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Tipo: Dissertação
Título: Propostas de escrita de gêneros do meio digital em livros didáticos de língua inglesa
Autor(es): Couto, Karolinne Finamor
Primeiro Orientador: Gonçalves, Adair Vieira
Resumo: Nesta dissertação, é apresentada uma pesquisa documental cujo objetivo foi investigar se as propostas de escrita de gêneros do meio digital em livros didáticos de língua inglesa têm potencial para contribuir no desenvolvimento de letramentos múltiplos. O corpus é composto por atividades de produção escrita presentes em duas coleções aprovadas pelo PNLD, Keep in Mind (CHIN, ZAORAB, 2009) para o Ensino Fundamental, e On Stage (MARQUES, 2010) para o Ensino Médio, as obras mais utilizadas no município de Dourados, local de realização da pesquisa. Esta investigação abrange dois focos: num primeiro momento, uma comparação entre o Edital de convocação das editoras e o Guia de Livros de Didáticos, a fim de observar se tais documentos apresentam coerência em relação à avaliação das coleções; na segunda etapa do trabalho, a análise das propostas de produção escrita de gêneros do meio digital das duas coleções em interface com os critérios de avaliação do Edital e do Guia, com o objetivo de observar se as propostas estão de acordo com o que exigem tais critérios, e se favorecem o desenvolvimento dos letramentos, conforme orientação dos documentos oficiais. O trabalho é baseado teoricamente nos estudos sobre de gênero (BAKHTIN, 2000; BRONCKART, 2009; MARCUSCHI, 2004), letramentos (BRASIL, 2006; ROJO, 2009) e nas orientações dos documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2000; 2002; 2006). As conclusões mostram que os editais e os guias apresentam proximidades em relação aos critérios de avaliação das obras. No entanto, as propostas de produção escrita não possuem potencial suficiente para o desenvolvimento eficaz dos multiletramentos, por disponibilizarem uma quantidade insuficiente de gêneros, e, sobretudo, por não oferecerem práticas reais de comunicação em suporte digital, incluídas aí as etapas do processo de produção escrita: planejamento, escrita e reescrita de gêneros. Este trabalho contribui para a comunidade acadêmica e para a sociedade na medida em que se propõe a discutir um processo novo no cenário da educação brasileira, o livro didático de Língua Inglesa, processo este que movimenta o orçamento público, metodologia de ensino, e exige novas configurações para o ensino desta disciplina.
Abstract: In this dissertation, it’s presented a documentary research aimed to investigate whether the writing proposals of digital genres in English language textbooks have the potential to contribute to the development of multiple literacies. The corpus consists of written production activities present in two collections approved by PNLD, Keep in Mind (CHIN, ZAORAB, 2009) for Elementary Education, and On Stage (MARQUES, 2010) for high school, the most used in Dourados, venue of research. This research covers two focus: at first, a comparison between the Guide and Announcement criteria in order to observe whether such documents have relation between then, considering the assessment of the collections; in the second stage of research, the analysis of writing proposals of digital genres of two collections interfaced with the evaluation criteria of the Announcement and the Guide, in order to observe whether the proposals are related with the criteria, and if they contribute to the development of literacies, as directed in official documents. The work is theoretically based on studies of gender (Bakhtin, 2000; Bronckart, 2009; Marcuschi, 2004), literacies (BRASIL, 2006; ROJO, 2009) and the guidelines of official documents (BRASIL, 1998, 2000, 2002, 2006). The conclusions showed that the Announcement and the Guide present nearby in relation to the assessment criteria of the works. However, writing proposals for don’t have enough potential for the effective development of multiliteracies for offering an insufficient amount of genres, and especially for not offering real communication practices in digital format, including therein the steps of the production process writing: planning, writing and rewriting of genres. This work contributes to the academic community and to society as it proposes to discuss a new process in Brazilian education, the English Language textbook, a process that moves the public money, teaching methodology, and requires new settings for the teaching of this subject.
Palavras-chave: Livro didático
Textbooks
Língua inglesa - ensino e aprendizagem
English language - Study and teaching
Tecnologia educacional
Educational Technology
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: COUTO, Karolinne Finamor. Propostas de escrita de gêneros do meio digital em livros didáticos de língua inglesa. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/610
Data do documento: 27-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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