Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/730
Tipo: Dissertação
Título: Produção e qualidade do leite de ovelhas e desempenho de cordeiros naturalizados no bioma do pantanal sul-mato-grossense
Autor(es): Longo, Maíza Leopoldina
Primeiro Orientador: Vargas Junior, Fernando Miranda de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Alexandre Rodrigo Mendes
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Osório, José Carlos da Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, José Alexandre Agiova da
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a curva de lactação e desempenho dos cordeiros nativos Sul-Mato-Grossenses “Pantaneiros”. Foram utilizadas 66 fêmeas e 4 reprodutores, sendo avaliadas 50 fêmeas que apresentaram parto simples. Para a coleta de leite, as fêmeas foram esgotadas utilizando 1UI de ocitocina intramuscular e os cordeiros foram separados de suas mães por 4 horas. Após esse período procedeu-se a coleta através de ordenha manual. A produção de leite foi corrigida para 24horas. Os cordeiros foram pesados semanalmente até os 90 dias de idade quando foram desmamadas. A produção média diária de leite foi de 1,028kg, a produção média de leite inicial foi de 1,306kg, e final de 0,653kg; o peso inicial das ovelhas foi de 42,40kg e o final de 39,58kg. Os cordeiros nasceram com peso médio de 3,76kg e foram desmamados com 20,29kg, apresentando ganho médio diário de 0,181kg. Conclui-se portanto que as ovelhas “Pantaneiras” apresentam curva de lactação linear decrescente a partir da segunda semana de lactação. Os cordeiros apresentam desenvolvimento uniforme e bom ganho de peso do nascimento ao desmame. A produção leiteira e o desempenho dos cordeiros apresentaram uma grande variação entre os indivíduos indicando um grande potencial para seleção destas características.
Palavras-chave: Leite
Milk
Cordeiro pantaneiro
Lamb
Animal recém-nascido
Newborn animals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Zootecnia
Citação: LONGO, Maíza Leopoldina. Produção e qualidade do leite de ovelhas e desempenho de cordeiros naturalizados no bioma do pantanal sul-mato-grossense. 2012. 45 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/730
Data do documento: 10-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MaizaLeopoldinaLongo.pdf998,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.