Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/628
Tipo: Dissertação
Título: História & memória docente nos cursos de letras: Campo Grande/MS
Autor(es): Barbosa, Eltongil Brandão
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: As mudanças na sociedade e consequentemente também na ciência, contribuíram para um novo olhar sobre o ofício do historiador. A metodologia da história oral vem abarcar essas mudanças de forma significativa, oportunizando e valorizando a história do cotidiano, antes não respeitada. Utilizando as fontes orais, as narrativas de quatro professoras que atuam nos cursos de Letras na cidade de Campo Grande –MS, propomos conhecer suas histórias e memórias relevantes ao processo de formação docente chegando a atuação no Ensino Superior. Desvelando fatos relacionados não apenas as suas trajetórias de vida, mas também a história da educação na capital do Estado de Mato Grosso do Sul. No decorrer da pesquisa, nos apropriamos dos conceitos de memória, da metodologia da História Oral, para que fosse possível a total compreensão das possibilidades de trabalho. Feito isso a contextualização histórica fezse necessária. A educação superior no Brasil, a história docente, a história das instituições que oferecem o curso de Letras até chegarmos ao cruzamento das análises das narrativas. De maneira clara a escolha pela profissão docente mostra-se em alguns casos uma decisão consciente clara e objetiva e outros momentos evidencia-se como produto de uma série de fatores e influências. A família foi um dos aspectos mais apontados pelas nossas entrevistadas sobre os fatores que poderiam ou podem intervir sobre a escolha profissional. As trajetórias se cruzam em muitos momentos, a maneira como as professoras vão fazendo parte uma da história da outra é algo prazeroso de investigar. Ao fim da pesquisa, concluímos que a formação docente é um processo contínuo, que a decisão de seguir a carreira de professora universitária não foi fruto apenas de um único fator decisivo, mas de vários fatores objetivos e subjetivos que envolvem tanto a escolha profissional, como seu caminhar profissional. Todas as participantes mostraram aparente sucesso e realização profissional e mesmo as professoras que disseram que não haviam pensado em dar aulas, com o envolvimento e engajamento declaram-se apaixonadas pela profissão.
Palavras-chave: Educação
Education
História oral
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: BARBOSA, Eltongil Brandão. História & memória docente nos cursos de letras: Campo Grande/MS. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/628
Data do documento: 7-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EltongilBrandaoBarbosa.pdf997,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.