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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6042
Tipo: | Dissertação |
Título: | Identidade em movimento: o processo de identificação racial dos estudantes pardos na UFGD |
Autor(es): | Carlos, Anna Beatriz Passos da Silva |
Primeiro Orientador: | Aguiar, Márcio Mucedula |
metadata.dc.contributor.referee1: | Farias, Marisa de Fátima Lomba de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Bruno de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silvério, Valter Roberto |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a construção subjetiva do processo identitário de estudantes pardos da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, buscando compreender como eles enxergam o seu pertencimento racial. Os impactos das cotas raciais no reconhecimento da identidade e no acesso à universidade foram levados em consideração, uma vez que o ingresso no ensino superior é uma oportunidade para discutir e compreender a si mesmo. Para realizar essa análise, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o método de história de vida utilizando de um roteiro semiestruturado, entrevistando quatro estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Medicina. O objetivo foi obter relatos e experiências sobre a construção da identidade racial desses indivíduos, analisando como esse processo se desenvolveu antes e depois de entrarem na universidade. Foi fundamental contextualizar a construção da identidade racial no Brasil, principalmente a construção do conceito de "pardo", que engloba desde a mestiçagem até a integração dentro da negritude. Os dados coletados nas entrevistas revelaram que a identificação com a negritude é um processo subjetivo, construído a partir das experiências de discriminação racial e de politização da identidade vividas pelos estudantes. Os relatos mostraram que, ao serem considerados pardos, eles eram frequentemente questionados ou afastados da sua negritude, o que resultava em um não reconhecimento de sua identidade como negros. No entanto, após ingressarem na universidade e se envolverem em coletivos negros, esses estudantes começaram a compreender a autodenominação como "preto" como uma identidade muito mais ampla do que apenas cor ou raça. Essa nova perspectiva passou a ter um significado político, representando o reconhecimento da sua negritude e a luta contra o racismo. Apesar dos avanços nas discussões sobre identidade racial, a categoria identitária de "pardo" ainda ocupa um lugar ambíguo, quase como um estado de "não-lugar". Mesmo com a busca por uma identificação mais precisa, essa categoria ainda enfrenta desafios na sociedade, evidenciando a importância contínua de discutir e compreender os processos de formação da identidade racial. |
Abstract: | The aim of this study was to analyze the subjective construction of the identity process of brown students at the Federal University of Grande Dourados - UFGD, seeking to understand how they see their racial belonging. The impacts of racial quotas on identity recognition and access to university were taken into account, since entering higher education is an opportunity to discuss and understand oneself. To carry out this analysis, a qualitative research approach was used, using the life history method, interviewing four students from the Biological Sciences, Geography and Medicine courses. The aim was to obtain accounts and experiences of the construction of racial identity among these individuals, analyzing how this process developed before and after they entered university. It was essential to contextualize the construction of racial identity in Brazil, especially the construction of the concept of "brown skin", which encompasses everything from mestizaje to integration within blackness. The data collected in the interviews revealed that identification with blackness is a subjective process, built on the students' experiences of racial discrimination. The reports showed that, when they were considered brown, they were often questioned or distanced from their blackness, which resulted in a lack of recognition of their identity as black. However, after entering university and becoming involved in black collectives, these students began to understand the self-designation "black" as a much broader identity than just color or race. This new perspective came to have a political meaning, representing the recognition of their blackness and the fight against racism. Despite the advances in discussions about racial identity, the identity category of "brown" still occupies an ambiguous place, almost like a state of "non-place". Even with the search for a more precise identification, this category still faces challenges in society, highlighting the continued importance of discussing and understanding the processes of racial identity formation. |
Palavras-chave: | Pardo Brown Skin Processo Identitário Identity process Trajetória Trajectory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Sociologia |
Citação: | CARLOS, Anna Beatriz. Identidade em movimento: o processo de identificação racial dos estudantes pardos na UFGD. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6042 |
Data do documento: | 13-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
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