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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6145
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experiências de um grupo de professores/as de ciências da natureza no cenário pandêmico à luz da perspectiva freireana |
Autor(es): | Pereira, Débora Fabiane Santana |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Adriana Marques de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Calixto, Vivian |
metadata.dc.contributor.referee2: | Miola, Adriana Fátima de Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cabral, Wallace Alves |
metadata.dc.contributor.referee4: | Afonso, Andréia Francisco |
Resumo: | Neste trabalho destacamos a necessidade de compreender as experiências vivenciadas e narradas pelos/as professores/as de Ciências da Natureza da Educação Básica de três escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, que ministraram aulas no período pandêmico de 2020 e 2021. Com a pandemia alastrada pela covid-19, a sociedade mudou, provocando alterações não apenas no âmbito social e econômico, mas também na organização da Educação brasileira. Houve a suspensão das aulas presenciais, que foi oficializada pelo Decreto n.º 15.391, de 16 de março de 2020. Inicialmente, a suspensão foi por um período de 15 dias, porém, com os índices de contaminação alarmantes, houve a publicação de um novo decreto, o de n.º 15.395, de 19 de março de 2020, o qual determinou que as atividades escolares deveriam ser realizadas em formato remoto e/ou on-line. Neste contexto, originaram-se as Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) como um meio de dar continuidade ao ensino. Ante o cenário posto, elaboramos uma proposta teórico-metodológica com abordagem qualitativa, no intento de compreender as experiências vivenciadas pelos/as professores/as de Ciências da Natureza. A construção do material empírico foi obtida por meio de quatro relatos de experiência e de uma entrevista dos/as professores/as. A análise desse material foi realizada mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram essa proposta mostraram-se um potente instrumento na/sobre formação de professores/as de Ciências. Em um movimento de categorização inicial, organizamos e aproximamos categorias semelhantes e desenvolvemos argumentos para apreensão da categoria emergida. Obtivemos sete categorias iniciais, seis intermediárias e uma final. Esse processo de categorização foi a base para a constituição do metatexto, ou seja, buscamos entender o itinerário fenomenológico com diálogos entre a pesquisadora e os referenciais teóricos, entretecendo olhares e percepções durante o caminho percorrido na análise. Diante da pandemia vivenciada nos anos de 2020 e 2021, compreendemos o quanto os/as professores/as tiveram que replanejar e adequar suas aulas, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), ferramentas potencializadoras para dar continuidade ao ensino. Não obstante, evidenciou-se nos relatos dos/das professores/as a exclusão digital, com baixa participação de estudantes em aulas assíncronas e/ou atividades. Assim, averiguamos que a alternativa viável para que a escola continuasse suas atividades educacionais foi a utilização das APCs. |
Abstract: | In this paper, we highlight the need to understand the experiences lived and narrated by Natural Sciences teachers of Basic Education from three public schools in the state of Mato Grosso do Sul, who taught during the pandemic period of 2020 and 2021. With the pandemic spread by covid-19, society changed, causing changes not only in the social and economic sphere but also in the organization of Brazilian education. First, there was the suspension of on-site classes, which was made official by Decree No. 15.391 of March 16, 2020. Initially, the suspension was for 15 days. However, with the alarming contamination rates, there was the publication of a new decree, No. 15,395, of March 19, 2020, which determined that school activities should be carried out in a remote format and/or online. In this context, Complementary Pedagogical Activities (CPAs) originated as a means of giving continuity to education. Given this scenario, we elaborated a theoretical and methodological proposal with a qualitative approach in an attempt to understand the experiences lived by teachers of Natural Sciences. The construction of the empirical material was obtained through four experience reports and one interview with the teachers. This material was analyzed through a Textual Discourse Analysis (TDA). The theoretical and methodological assumptions that were the basis for this proposal proved to be a powerful instrument in the training of Science teachers. In a movement of initial categorization, we organized and approximated similar categories and developed arguments to apprehend the emerging category. As a result, we obtained seven initial categories, six intermediate categories, and one final category. This categorization process was the basis for the constitution of the metatext, that is, we sought to understand the phenomenological itinerary with dialogues between the researcher and the theoretical references, interweaving glances, and perceptions during the path taken in the analysis. Facing the pandemic experienced in the years 2020 and 2021, we understand how much teachers had to redesign and adapt their classes, using Information and Communication Technologies (ICTs) and Digital Information and Communication Technologies (DICTs) as potential tools to continue teaching. Nevertheless, it was evident in the teachers' reports the digital exclusion, with low student participation in asynchronous classes and/or activities. Thus, we found that the viable alternative for the school to continue its educational activities was the use of CPAs. |
Palavras-chave: | Paulo Freire Paulo Freire Pandemia Pandemic Ensino de ciências Science teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Matemática |
Citação: | PEREIRA, Débora Fabiane Santana. Experiências de um grupo de professores/as de ciências da natureza no cenário pandêmico à luz da perspectiva freireana. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6145 |
Data do documento: | 31-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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