Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/609
Tipo: Dissertação
Título: A Construção da imagem do índio na poética de Emmanuel Marinho: voz de veludo e dedo na ferida
Título(s) alternativo(s): La Construcción de la imagen indígena en la poética de Emmanuel Marinho: la voz de terciopelo y el dedo en la herida
Autor(es): Lima, Jorgina Espindola Ortega de
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade analisar como está construída a imagem do índio na poética de Emmanuel Marinho. Os poemas foram escritos num contexto em que se encontram diversas etnias e, consequentemente, uma diversidade de ideias, de conhecimentos e de costumes, lugar em que a convivência se estabelece por meio de uma inter-relação cultural, observada como o novo espaço em que os povos indígenas - os descendentes de tribos de outras regiões- hoje estão alocados à Reserva Indígenas de Dourados. O poeta douradense Emmanuel Marinho, especificamente nos poemas “Genocíndio” e “O Índio e o Trator”; e ”Índia velha“, publicado no Livro Caixa de poemas publicado em 2000, escreve sobre essa “convivência”. A proposta é realizar uma leitura analítica embasada na teoria semiótica greimasiana, identificando os aspectos de resistência e de subalternidade na relação do povo indígena com a cultura da sociedade não-indígena, por meio da análise das estruturas narrativo-discursivas, partindo das estruturas fundamentais para chegar ao sentido do texto no aspecto discursivo. A teoria greimasiana, que desconstrói o texto para entendê-lo, também se sustenta ao indicar o percurso gerativo de sentido, um simulacro teórico-metodológico para apreensão do texto internamente.
Abstract: Esta tesis tiene como objetivo analizar cómo la imagen se construye en la poética de Emmanuel Marinho. Los poemas fueron escritos en un contexto en el que son étnicamente diversos, y en consecuencia una diversidad de ideas, conocimientos y costumbres, el lugar donde la convivencia se establece a través de una relación intercultural, observado cómo el nuevo espacio en el que los pueblos indígenas - los descendientes de las tribus de otras regiones están asignados a la Reserva Indígena de Dourados. El poeta Douradense Emmanuel Marinho, específicamente en los poemas "Genocíndio" y "El indio y el tractor" y " India antigua", publicado en el libro de Caja de Poemas publicado en 2000, escribe sobre esta "convivencia". La propuesta es realizar una lectura analítica basada en teoría semiótica greimasiana, la identificación de los aspectos de la resistencia y la subordinación de los pueblos indígenas en relación con la cultura de la sociedad no indígena, a través del análisis de las estructuras discursivas narrativas a partir de las estructuras fundamentales para llegar al significado del texto en el aspecto discursivo. La teoría greimasiana, que deconstruye el texto para entender, también se va a indicar la vía de sentido generativo, un simulacro teórico-metodológico de preocupación por el texto internamente.
Palavras-chave: Semiótica greimasiana
Povos indígenas
Indigenous peoples
Poesia
Poetry
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: LIMA, Jorgina Espindola Ortega de. A Construção da imagem do índio na poética de Emmanuel Marinho: voz de veludo e dedo na ferida. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/609
Data do documento: 12-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras
Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JorginaEspindolaOrtegadeLima.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.