que tais transformação e formação foram concretizadas, ainda que temporal e eventualmente, e que trabalhos como o desenvolvido nesta pesquisa vislumbram perspectivas de mudanças na educação, pois contribuem para os estudos da linguagem e para o desenvolvimento humano.
Abstract: The teachers‘ continuing education, historically, has been presented as a necessity for the improvement of teaching work (MACHADO, 2009 [2004]; MACHADO; BRONCKART, 2009b; MACHADO; LOUSADA, 2010). With the publication of the National Curricular Parameters, the teachers‘ continuous education has been valid for the consolidation of knowledge of the theoretical-methodological basis that support these guideline documents of the Brazilian education. Based on this premise and relying on the epistemology of the Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 2007 [1999], 2006), on the engineering of the group of Didactics of Languages of the University of Geneva and in the grounds for the teaching-learning process of text genres (BAKHTIN, 2003 [1934/1935]; BRONCKART, 2007 [1999]) through didactic sequences (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), was made the project of resultant research in this dissertation in which the objectives were: (1) support theoretical and methodological the teachers for the construction of didactic pattern and (2) elaboration of didactic sequences; (3) to apply the didactic sequences elaboration and (4) analyze qualitatively the results of different pedagogical practices by the application of didactic sequences. So, it was performed ―Teachers‘ Continuous Education for Portuguese Language Teachers of the Municipal and State Schools of Dourados/MS: The Sociodiscursive Interactionism (ISD) – from epistemological basis to the pedagogical praxis‖, that constituted the first step of the Research Project performed by the Post-Graduation Program, Master‘s Degree in Letras, of the Grande Dourados Federal University. In the second step of the project, the mediation of two professors was conducted; they had to accomplish the didactic transposition (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; NASCIMENTO, 2004; BARROS, 2012) of opinion articles and police news. Such trajectory was guided on the epistemological and interpretative tradition and in the qualitative paradigm of research-action of collaborative nature (BORTONI-RICARDO; PEREIRA, 2006; MIRANDA; RESENDE, 2006; CRISTOVÃO, 2009 [2004]; MAGALHÃES, 2009 [2004]), considering the didactic transposition can cause several transformations and displacements to knowledge (MACHADO; CRISTOVÃO, 2006), because the education objects ―migrate‖ from one ―real‖ locus to another, the locus of the school, therefore, it is understood that the teachers‘ education held in the format of the research action and collaborative work can be the way to reversion of ruptures in the ―didactization‖ of knowledge as well as of improvement of the teaching-learning process and the reflective teacher education. Thus, this dissertation presents a process of formative mediation, whose focus was on the transformation of scientific knowledge into knowledge to be taught and in the training of the reflective teacher. It is understood that such transformation and formation had been achieved, despite temporally and eventually, and that studies as the developed in this research foresee perspectives of changes in education, that‘s why they contribute for the studies of language and for the human development.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Gêneros literários
Literary Genres
Sequência didática
Didactic sequences
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera. Formação continuada de professores e a transposição didática externa dos gêneros artigo de opinião e notícia. 2012. 387 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/599
Data do documento: 11-Jun-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariolindaRosaRomeraFerraz.pdf9,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.