Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6011
Tipo: | Dissertação |
Título: | O enunciado “educação sexual” em escolas estaduais de Naviraí - MS (1998-2021): história e discursos |
Autor(es): | Fernandes, Filipe Golzer |
Primeiro Orientador: | Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Lauren de Lacerda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Campos, Míria Izabel |
metadata.dc.contributor.referee3: | Furtado, Alessandra Cristina |
Resumo: | A pesquisa, portanto tem como objetivo geral problematizar a História e os discursos que evidenciam o enunciado “Educação Sexual” em escolas estaduais de Naviraí-MS, com auxílio das teorizações de Michel Foucault sobre discurso/enunciado, relações de saber-poder e dispositivo de sexualidade. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, documental e exploratória, que pretendeu problematizar o que balizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), no tema transversal Orientação Sexual, e o que esteve disposto nos demais discursos/enunciados que circularam referentes ao tema, nas três escolas selecionadas para a pesquisa, no período de 1998 a 2021, adotado como recorte temporal. Objetivou-se, também, construir um mapa sobre Educação Sexual, segundo os documentos oficiais que dialogam com a Educação, além de identificar como a sexualidade se relaciona com a educação no contexto do estado de Mato Grosso do Sul, além de problematizar como os grafitos nos banheiros escolares e as ocorrências que envolveram a sexualidade foram tratadas pelas instituições de ensino nos atos de proibição e interdição e como o desejo dos estudantes de discutir sobre a sexualidade se encontra presente nas escolas. Concluímos que a sexualidade vem sendo pouco discutida nas instituições de ensino e que faltam documentos que norteiam melhor as ações das escolas em relação à sexualidade, além de existir despreparo por parte dos professores frente à temática e a inexistência de formações específicas dispensadas pelo governo. O papel das Ciências Humanas também se faz necessário, tendo em vista as possibilidades que essa pode trazer diante das contribuições pertinentes ao assunto. |
Abstract: | The research, therefore, has as its general objective to problematize the History and the discourses that evidence the statement "Sexual Education" in state schools of Naviraí-MS, with the help of Michel Foucault's theorizations about discourse/statement, relations of knowledge-power and device of sexuality. This is a qualitative, documental and exploratory research, which intended to problematize what guides the National Curricular Parameters (PCNs), in the transversal theme Sexual Orientation, and what was disposed in the other discourses/statements that circulated regarding the theme, in the three schools selected for the research, from 1998 to 2021, adopted as a time frame. The objective was also to build a map on Sexual Education, according to official documents that dialogue with Education, in addition to identifying how sexuality is related to education in the context of the state of Mato Grosso do Sul, in addition to problematizing how graffiti in school bathrooms and occurrences involving sexuality were dealt with by educational institutions in acts of prohibition and interdiction and how students' desire to discuss sexuality is present in schools. We conclude that sexuality has been little discussed in educational institutions and that there is a lack of documents that better guide the actions of schools in relation to sexuality, in addition to the lack of preparation on the part of teachers regarding the subject and the lack of specific training provided by the government. The role of the Human Sciences is also necessary, in view of the possibilities that this can bring in view of the relevant contributions to the subject. |
Palavras-chave: | Discurso Discourse Livros de ocorrência Occurrence books Sexualidade humana Human sexuality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | FERNANDES, Filipe Golzer. Tecnologia assistiva para alunos indígenas com deficiência. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6011 |
Data do documento: | 26-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FilipeGolzerFernandes.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.