Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/630
Tipo: Dissertação
Título: Indicadores de qualidade de ensino: estudo em escola destaque no IDEB
Autor(es): Klauck, Giseli Aparecida Caparros
Primeiro Orientador: Freitas, Dirce Nei Teixeira de
Resumo: Este trabalho situa-se na análise de indicadores de qualidade de ensino a partir da perspectiva da escola. Tomando como objeto de observação a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, situada no município de Amambai – MS, selecionada por figurar com destaque nos rankings nacional e estadual, pelos seus resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente no Ideb obtendo o primeiro lugar no estado nos anos de 2005, 2007 e 2009. Neste sentido o objetivo da pesquisa delimitou-se em compreender em que consiste a qualidade de ensino na perspectiva da própria escola. Com a proposição de responder a seguinte questão: quais indicadores de qualidade do ensino fundamental emergiram da análise de ações escolares e da avaliação dos atores escolares e pais de alunos da escola? Para tanto utilizamos a abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso com recursos de triangulação. Partimos do estudo bibliográfico de autores brasileiros que trazem o debate sobre qualidade da educação e análise documental. A pesquisa de campo sistematizou-se em observação participante e entrevistas semiestruturadas, trabalhando os dados obtidos por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados, confirmando evidências de outras pesquisas, apontaram que a escola se beneficia de fatores extraescolares positivos (nível socioeconômico dos alunos, nível de escolarização dos pais, expectativas e apoios familiares, prestígio social da escola) e da proximidade cultural entre professores e alunos. Os principais indicadores da qualidade do ensino da escola são a estabilidade dos professores, a organização escolar, o trabalho de equipe, a articulação com os pais e a motivação dos alunos para o estudo.
Abstract: This study consists of the analysis of teaching quality indicators from the perspective of the school. As object of observation, we considered Dom Aquino Corrêa State School, located in the city of Amambai-MS, selected by figuring prominently in national and state rankings, by their results in Ideb the early years of primary education, especially in Ideb getting the first place in the state in 2005, 2007 and 2009. In this sense, the objective of the research was delimited to understand what constitute the teaching quality from the perspective of the school. With the proposal to answer the following question: which indicators of quality of primary education emerge from the analysis of school actions and from the evaluation of scholar actors and parents of school students? For this purpose, we used a qualitative approach, performing a case study with triangulation resources. We started with the bibliographical study of Brazilian authors who bring the debate on quality education and documentary analysis. The field research was systematized on observation participant and semi-structured interviews, working on the data obtained through content analysis. The results, confirming findings from other studies, indicated that the school is benefited from positive extracurricular factors (socioeconomic levels, parents' education levels, expectations and family support, social prestige of the school) and the cultural proximity between teachers and students. The main indicators of quality of education at the school are the stability of teachers, school organization, teamwork, articulation with parents and students' motivation to study.
Palavras-chave: Educação básica
Elementary education
Educação - qualidade
Educational quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: KLAUCK, Giseli Aparecida Caparros. Indicadores de qualidade de ensino: estudo em escola destaque no IDEB. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/630
Data do documento: 13-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiseliAparecidaCaparrosKlauck.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.